8 de agosto de 1998
Guarujá, SP
O que é a vida?
A vida é complicada de entender. Ainda mais para um garoto de apenas 8 anos.
Em relação a essa pergunta, aprendi que há uma variação de respostas. Há respostas vindas de pessoas com percepções ruins devido aos acontecimentos insatisfatórios, causados por suas próprias decisões errôneas e impulsivas. Suas falhas, seus medos, seus defeitos e sua incapacidade de retirar a venda dos olhos para enxergar a realidade, acabam alimentando uma visão tão limitada sobre a mais linda dádiva, chamada Vida.
Há vida em todos os lugares, basta olhar ao redor. Mas não é suficiente que olhemos apenas o que nos rodeia, exteriormente falando. Precisamos observar também o nosso interior. Precisamos deixar de acreditar nas coisas que estão apenas embaixo dos nossos narizes e passar a crer a todo momento em uma vida melhor, mesmo que o mundo insista em nos mostrar o contrário. A vida é a fé. A vida é levantar todos os dias com o pensamento entusiasmado de que o hoje será melhor que ontem. Isso é viver!
Em contrapartida, existe um grande número de pessoas satisfeitas com a vida que levam, mesmo que suas condições não sejam tão prazerosas. Entretanto, vivem bem e felizes, pelo simples fato de serem gratos ao pouco que possuem.
Há quem acredite que para ser feliz é preciso usufruir de muito dinheiro, possuir carros, casas e tudo aquilo que seja bem visto e desejado pelas massas.
Inclusive, é isso o que os meus colegas de classe costumam dizer, mas eu sempre acabo fugindo do assunto por não concordar com nada do que dizem. Na minha classe, a maioria dos alunos têm 8 ou 9 anos, porém, os professores costumam dizer que sou o mais evoluído intelectualmente. Talvez seja porque ao invés de eu entrar em um amontoado de alunos mauricinhos para conversar sobre quanto ganho de mesada ou até quantas empregadas tenho em casa, prefiro permanecer sozinho. Refletindo sobre um bom livro que li há dois dias ou sobre aquela matéria de história que ninguém suporta, mas que eu acho fascinante. Buscar o conhecimento é saber buscar a vida.
Agora, digo a você: Carros, casas, dinheiro? Eu tenho tudo isso, sim. Possuo heranças de valores inimagináveis, com mais de cinco números. Estou destinado a liderar a maior empresa de arquitetura do país. Um império construído pelo respeitado casal Monteiro e que um dia, pertencerá ao primeiro Monteirinho saído das entranhas de Dona Lívia De Sá. Mas, diferente de muitos outros por aí, não estou nem um pouco ansioso para assumir essa responsabilidade.
Por outro lado, eu estaria mentindo se dissesse que o dinheiro é a causa da infelicidade. O dinheiro é, sim, algo bom. Podemos comprar aquela camisa que gostamos, aquele sapato que nos chamou atenção na hora em que quisermos e onde quisermos. Você pode ter o que quiser, o segredo é não deixar que o dinheiro suba à cabeça, pois da mesma forma que ele pode ser benéfico, ele pode ser traiçoeiro. Mamãe e papai vivem me dizendo isso.
Experimente um dia, usar o seu dinheiro para ajudar alguém. Ah, a sensação é maravilhosa!
Mamãe me levou para fazer trabalho voluntário em uma comunidade carente aqui na cidade e acabou sendo a experiência mais incrível que já tive. Ver o sorriso daquelas pessoas, acendeu uma chama em mim e, por fim, essa mesma chama se transformou em uma gota salgada, que escorreu de meu olho direito com tamanha emoção que senti. E a partir daquele dia, aquela chama passou a habitar em meu interior, e papai disse que isso se chama Amor, e o amor anda de mãos dadas com a vida.
A vida é a família e o sentimento de união. A vida é o verde das árvores, o azul do céu e o aroma das flores. A vida é o riso sincero, o abraço apertado e os mais doces sabores. Sim, eu rimei. Rimei porque a vida é isso. A vida é a arte em suas mais belas formas. A vida é o amor mais profundo no fundo do peito. A vida está, neste momento, no útero de minha mãe, se preparando para vir ao mundo. Me pergunto se ele está tão ansioso quanto nós estamos.
A vida é o choro de emoção e gratidão, após receber a notícia de que um irmão está chegando.
Meu irmão, você não sabe o quanto estou feliz. Mamãe não tinha planos de ter outro filho, mas insisti tanto, que ela acabou cedendo. Agora, você está a caminho, e estou tomado por uma felicidade que não cabe em mim.
É tão inacreditável o amor que sinto por uma pessoa que nem mesmo conheço. Mas esse mesmo amor, beijou meu rosto delicadamente como o vento. Trazendo a mais pura inspiração para escrever sobre a vida. Para escrever sobre você.
Você me trouxe inspiração.
Como eu disse, a vida e o amor andam de mãos dadas. Agora, meu irmão, você será a minha vida, e eu serei o seu amor. Te conduzirei pela mão, e prometo que nunca irei soltá-la.
Seja bem-vinda, pequena vida.
Seja bem-vindo, pequeno Levi.
Lucas Monteiro de Sá
VOCÊ ESTÁ LENDO
Águas Solitárias
RomanceO amor verdadeiro é capaz de mudar pessoas. Quebra barreiras e torna-nos firmes para enfrentar as dificuldades. O amor é puro e se faz presente no centro de todas as coisas, especialmente no coração de dois irmãos tão iguais e tão diferentes ao mesm...