Como sempre, desde que pisei na Romênia, peço muita comida. Eu experimento uma sopa de beterraba, um goulash transilvaniano que quase me faz perder meus sentidos (foto), sobremesa, vinho e café.
Você deve estar se perguntando por que estou contando tudo isso e o que diabos isso tem a ver com Emil e Xaver. Agora você vai entender.
Depois de pedir a conta (tudo por 6 euros), falo com o garçom sobre o motivo que me levou ao restaurante. Ele me diz que costumava viver uma família ali que, aparentemente, tinha uma origem catalã.
Ele não sabe me dizer mais nada. Quando seus pais compraram a casa, já nos anos 90, o prédio estava quase em ruínas, embora mantivesse alguns objetos dos antigos proprietários.
Entre eles, alguns móveis, utensílios de cozinha, pinturas e tapeçarias que estão espalhados pelos dois andares do edifício. Ele pergunta se eu quero vê-los e me leva para o andar de cima.
Na escada e no cenáculo há algumas pinturas. A maioria são pinturas a óleo sem assinatura. Telas amadoras de Sighisoara pintadas por autores anônimos.
Uma delas chama minha atenção.
No canto inferior esquerdo, o pintor assinou seu nome. Primeiro, acho que meus olhos estão me enganando, mas claramente diz "X. Sunyer. "
E de repente o túmulo de Emil e Xaver volta à minha mente. E eu visualizo o nome de Xaver. Sumer. Sumer com um traço no topo, algo que já parecia estranho para mim na primeira vez que o vi.
E eu me pergunto se esse M era originalmente um N. E se Sumer fosse realmente Suñer? E se Xaver Sumer fosse uma germanização de um nome catalão como Xavier Sunyer? Era possível ou eu estava alucinando?
Não demoro para esclarecer minhas dúvidas. Sob a tela tenho toda a informação que eu preciso. O nome do autor... e o título do trabalho dele.
"Emil's room". O quarto de Emil. A casa que Xaver Sumer pintou foi a casa de Emil Muler. E no centro da tela, sua janela. Uma janela que significava tantas coisas, que ele teve que imortalizá-lo em uma tela.
YOU ARE READING
Emil & Xaver
RomanceA história a seguir é sobre o mistério que está por trás de uma lápide onde jazem dois soldados do Império Austro-Húngaro que lutaram e morreram na Primeira Guerra Mundial... e foram enterrados... juntos. PS: Essa história foi publicada originalment...