A chegada de Ana Lira no Pitágoras foi calorosa e muito bem acolhida . Seus futuros alunos ficaram felizes em ter uma professora tão bonita e tão jovem, diferentemente das velhas rabugentas que só lhes chamavam a atenção na base do grito.
De fato, a beleza de Ana Lira era de família. Cecília Meireles, a matriarca da família Lira, encantava a todos com seus versos, mas era na graça de seus traços faciais bem delimitados - afora as madeixas negras e encaracoladas em contraste com seus olhos esmeralda- que ela despertava todos os dias a paixão no coração de Antonio Carlos Lira.
O pai, carinhosamente apelidado de Carlinhos Lira, fora agraciado com três jóias de beleza única: Amarílis, Maísa e Ana Lira. A primogênita Amarílis desde pequena mostrara talento e afinidade para com a música, e incentivada pela carreira musical de Carlinhos, ao 5 anos já tocava piano. Maísa veio no meio de uma crise no casamento deles e encheu a casa de alegria contando histórias mirabolantes com direito a caras e bocas. Ana Lira veio para reforçar os laços de amor entre todos.
Uma criança bondosa, recheada com meiguice e ternura infinitas. Ajudava Amarílis a criar lirinhas no piano para mimarem o pai, fazia-se de platéia para os espetáculos de Maísa. O maior talento de Ana Lira era pensar com carinho nos outros. Cecília a tinha como a menina dos seus olhos, Carlinhos lhe fazia todas as vontades.
Era hora do almoço quando Ana Lira tornou para casa. A emoção de conseguir o primeiro emprego era tão grande que ela esqueceu-se de seus vinte e três anos, tirou os sapatos, chegou correndo e entrou casa adentro gritando:
- Mamãe, papai, mamá e ísa! eles me aceitaram! sou professora de literatura!!!
Cecília levantou-se da mesa algo que emocionada, braços abertos para encontrar os da filha.
- Ah quanto orgulho você me dá querida! - disse Cecília já deixando cair as lágrimas ao abraçá-la - eu sabia que minha menina iria conseguir. Venha, o almoço já está sendo servido.
A comoção da conquista de Ana Lira fez daquele almoço um dos melhores da família. Amarílis e Maísa cantaram até parabéns pra você, mesmo que fora do contexto. Carlinhos não poderia se sentir menos orgulhoso, pois que Ana Lira decidira trabalhar mesmo sem necessidade, afinal tinha tudo o que queria, como manda o figurino das famílias abastadas.