Capítulo 7

209 25 2
                                    

O quarto não está ocupado, então eu posso visitá-lo sem problema. Dorothea abre a porta para mim e minha respiração falha. Na minha frente está o quarto de Emil.

Vou para a janela que dá para onde eu acho que Xaver pintou a tela. Levanto a mão, como se eu fosse Emil, dizendo adeus a Xaver, que acabou de sair da minha casa com um sorriso nos lábios e se vira para me cumprimentar com um sorriso.

Naquele momento sinto que não posso ir embora. Foda-se o ônibus para Târgu Mures que sai daqui a pouco. Foda-se tudo. Eu viro e falo a Dorothea: eu vou ficar aqui hoje à noite.

A mulher sorri, como se já suspeitasse que diria aquilo e responde: "Fico feliz, porque tenho algo para lhe mostrar. E você vai precisar de tempo para examinar tudo."

Sigo Dorothea para uma porta trancada. Atrás dela há um quarto mais austero que os outros. Eu entendo que não é destinado a hóspedes do hotel. Existem vários gabinetes, baús e móveis de diferentes estilos.

Dorothea abre um dos armários e pega uma mala, que coloca em cima de um baú. "Se você quiser, pode examinar o seu conteúdo", diz ela. Eu entendo imediatamente o motivo. A mala está em muito mau estado, mas ao lado do punho duas iniciais chamam a atenção.

 A mala está em muito mau estado, mas ao lado do punho duas iniciais chamam a atenção

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

EM. Emil Muler.

Dorothea me observa de perto

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

Dorothea me observa de perto. Eu não sei se o jeito que me aprofundo no passado de sua família a diverte ou a incomoda. Mas pergunto se posso tirar uma foto dela também e ela recusa categoricamente.

Eu viro e olho para a mala como se fosse um tesouro, o resto de um naufrágio que as ondas fizeram chegar a meus pés em uma praia remota. O que eu encontraria dentro? As respostas que eu estava procurando estavam lá ou haveria ainda mais perguntas?

Eu finalmente abro e é isso que eu encontro. Pastas, papéis e uma pequena maletinha.

Dorothea me diz para não prestar atenção nas pastas, já que elas não têm interesse para mim

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

Dorothea me diz para não prestar atenção nas pastas, já que elas não têm interesse para mim. Tudo o que preciso está na bolsa. E quando eu abri...

FOTOS! Dezenas de fotos de todos os tamanhos, temas e datas. Muitos instantes imortalizados em celulóide, rostos anônimos, paisagens exóticas, fotos de família... Tem de tudo!

Aparentemente aquilo está guardado há anos. A maioria foi encontrada durante a reforma do hotel. Colocaram as fotos na maleta para organizá-las um dia - mas esse dia nunca chegou.

Dorothea tem certeza de que alguma foto do começo do século que pode me interessar está lá e me convida a procurá-la. Eu olho para dentro da pasta sobrecarregada. Pode haver calmamente 200 ou 300 fotos ali! Eu posso passar horas olhando...

Dorothea sorri: "Quando você se cansar, pode descer para jantar no restaurante." E com isso, ela sai. Uma vez sozinho, tiro todas as fotos da pasta e começo a classificá-las como posso.

Naquela noite é difícil adormecer. Eu fico muito tempo olhando a janela da cama e imaginando quantas vezes Emil Muler teria feito o mesmo, mais de cem anos atrás naquele mesmo quarto.

E eu não posso deixar de me perguntar o que diabos eu estou fazendo aqui. Eu deixei a situação sair do controle? Eu negligenciei meu trabalho em Târgu Mures perseguindo uma miragem? Por que preciso saber a verdade dessa história?

Por que eu preciso tanto acreditar no amor?

Emil & XaverWhere stories live. Discover now