Na parte alta da cidade ,no topo de uma certa colina, ficava a estátua do Príncipe Feliz. era toda dourada com finíssimas folhas de ouro refinado, seus olhos duas safiras brilhantes, e um grande rubi fulgurava no punho de sua espada.
O Príncipe era verdadeiramente admirado
-Ele é bonito como um cata-vento -comentou um dos Conselheiros da Cidade, que queria ficar famoso por gostar das artes.-Só que não é tão útil-acrescentou logo, com medo que o povo o julgasse pouco prático, o que não verdade, aliais.
-Por que você não pode ser igual ao Príncipe Feliz?-perguntou uma mãe sensata a seu filhinho que estava chorando porque queria a lua. O Príncipe Feliz jamais sonha em chorar pelo que quer que seja.
- Alegro-me que haja alguém no mundo que seja inteiramente feliz- resmungou um homem desencantado ao olhar para a maravilhosa estátua.
- Ele é igualzinho a um anjo- Disseram os meninos do Orfanato ao sair da catedral vistindo suas capas vermelho vinho e seus aventais brancos.
- Como é que você sabe? - disse o professor de Matemática.- Você nunca viu um deles.
Ah, vimos, sim, em nossos sonhos - responderam as crianças.
Então o professor dr matemática franziu o cenho e ficou muito severo, pois não aprovava essa história de criança sonhar.