Antes de mais nada, e antes da leitura vão alguns recados:
*Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência ;)
*Como autora tentei ser o mais imparcial possível ao escrever essa sátira, inspirada em A Revolução dos Bichos. Porém, como pessoa e ser política que sou, é quase impossível não deixar minha posição política transparecer, mas fiz o possível para que isso não acontecesse.
*Não levem nada tão a sério. É apenas uma sátira.
*E dedico o capítulo desse conto ao primeiro que comentar e acertar que político é cada bicho na eleição brasileira.
Boa leitura!
=============
De tempos em tempos era a época do reino animal escolher seus representantes. Durante essas semanas, o assunto principal de boa parte das conversas era a eleição. Até mesmo nas cidades se falava do que ocorria na Floresta. Os animais — domésticos ou não — se uniam para discordar e confabular sobre os candidatos. Na residência dos Silva não era diferente. As mascotes da família ainda não haviam decidido seus votos e juntos tentavam entrar em um consenso:
— Vi esses dias numa mensagem que recebi das pombas que se convencermos metade mais um dos bichos a votar em branco a eleição é cancelada e uma nova acontece, com outros candidatos — disse o Cachorro.
— É mentira! Tudo que as pombas mandam é mentira — o Gato logo fez questão de esnobar, com seu ar de superioridade. — Se fizer isso só vai perder seu voto. O presidente é escolhido entre os votos válidos, descartando os brancos e nulos.
—Ah! Não faz diferença. Não quero votar nessa corja de ladrões mesmo. São todos aliados dos humanos. Nasceram na Floresta, na vida boa, nem sabem o que passamos aqui na periferia tendo que todo dia ficar presos nesse pátio fechado e com comida limitada.
— Isso não é bem verdade — o Peixe decidiu se meter. — A maioria é aliado dos humanos mesmo, mas não podemos generalizar. Temos que escolher os menos piores pra renovar a Floresta.
— Renovar? Com quem? Com o Leão? Ele tá preso. Esses Felinos meteram a Floresta na situação que tá hoje. Usaram todos os nossos recursos.
— Não é bem assim — o Gato se ofendeu, afinal se considerava um felino também. — A situação só piorou quando as Aves assumiram o governo depois daquele golpe contra o Guepardo. O Urubu que causou tudo isso. Não é a toa que a aprovação dele é de 3%.
— E o Urubu era vice de quem? Do Guepardo. Você votou nele.
O clima começou a esquentar e antes que Cachorro e Gato brigassem, o Peixe decidiu intervir mais uma vez:
— Os dois lados têm culpa. O Guepardo não teve pulso firme para conter a situação e teve alguns erros também. As Aves só se aproveitaram disso, como sempre fizeram. Foi uma situação que começou há um tempo e só piorou. Principalmente depois das denúncias contra os Felinos.
— Ah, mas os Répteis e as Aves também foram denunciados e condenados.
— Sim, eu não disse que não. Todos eles têm o rabo preso, até os que não têm rabo — o peixe riu, mas os outros dois não pareceram ver graça.
— São todos uns bandidos! Deveriam ser todos presos!
— É, Cachorro, nessa eu concordo com você. Todos deveriam estar presos. Mas quem tá atrás das grades? O nosso presidente Leão, mesmo depois de tudo que fez pelo nosso Reino Animal. Você lembra como era a Floresta antes? As secas e a poluição diminuíram por causa dele. Ninguém nunca antes tinha ajudado a classe herbívora como ele, e, agora o Guepardo ajudaram.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Eleição dos Bichos
Short StoryUma sátira inspirada em A Revolução dos Bichos de George Orwell sobre o momento atual que o Brasil vive, o período eleitoral e as grandes confusões e reviravoltas que marcaram as eleições brasileiras.