Década de 50
- Vamos Tereza, entre nesse vestido - Minha mãe Rita me dizia.
- Mãe eu engordei uns quilinhos depois da última vez que eu experimentei este vestido - Digo entrando no pequeno vestido branco de renda que cobria meus braços e minhas pernas deixando apenas meu branco pescoço para fora.
- Vamos tirar os Bob's e passar um pouco de pó de arroz - Minha mãe estava mais animada do que eu - Você está mais morena, andou se bronzeando?
- Passei uns dias na praia - Digo com receio, pois já sabia que minha mãe iria surtar.
- Praia Tereza? Na semana antes do seu casamento? - Ela estava nítidamente irritada. - Quer ficar preta e gorda logo antes do seu casamento? Quer que João te deixe no altar? - Ela se senta ao meu lado - João é o cara mais rico da nossa cidade Tereza. - Agora ela está falando com doçura, ela mudava de humor rapidamente. - O que vão achar se verem ele se casando com uma quase negra? E gorda? Você sabe como foi difícil te arranjar ele... Várias dariam tudo para estar no teu lugar.
Minha mãe tinha razão. Ele era importante demais para se casar com uma porca. A partir de hoje eu vou estar mudada
Toc, toc e toc. Ouço um brarulho na porta.
- Quem está aí? - Pergunto em voz alta - Se for meu noivo diga que já estou indo.
- Venho logo querida, quer te ver de noiva logo. - Eu sei que estava sorrindo mesmo não podendo vê-lo.
- Já estou indo amor! - Digo me apressando para passar o batom nude.
- Minha filha espere - Minha mãe me segura pelo braço - Quero lhe dar isso, me ajudou com teu pai, agora vai te ajudar também.
Ela me entregou uma folha de uma revista, "O guia da boa esposa" tinha 18 " Dicas" que falava tudo que você deveria fazer para seu casamento desse certo. Ok, isso me ajudaria muito.
Lá estava eu, entrando na igreja enquanto ouvia murmuros do tipo " Nossa ela está entrando com a mãe", " Cadê o pai dela?" , " Mulher que não sabe cuidar de marido da nisso" , "aposto que é drogado" e " como o gato do João vai se casar com isso".
Mal sabiam elas que meu papai, tinha morrido na guerra, protegendo nosso país. O mais triste é que eu não pude nem conhecê-lo, eu nasci bem no ano da guerra, infelizmente.
João me aguardava com um sorriso no rosto, tão lindo. Minha mãe deu minha mão para ele e assim começamos a nossa união.
- Noivos caríssimos. - O padre começou. -viestes à casa da Igreja
para que o vosso propósito de contrair Matrimónio
seja firmado com o sagrado selo de Deus,
perante o ministro da Igreja e na presença da comunidade cristã.
Cristo vai abençoar o vosso amor conjugal.
Ele, que já vos consagrou pelo santo Baptismo,
vai agora dotar-vos e fortalecer-vos
com a graça especial de um novo Sacramento
para poderdes assumir o dever de mútua e perpétua fidelidade
e as demais obrigações do Matrimónio.
Diante da Igreja, vou, pois, interrogar-vos
sobre as vossas disposições.- joao Cavalcanti e Tereza Dias, viestes aqui para celebrar o vosso Matrimónio. É de vossa livre vontade e de todo o coração que pretendeis fazê-lo? - O padre continua
- Sim - eu e meu noivo dissemos juntos.
- Vós que seguis o caminho do Matrimónio, estais decididos a amar-vos e a respeitar-vos, ao longo de toda a vossa vida?
- Sim - Nos respondemos de novo
- Uma vez que é vosso propósito contrair o santo Matrimónio, uni as mãos direitas e manifestai o vosso consentimento na presença de Deus e da sua Igreja. - Nos nos damos a mão- Eu Joao, recebo-te por minha esposa
a ti Tereza, e prometo ser-te fiel,
amar-te e respeitar-te,
na alegria e na tristeza,
na saúde e na doença,
todos os dias da nossa vida. - Ele diz colocando a aliança dourada em meu dedo.-Eu Tereza, recebo-te por meu esposo
a ti Joao, e prometo ser-te fiel,
amar-te e respeitar-te,
na alegria e na tristeza,
na saúde e na doença,
todos os dias da nossa vida. - Digo colocando a aliança em teu dedo.- Confirme o Senhor, benignamente,
o consentimento que manifestastes perante a sua Igreja,
e Se digne enriquecer-vos com a sua bênção.
Não separe o homem o que Deus uniu. - Marcelo, nosso padre convida todos os presentes a louvar a Deus. - Bendigamos ao Senhor!- Graças a Deus - Todos respondem.
E assim, eu e João nos damos o braço caminhando rumo ao carro que nos esperava, no tapete vermelho várias rosas que foram jogadas em nós junto com arroz.
Uma Chrysler nos esperava na frente da igreja com uma plaquinha " recém casados" e várias latinhas amarradas.
•••
Horas Depois chegamos aonde definitivamente era a nossa lua de mel e onde selariamos a nossa fieldade, tudo estava perfeito. A entrada da casa era tao linda, pensar que eu ia morar ali para sempre me deixava feliz.
João me pega no colo para poder entrar na casa ele era tão conversador, e não queria que nosso casamento fosse infeliz.Enfim eu estava casada.
~•~•~•~•~•~•~•~•~•~•~•~•~•~•~•~•~
Em primeira visão a mãe da Tereza, Rita, parece ser machista, racista e gordofobica, é porque ela realmente era tudo isso, antes de julgar a personagem lembrem-se do tempo que ela vive na década de 50, era tudo diferente lá.
E neste livro tudo realmente vai ser assim - infelizmente ou felizmente hahaha - mas peço que não desistam dele, pois a continuação " O guia da boa esposa seculo XXI" vai ser bem empoderadora e nada conservadora.
Boa leitura. ♡-
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Guia Da Boa Esposa - 1955
De TodoTereza irá se casar! No dia de seu casamento com o riquinho João. sua mãe lhe entrega uma lista, O Guia Da Boa Esposa com 18 itens que devem ser seguidos para ter um casameto perfeito. Essa tarefa está sendo cada vez mais difícil á Tereza, mas...