Hoje vamos discutir algo que é de alta relevancia: Organização.
Afinal, um pouco fazer bagunça de organização preciso não é para compreensão.
Alguém entendeu?
Exato. O que eu quero chamar a atenção de vocês é para o fato de como a organização do MUNDO do livro de vocês e os meus é fator fundamental para poder começar a produzir algo de qualidade.
Sim, eu disse/escrevi começar, porque você vai ter que organizar tudo antes de escrever ou ao menos nos dez primeiros capítulos.Ok. Você teve a sua ideia linda e maravilhosa só que ela não passa de um emaranhado de pensamentos e imagens que só estão fazendo sentido na sua cabeça e você vai precisar trabalhar essa idéia a tornando algo em uma linha de raciocínio que seja possível ser escrita de forma compreensível para as outras pessoas.
Esse é o resumo do seu livro ou série.
Não uma sinopse, mas um resumo que vai lhe guiar por todo o caminho. Aos de memória ruim como eu, recomendo realmente escrever e colar em algum lugar.Esse ainda não é o plano de escrita, afinal nem todos tem ou seguem ou fazem um(eu), e esse é um assunto para o próximo capítulo. Esse resumo, frase, linha que você escreveu é a síntese, a alma e essência da sua história e é ela que você vai tentar deixar transparecer por todo o caminho entre as palavras, seja ele algo como: uma garota assombrada por espíritos acaba sendo protegida por um sábio que na verdade quer a devorar, mas os dois se apaixonam sendo que isso é algo proibido.
É isso que vai guiar todo o destino da história, mesmo que você incremente aqui ou ali, sendo que a garota acabou usando algum feitiço para impedir o sábio de a devorar e esse feitiço era justamente do amor e por isso mesmo quando ela se apaixona fica em dúvida se é real ou não e ela acaba tendo que se sacrificar para salvar o mundo.
Pronto. Você tem a síntese. Agora você vai organizar o mundo ao redor, ainda que você seja do tipo: tive uma ideia e vou deixar ela crescer sozinha, como eu também sou as vezes; pois com essa organização mesmo que simplória você não vai criar lacunas na própria história.
Para isso existem dois tipos de fichas que você vai ter que fazer:
1. Personagens.
Certo, não é sempre que já temos todos os personagens em mente antes de escrever, mas ao menos dos principais já temos uma ideia, para os demais, faça conforme eles forem aparecendo. Sua ficha deverá ter informações como: nome, altura, peso, idade, personalidade, hábitos, medos, passado, habilidades, aparência, gostos, disgostos, etc.2. Mundo
E não pense que só porque sua história se passa numa escola você vai escapar. Sim, normalmente quem faz esse tipo de ficha são os escritores de fantasia, mas aqui também vale: estrutura da casa, cenários frequentes e futuros, descrição das proximidades, quantos relógios tem na cidade, quem é o diretor da escola e toda a hierarquia. Já para os escritores de fantasia, aventura e ficção científica a coisa fica mais trabalhosa, pois tem que contar um resumo da história do mundo, as descrições ambientais, dos animais, religiões, povos nas redondezas e do local, tradições, tipo de governo, características genéticas e de preferência até um mapinha! Sim, anotem tudo isso na sua ficha de Mundo e se tiver mais coisas, coloque, quanto mais informações aqui, melhor fica para VOCÊ escrever.Certo, depois de tanta informação compactada vocês devem estar: Céus! Tenho que fazer tudo isso! Como? Onde? (Porque quando eu já disse.)
Aqui vai algumas das informações complementares: existem aplicativos para esse fim! Sim, o suporte para escritores está maravilhoso e se você não confia neles, use um caderninho, compre um para apenas para esse fim, o seu livro, você ainda vai rabiscar nele bastante, então pode ir sem pena.
Vou mandar aqui as imagens de alguns que conheço, já usei ou uso.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Guia para Escrever um Livro de Qualidade
RandomAqui você vai encontrar diversas dicas úteis para tornar o seu livro ainda melhor! Acomode-se, sirva-se de um pouco de utilidade e humor e vamos falar em algo sério, o seu livro, em um tom mais divertido. São dicas que servem para todos, mais alguma...