Mais mas não é mais

457 71 12
                                    

Hoje vamo fala dos erros gráficos mas comuns e porquê você tem que evitar eles.

Tudo bem, até agora você não publicou nada, por que?

Porque, como já conversamos, pode ser que sua história comece a mudar no décimo capítulo.
Então, continue na sua quietinho.

Muito bem, queridos protegidos. Hoje o tema é sobre ortografia.

Erros são comuns e podem acontecer, tudo bem você escrever errado uma vez ou outra, mas por favor, evite erros absurdos como trocar mais e mas, ou esquecer que você está narrando na terceira pessoa e começar a narrar na primeira, ou esquecer os infinitivos, sabe por quê? Porque nenhum leitor vai aguentar ler uma história com erros em cada período.

Se torna uma leitura cansativa e degradante não importando o quão incrível e apaixonante é a história. Eu mesma já deixei de ler um livro aqui que era super original e encantador só por conta dos erros ortográficos e gramaticais absurdos, hoje não leio mais uma história que comece com discordâncias temporais e gramaticais, pois isso diz muito sobre a importância e seriedade com que o escritor leva a história.

Claro, erros são normais, de digitação acontece muito, concordância, aqui e acolá, as vezes o corretor buga com você e por aí vai, mas isso não é algo que vai fadigar o seu leitor, não se você tomar cuidado e for alguém que revisa. (Agora mesmo o meu corretor insistiu em recusa no lugar de revisa).

Não estou dizendo para você ficar lendo e relendo dez vezes cada capítulo, mas uma revisão, ao menos simultânea à sua escrita. Isso é o que eu mesma faço. Não tenho muito tempo para revisar de verdade meus livros, então comecei a ler o que escrevo enquanto escrevo. Erros escapam e acabam ficando, mas são bem menos que antes.

O corretor automático é considerado por muitos um verdadeiro atentador contra a sua escrita, mas ele é um aliado poderoso, com ele você pode evitar perder tempo com correções de digitação que lhe fariam gastar o dobro do tempo de escrita, mas é preciso ficar de olho nele e em suas alterações.

Quanto a esses erros absurdos, eles advém, em geral, da falta de leitura. Como já lhes informei, não sou profissional nem letrada na academia de nível superior de português, contudo, leio muito, sempre e com isso adquiri o instinto para escrever mais adequadamente. Por isso, se você é dos que troca mais e mas recomendo ler mais. Se você pega ônibus, leia durante o trajeto, se você prefere séries, assista legendado. Quanto mais você lê, mais absorve ainda que subconscientemente.

Para os que escrevem no PC, recomendo que, além da leitura simultânea, façam uma leitura superficial após cada capítulo. É algo válido para todos, mas acredito que no PC seja mais importante.

Pois imagine, só, você um leitor que gosta de uma história vendo a todo momento discordâncias temporais, numéricas e de gênero. Confunde e deixa a leitura menos fluida, cansa e deixa você triste, pois imagina que o escritor não se importa tanto com o leitor. Assuma esse papel e veja com mais cuidado como escreve.

Se puder revisar, ótimo, o faça. Mas se for muito difícil (morro de preguiça) ao menos tenha mais cuidado durante a escrita.
Se for uma daquelas cenas tensas e super empolgantes, não precisa desacelerar, é só seguir e quando terminar, voltar e dar uma olhada, pode até perceber alguns pontos que poderia melhorar.

Outro ponto é a variação de palavras. Não podemos ficar sempre no mesmo advérbio todo o tempo, tanto mas ou tanto ainda acaba cansando. Portanto abranger o vocabulário é de suma importância, para isso a leitura continua sendo ponto principal. Também existem as ferramentas clássicas como dicionário de sinônimos e o próprio clássico. De qualquer forma a leitura está lá como solução magna.

Esse era um ponto que eu tinha muita vontade de tocar e acho, que por mais óbvio que pareça, muito importante é que poucos escritores levam em conta.
Se você observar bem, são pouquíssimos, se houver algum, livro que fica no topo estando atolado de erros. As chances são ainda menores de ele ir para as recomendações do wttpd.

Enfim, trabalhe isso e aumente a qualidade, pois é nesse ponto que estamos tocando aqui. 😘

Guia para Escrever um Livro de QualidadeOnde histórias criam vida. Descubra agora