capitulo 2

427 2 2
                                    

Matthew Cuthbert e a égua sorrel correram confortavelmente pelos 13 quilômetros até o Rio Bright. Era uma estrada bonita, correndo entre fazendas aconchegantes, com de vez em quando um pouco de madeira de bálsamo de abeto para atravessar ou uma cavidade onde ameixas selvagens penduravam sua flor fofa. O ar era doce com o sopro de muitos pomares de macieira e os prados se afastavam à distância, até as névoas de horizonte de pérola e púrpura;
Matthew gostou da viagem à sua maneira, exceto durante os momentos em que conheceu mulheres e teve de acenar para elas - pois na ilha Prince Edward você deve concordar com todo mundo que conhece na estrada, quer você as conheça ou não.
Matthew temia todas as mulheres, exceto Marilla e Mrs. Rachel; Ele tinha uma sensação desconfortável de que as criaturas misteriosas estavam secretamente rindo dele. Ele pode ter acertado em pensar assim, pois ele era um personagem de aparência estranha, com uma figura desajeitada e longos cabelos grisalhos que tocavam seus ombros inclinados, e uma barba castanha cheia e macia que ele usava desde que ele tinha vinte. Na verdade, ele tinha olhado muito para os vinte quando olhou para os sessenta, faltando um pouco do cinza.
Quando chegou a Bright River não havia sinal de nenhum trem; ele achava que era cedo demais, então amarrou o cavalo no quintal do pequeno hotel de Bright River e foi até a delegacia. A longa plataforma estava quase deserta; a única criatura viva à vista era uma garota que estava sentada em uma pilha de telhas no extremo. Matthew, mal notando que era uma menina, passou por ela o mais rápido possível sem olhar para ela. Se tivesse olhado, dificilmente deixaria de notar a rigidez e a expectativa tensas de sua atitude e expressão. Ela estava sentada lá esperando por algo ou alguém e, como sentar e esperar era a única coisa a fazer naquele momento, ela se sentou e esperou com toda a força e energia.
Matthew encontrou o chefe da estação que trancava a bilheteria preparatória para ir para casa jantar e perguntou-lhe se o trem das cinco e meia logo chegaria.
- O trem das cinco e meia entrou e foi há meia hora atrás - respondeu aquele funcionário vigoroso. “Mas havia um passageiro deixado para você - uma garotinha. Ela está sentada lá nas telhas. Pedi-lhe que entrasse na sala de espera das damas, mas ela me informou gravemente que preferia ficar do lado de fora. "Havia mais espaço para a imaginação", disse ela. Ela é um caso, devo dizer.
"Eu não estou esperando uma menina", disse Matthew em branco. "É um menino que eu vim pegar. Ele deveria estar aqui. A Sra. Alexander Spencer iria trazê-lo da Nova Escócia para mim.
O chefe da estação assobiou.
"Acho que há algum engano", disse ele. "Sra. Spencer saiu do trem com aquela garota e deu-lhe minha responsabilidade. Disse que você e sua irmã estavam adotando ela de um asilo de órfão e que você estaria junto para ela agora. É tudo que sei sobre isso e não tenho mais órfãos ocultos por aí. ”
"Eu não entendo", disse Matthew impotente, desejando que Marilla estivesse à mão para lidar com a situação.
"Bem, é melhor você questionar a garota", disse o mestre da estação descuidadamente. “Eu ouso dizer que ela será capaz de explicar - ela tem uma língua própria, isso é certo. Talvez eles estivessem fora dos garotos da marca que você queria.
Ele se afastou alegremente, sentindo fome, e o desafortunado Matthew foi deixado para fazer o que era mais difícil para ele do que carregar um leão em seu covil - caminhar até uma garota - uma garota estranha - uma menina órfã - e exigir dela por que ela não era um menino. Matthew gemeu de espírito quando ele se virou e se arrastou suavemente pela plataforma em direção a ela.
Ela estava observando-o desde que ele passou por ela e ela tinha os olhos nele agora. Matthew não estava olhando para ela e não teria visto como ela realmente era se tivesse sido, mas um observador comum teria visto isso: uma criança de cerca de onze anos, vestida com um vestido muito curto, muito apertado, muito feio, amarelado. -gray wincey. Ela usava um chapéu de marinheiro marrom desbotado e sob o chapéu, estendendo-se pelas costas, havia duas tranças de cabelo muito grosso e decididamente vermelho. Seu rosto era pequeno, branco e magro, também muito sardento; sua boca era grande e seus olhos, que pareciam verdes em algumas luzes e humores e cinza em outros.
Até agora, o observador comum; um extraordinário observador poderia ter visto que o queixo era muito pontudo e pronunciado; que os grandes olhos estavam cheios de espírito e vivacidade; que a boca era de lábios doces e expressivos; que a testa era larga e cheia; Em suma, nosso observador extraordinário e perspicaz concluíra que nenhuma alma comum habitava o corpo dessa mulher-mulher perdida, de quem o tímido Matthew Cuthbert era tão ridiculamente amedrontado.
Matthew, no entanto, foi poupado da provação de falar primeiro, pois assim que concluiu que estava indo até ela, levantou-se, segurando com uma mão marrom e fina o cabo de uma sacola de carpete surrada e antiquada; o outro ela estendeu a mão para ele.
"Suponho que você é o Sr. Matthew Cuthbert de Green Gables", ela disse em uma voz doce e peculiarmente clara. "Estou muito feliz em ver você. Eu estava começando a ter medo de você não estar vindo atrás de mim e eu estava imaginando todas as coisas que poderiam ter acontecido para impedi-lo. Eu tinha decidido que se você não viesse para mim hoje à noite eu iria para a grande cerejeira selvagem na curva, e subiria para ficar a noite toda. Eu não ficaria com um pouco de medo, e seria lindo dormir em uma cerejeira selvagem toda branca com flores no luar, você não acha? Você poderia imaginar que você estava morando em salões de mármore, não é? E eu tinha certeza de que você viria comigo de manhã, se você não a noite.
Matthew havia pegado a magricela mão desajeitadamente na dele; então e lá ele decidiu o que fazer. Ele não podia dizer a essa criança com os olhos brilhantes que houve um erro; ele a levaria para casa e deixaria Marilla fazer isso. Ela não poderia ser deixada em Bright River de qualquer maneira, não importando qual erro tivesse sido cometido, então todas as perguntas e explicações poderiam também ser postergadas até que ele estivesse em segurança de volta a Green Gables.
"Me desculpe, eu estava atrasado", ele disse timidamente. "Venha comigo. O cavalo acabou no quintal. Me dê sua bolsa.
"Oh, eu posso carregá-lo", a criança respondeu alegremente. "Não é pesado. Eu tenho todos os meus bens do mundo, mas não é pesado. E se não for realizado de uma certa maneira, a alça sai, então é melhor eu guardar porque sei exatamente o jeito. É uma sacola de carpete extremamente velha. Oh, estou muito feliz por você ter vindo, mesmo que tenha sido bom dormir em uma cerejeira selvagem. Nós temos que dirigir um longo pedaço, não é? A sra. Spencer disse que eram oito milhas. Fico feliz porque adoro dirigir. Oh, parece tão maravilhoso que eu vou morar com você e pertencer a você. Eu nunca pertencia a ninguém - na verdade não. Mas o asilo foi o pior. Eu só estive lá por quatro meses, mas isso foi o suficiente. Eu não suponho que você tenha sido órfão em um asilo, então você não pode entender como é. É pior do que qualquer coisa que você possa imaginar. A Sra. Spencer disse que era perverso da minha parte falar assim, mas eu não queria ser malvado. É tão fácil ser perverso sem saber, não é? Eles eram bons, você sabe - as pessoas do asilo. Mas há tão pouco espaço para a imaginação em um asilo - apenas nos outros órfãos. Era bem interessante imaginar coisas sobre eles - imaginar que talvez a garota que se sentou ao seu lado fosse realmente filha de um conde, que havia sido roubada de seus pais em sua infância por uma enfermeira cruel que morreu antes que pudesse. confessar. Eu costumava ficar acordado à noite e imaginar coisas assim, porque eu não tinha tempo no dia. Eu acho que é por isso que eu sou tão magra - eu sou muito magra, não é? Não há uma escolha em meus ossos. Eu adoro imaginar que sou bonita e gorda, com covinhas nos cotovelos.
Com esse companheiro de Matthew parou de falar, em parte porque ela estava sem fôlego e em parte porque haviam chegado ao carrinho. Nenhuma outra palavra ela disse até que eles saíram da aldeia e estavam dirigindo por uma pequena colina íngreme, a parte da estrada tinha sido cortada tão profundamente no solo macio, que as margens, margeadas por cerejeiras silvestres desabrochando e brancas finas vidoeiros, estavam vários metros acima de suas cabeças.
A criança estendeu a mão e quebrou um ramo de ameixa silvestre que roçou a lateral do carrinho.
"Isso não é lindo? O que aquela árvore, inclinada para fora do banco, toda branca e rendada, faz você pensar? ”Ela perguntou.
"Bem, agora não sei", disse Matthew.
“Por que, uma noiva, é claro - uma noiva toda de branco com um adorável véu enevoado. Eu nunca vi um, mas posso imaginar como ela seria. Eu nunca espero ser uma noiva eu ​​mesmo. Sou tão caseira que ninguém nunca vai querer se casar comigo - a não ser que seja um missionário estrangeiro. Suponho que um missionário estrangeiro não seja muito particular. Mas espero que algum dia tenha um vestido branco. Esse é o meu maior ideal de felicidade terrena. Eu adoro lindas roupas. E eu nunca tive um vestido bonito em minha vida que eu possa lembrar, mas é claro que é ainda mais ansioso, não é? E então eu posso imaginar que estou vestida maravilhosamente. Esta manhã, quando saí do hospício, senti-me tão envergonhada porque tive de usar este vestido horrível e velho. Todos os órfãos tiveram que usá-los, você sabe. Um comerciante em Hopeton no último inverno doou trezentos metros de distância do asilo. Algumas pessoas disseram que era porque ele não podia vendê-lo, mas eu preferiria acreditar que estava fora da bondade de seu coração, não é? Quando chegamos no trem, senti como se todos estivessem olhando para mim e com pena de mim. Mas eu simplesmente fui trabalhar e imaginei que eu usava o mais belo vestido de seda azul pálido - porque quando você está imaginando, você pode imaginar algo que valha a pena - e um grande chapéu todas as flores e plumas, e um relógio de ouro, e luvas de pelica e botas. Eu me senti animada imediatamente e gostei da minha viagem para a ilha com todas as minhas forças. Eu não estava um pouco doente vindo no barco. Nem a Sra. Spencer, embora geralmente seja. Ela disse que não tinha tempo para ficar doente, observando para ver que eu não caí ao mar. Ela disse que nunca viu a minha batida por rondar. Mas se isso impediu que ela estivesse enjoada, é uma graça que eu espreitei, não é? E eu queria ver tudo o que era para ser visto naquele barco, porque eu não sabia se teria outra oportunidade. Oh, há muito mais cerejeiras em flor! Esta ilha é o lugar mais florido. Eu adoro isso e estou feliz por viver aqui. Eu sempre ouvi dizer que a Ilha do Príncipe Eduardo era o lugar mais bonito do mundo, e eu costumava imaginar que eu estava morando aqui, mas nunca esperei que fosse. É delicioso quando sua imaginação se torna realidade, não é? Mas essas estradas vermelhas são tão engraçadas. Quando entramos no trem em Charlottetown e as estradas vermelhas começaram a piscar, perguntei à sra. Spencer o que as deixava vermelhas e ela disse que não sabia e, por pena, não fazer mais perguntas a ela. Ela disse que eu já devia ter perguntado a ela mil. Eu suponho que eu também, mas como você vai descobrir coisas se você não fizer perguntas? E o que torna as estradas vermelhas?
Bem, agora não sei", disse Matthew.
“Bem, essa é uma das coisas para descobrir em algum momento. Não é esplêndido pensar em todas as coisas que existem para descobrir? Isso só me faz sentir feliz por estar vivo - é um mundo tão interessante. Não seria tão interessante se soubéssemos tudo sobre tudo, seria? Não haveria espaço para a imaginação, não é? Mas estou falando demais? As pessoas estão sempre me dizendo que eu faço. Você preferiria que eu não falasse? Se você disser, eu vou parar. Eu posso parar quando tomo a decisão, embora seja difícil.
Matthew, para sua própria surpresa, estava se divertindo. Como a maioria das pessoas quietas, ele gostava de pessoas falantes quando estavam dispostas a fazer as conversas sozinhas e não esperavam que ele mantivesse o seu limite. Mas ele nunca esperara desfrutar da sociedade de uma menininha. As mulheres já eram suficientemente más em consciência, mas as meninas eram piores. Ele detestava o jeito que eles tinham de passar por ele timidamente, com olhares de lado, como se esperassem que ele os engolisse com a boca cheia, se eles se atrevessem a dizer uma palavra. Esse era o tipo Avonlea de garotinha bem-educada. Mas essa bruxa sardenta era muito diferente e, embora achasse bastante difícil para sua inteligência mais lenta acompanhar seus processos mentais rápidos, ele achava que "gostava de sua tagarelice". Então, ele disse tão timidamente como de costume:Você pode falar o quanto quiser. Eu não me importo.
“Oh, estou tão feliz. Eu sei que você e eu vamos nos dar bem juntos. É um alívio falar quando alguém quer e não ser informado de que as crianças devem ser vistas e não ouvidas. Eu já disse isso um milhão de vezes se eu tiver uma vez. E as pessoas riem de mim porque eu uso palavras grandes. Mas se você tem grandes idéias, você tem que usar palavras grandes para expressá-las, não é?
"Bem, isso parece razoável", disse Matthew.
"Sra. Spencer disse que minha língua deve estar pendurada no meio. Mas não é - está firmemente preso em uma extremidade. A sra. Spencer disse que seu lugar se chamava Green Gables. Eu perguntei a ela tudo sobre isso. E ela disse que havia árvores ao redor dele. Eu estava mais feliz do que nunca. Eu apenas amo árvores. E não havia absolutamente nada sobre o asilo, apenas algumas coisinhas pobres na frente com pequenas coisas cautelosas e brancas sobre eles. Eles apenas pareciam órfãos, essas árvores faziam. Isso costumava me fazer querer chorar para olhar para eles. Eu costumava dizer para eles: "Oh, coisinhas pequenas! Se você estivesse em uma grande floresta com outras árvores ao seu redor e pequenos musgos e sinos de junho crescendo sobre suas raízes e um riacho não muito longe e pássaros cantando em seus ramos, você poderia crescer, não poderia? Mas você não pode onde você está. Eu sei exatamente como você se sente, pequenas árvores. ”Eu senti pena de deixá-las para trás esta manhã. Você se apega tanto a coisas assim, não é? Existe um riacho em qualquer lugar perto de Green Gables? Esqueci de perguntar à sra. Spencer isso.
"Bem, sim, há um logo abaixo da casa."
"Chique. Sempre foi um dos meus sonhos viver perto de um riacho. Eu nunca esperei que fosse, no entanto. Os sonhos nem sempre se realizam, não são? Não seria legal se eles fizessem? Mas agora me sinto quase perfeitamente feliz. Eu não posso me sentir exatamente perfeitamente feliz porque - bem, de que cor você chamaria isso?
Ela puxou uma de suas longas e brilhantes tranças sobre o ombro magro e segurou-a diante dos olhos de Matthew. Matthew não estava acostumado a decidir sobre os tons das tranças femininas, mas nesse caso não havia muita dúvida.
"É vermelho, não é?", Ele disse.
A menina deixou a trança cair para trás com um suspiro que parecia sair dos dedos dos pés e exalar todas as tristezas dos séculos
"Sim, é vermelho", disse ela resignada. "Agora você vê porque eu não posso ser perfeitamente feliz. Ninguém poderia quem tem cabelo ruivo. Eu não me importo tanto as outras coisas - as sardas, os olhos verdes e minha magreza. Eu posso imaginá-los longe. Eu posso imaginar que eu tenho uma bela aparência de folhas de rosas e lindos olhos violeta estrelados. Mas eu não posso imaginar esse cabelo vermelho de distância. Eu faço meu melhor. Eu penso comigo: "Agora meu cabelo é um preto glorioso, preto como a asa do corvo." Mas o tempo todo eu sei que é simplesmente vermelho e quebra meu coração. Será a minha tristeza ao longo da vida. Eu li de uma garota uma vez em um romance que tinha uma tristeza ao longo da vida, mas não era cabelo vermelho. Seu cabelo era ouro puro ondulando para trás de sua testa de alabastro. O que é uma sobrancelha de alabastro? Eu nunca consegui descobrir. Você pode me dizer?"
"Bem, agora, eu estou com medo de não conseguir", disse Matthew, que estava ficando um pouco tonto. Ele sentiu como ele uma vez se sentiu em sua juventude precipitada quando outro menino o atraiu no carrossel em um piquenique.
“Bem, o que quer que tenha sido deve ter sido algo legal porque ela era divinamente linda. Você já imaginou como deve ser a beleza divina? ”
"Bem, agora, não, eu não", confessou Matthew ingenuamente.
“Eu tenho, frequentemente. Qual você preferiria se tivesse a escolha - divinamente linda ou deslumbrantemente inteligente ou angelicamente boa?
"Bem, agora, eu não sei exatamente."
“Eu também não posso decidir. Mas isso não faz muita diferença porque não é provável que eu também seja. É certo que nunca serei angelicamente bom. A sra. Spencer diz - oh, senhor Cuthbert! Oh, Sr. Cuthbert !! Oh, Sr. Cuthbert !!!
Não foi o que a sra. Spencer dissera; nem a criança havia caído do buggy nem Matthew havia feito nada de surpreendente. Eles tinham simplesmente arredondado uma curva na estrada e se encontraram na "Avenida".
A "Avenida", assim chamada pelo povo de Newbridge, era um trecho de estrada de quatro ou quinhentos metros de comprimento, completamente arqueada com macieiras enormes e largamente espalhadas, plantadas anos atrás por um velho fazendeiro excêntrico. Acima havia um longo dossel de flores perfumadas de neve. Abaixo dos galhos, o ar estava cheio de um crepúsculo roxo e, bem à frente, um vislumbre do céu pintado do sol brilhava como uma grande janela rosa no final de um corredor da catedral.
Sua beleza pareceu impressionar a criança. Ela recostou-se no carrinho, as mãos finas apertadas à sua frente, o rosto erguido em êxtase para o esplendor branco acima. Mesmo quando desmaiaram e estavam descendo a longa encosta para Newbridge, ela nunca se movia ou falava. Ainda com o rosto extasiado, ela olhava ao longe para o oeste do pôr-do-sol, com olhos que viam visões esplendidamente montadas sobre aquele fundo brilhante. Através de Newbridge, uma pequena aldeia movimentada onde cachorros latiam para eles e meninos pequenos assobiavam e rostos curiosos espiavam pelas janelas, eles dirigiam, ainda em silêncio. Quando mais três milhas se afastaram, a criança não havia falado. Ela podia manter silêncio, era evidente, tão energicamente quanto ela podia falar.
"Eu acho que você está se sentindo muito cansada e com fome", se aventurou Matthew a dizer, finalmente, respondendo por sua longa visita de estupidez com a única razão que ele conseguia pensar. "Mas não estamos muito longe para ir agora - apenas mais uma milha."
Ela saiu de seu devaneio com um profundo suspiro e olhou para ele com o olhar sonhador de uma alma que estava se perguntando de longe, guiada por estrelas.
"Oh, Sr. Cuthbert", ela sussurrou, "aquele lugar pelo qual passamos - aquele lugar branco - o que foi?"
"Bem, agora você deve se referir à Avenida", disse Matthew depois de alguns momentos de profunda reflexão. "É uma espécie de lugar bonito."
"Bonita? Oh, bonito não parece a palavra certa para usar. Nem lindo também. Eles não vão longe o suficiente. Oh, foi maravilhoso - maravilhoso. É a primeira coisa que eu vi que não poderia ser melhorada pela imaginação. Isso só me satisfaz aqui - ela colocou uma das mãos no seio dela - provocou uma dor esquisita e engraçada, embora fosse uma dor agradável. Você já teve uma dor assim, Sr. Cuthbert?
"Bem, agora eu simplesmente não consigo me lembrar do que eu já tive."
“Eu tenho muito tempo - sempre que vejo algo ricamente bonito. Mas eles não deveriam chamar aquele lugar adorável a Avenida. Não há significado em um nome como esse. Eles deveriam chamá-lo, deixe-me ver, o Caminho Branco do Prazer. Não é um bom nome imaginativo? Quando não gosto do nome de um lugar ou de uma pessoa, imagino sempre um novo e penso sempre nele. Havia uma garota no hospício cujo nome era Hepzibah Jenkins, mas sempre a imaginei como Rosalia DeVere. Outras pessoas podem chamar isso de avenida, mas eu sempre chamarei de Caminho Branco do Prazer. Temos realmente apenas mais um quilômetro a percorrer antes de chegarmos em casa? Estou feliz e me desculpe. Sinto muito, porque esse passeio foi muito agradável e sempre sinto muito quando as coisas agradáveis ​​acabam. Algo ainda mais agradável pode vir depois, mas você nunca pode ter certeza. E muitas vezes é o caso que não é mais agradável. Essa tem sido a minha experiência de qualquer maneira. Mas fico feliz em pensar em chegar em casa. Você vê, eu nunca tive uma casa real desde que me lembro. Isso me dá aquela dor agradável novamente só de pensar em vir realmente a um verdadeiro lar. Oh, não é bonito!
Eles tinham dirigido sobre a crista de uma colina. Abaixo deles havia uma lagoa, parecendo quase como um rio tão comprido e sinuoso. Uma ponte se estendia a meio caminho e dali até a extremidade inferior, onde um cinturão de colinas de areia em tons de âmbar a fechava do golfo azul-marinho, a água era uma glória de muitas tonalidades cambiantes - os matizes mais espirituais do açafrão e rosa e verde etéreo, com outras tintas ilusórias para as quais nenhum nome jamais foi encontrado. Acima da ponte, a lagoa subia em bosques de abetos e de ácer e ficava toda escura e translúcida em suas sombras oscilantes. Aqui e ali, uma ameixa selvagem se inclinava para fora do banco como uma garota vestida de branco, de ponta a ponta, para seu próprio reflexo. Do pântano na cabeceira do lago veio o coro claro e melancólico dos sapos. Havia uma casinha cinzenta espreitando ao redor de um pomar de maçãs branco em uma encosta além e, embora ainda não estivesse muito escuro, uma luz brilhava de uma de suas janelas.
"Esse é o lago de Barry", disse Matthew.
"Oh, eu não gosto desse nome também. Vou chamá-lo, deixe-me ver, o Lago das Águas Brilhantes. Sim, esse é o nome certo para isso. Eu sei por causa da emoção. Quando eu bato em um nome que se adapte exatamente, isso me dá uma emoção. As coisas sempre te dão uma emoção?
Matthew ruminou.
“Bem, agora sim. É sempre meio que me dá uma emoção de vê-las feias brancas que aparecem nas camas de pepino. Eu odeio a aparência deles.
"Oh, eu não acho que pode ser exatamente o mesmo tipo de emoção. Você acha que pode? Não parece haver muita conexão entre larvas e lagos de águas brilhantes, não é? Mas por que outras pessoas chamam de lago Barry?
“Eu acho que porque o Sr. Barry mora lá naquela casa. Orchard Slope é o nome do seu lugar. Se não fosse por esse grande arbusto por trás, você poderia ver Green Gables a partir daqui. Mas temos que passar por cima da ponte e dar a volta pela estrada, então é quase meio quilômetro adiante ”.
“Barry tem alguma menininha? Bem, não muito pouco também - sobre o meu tamanho.
"Ele tem um sobre onze. O nome dela é Diana.
"Oh!" Com um longo ar de respiração. "Que nome perfeitamente adorável!"
“Bem, agora eu não sei. Há algo horrível sobre isso, parece-me. Eu procurava Jane ou Mary ou algum nome sensato como esse. Mas quando Diana nasceu, havia um diretor de escola lá e deram-lhe o nome dela e ele a chamou de Diana. ".
“Eu gostaria que houvesse um professor assim quando eu nasci, então. Aqui estamos na ponte. Vou fechar meus olhos com força. Estou sempre com medo de passar por cima de pontes. Eu não posso deixar de imaginar que, talvez, quando chegamos ao meio, eles vão se amassar como um canivete e nos beliscar. Então fechei meus olhos. Mas eu sempre tenho que abri-los para todos quando acho que estamos chegando perto do meio. Porque, veja você, se a ponte se amassasse, eu queria vê-la amassada. Que barulho alegre faz! Eu sempre gosto da parte do barulho disso. Não é esplêndido, há tantas coisas para gostar neste mundo? Lá estamos nós. Agora olharei para trás. Boa noite, querido Lago das Águas Brilhantes. Eu sempre digo boa noite às coisas que amo, assim como às pessoas. Eu acho que eles gostam disso. Aquela água parece estar sorrindo para mim.
Quando eles subiram mais a colina e ao redor de uma esquina, Matthew disse:
"Estamos muito perto de casa agora. Isso é Green Gables sobre—
"Oh, não me diga", ela interrompeu sem fôlego, pegando seu braço parcialmente levantado e fechando os olhos para que ela não pudesse ver o gesto dele. "Deixe-me adivinhar. Tenho certeza que vou adivinhar.
Ela abriu os olhos e olhou em volta. Eles estavam no topo de uma colina. O sol já havia passado algum tempo desde então, mas a paisagem ainda estava clara no afterlight maduro. A oeste, um pináculo escuro de igreja se erguia contra um céu de calêndula. Abaixo havia um pequeno vale e além de uma encosta longa e suave, com estufas aconchegantes espalhadas ao longo dele. De um para outro, os olhos da criança corriam, ansiosos e melancólicos. Por fim, demoraram-se um à esquerda, bem longe da estrada, vagamente branco, com árvores em flor no crepúsculo dos bosques circundantes. Sobre ele, no céu sudoeste de aço inoxidável, uma grande estrela branca como cristal brilhava como uma lâmpada de orientação e promessa.
“É isso, não é?” Ela disse, apontando.
Matthew bateu as rédeas nas costas da azeda com prazer.
"Bem, agora você adivinhou! Mas eu acho que a Sra. Spencer descreveu assim, você poderia dizer.
"Não, ela não - na verdade ela não fez. Tudo o que ela disse poderia muito bem ter sido sobre a maioria desses outros lugares. Eu não tinha idéia do que parecia. Mas assim que vi, senti que estava em casa. Oh, parece que devo estar em um sonho. Você sabe, meu braço deve estar preto e azul do cotovelo para cima, porque eu me belisquei tantas vezes hoje. De vez em quando, uma horrível sensação doentia me tomava e eu ficaria com medo de que tudo aquilo fosse um sonho. Então eu me beliscava para ver se era real - até que de repente me lembrei de que, mesmo supondo que fosse apenas um sonho, era melhor eu continuar sonhando o máximo que pudesse; então parei de beliscar. Mas é real e estamos quase em casa. ”
Com um suspiro de êxtase ela recaiu em silêncio. Matthew mexeu-se desconfortavelmente. Sentia-se feliz por ser Marilla e não ele que teria de dizer a essa mulher do mundo que a casa que ela ansiava não era para ela, afinal de contas. Eles passaram por Lynde’s Hollow, onde já estava bastante escuro, mas não tão escuro que a sra. Rachel não pudesse vê-los da janela, subindo a colina e entrando na longa faixa de Green Gables. Quando chegaram a casa, Matthew estava se encolhendo da revelação que se aproximava com uma energia que ele não entendia. Não era de Marilla nem de si mesmo que estava pensando no problema que esse erro provavelmente causaria, mas no desapontamento da criança. Quando ele pensou que aquela luz extasiada estava sendo extinguida em seus olhos, ele teve uma sensação desconfortável de que ele iria ajudar a matar algo - o mesmo sentimento que veio sobre ele quando ele teve que matar um cordeiro ou bezerro ou qualquer outra criaturinha inocente. .
O quintal estava bastante escuro quando eles se viraram e as folhas de álamo estavam farfalhando suavemente ao redor dele.
“Ouça as árvores conversando enquanto dormem,” ela sussurrou, enquanto ele a levantava no chão. "Que bons sonhos eles devem ter!"
Então, segurando firmemente o saco de carpete que continha “todos os seus bens materiais”, ela o seguiu para dentro da casa.

AAAA eu adoro essa série espero que estejam gostando também 😙😙😙

Anne of Green GablesOnde histórias criam vida. Descubra agora