*12 anos*
_Historia baseada em o evangelho de Marcos 5:21-43_
Era madrugada, uma brisa gelada batia nas janelas de uma casa velha e conhecida por todos no condado; dentro do quarto as luzes das lamparinas tremulavam, criando varias formas na parede ao refletir nelas as sombras.
Gemidos e gritos cortavam o silêncio daquela vila. Fora do quarto Jairo estava angustiado com tamanha demora, seu coração preocupado não para de clamar a Deus pelo bem estar de sua esposa e filho. Os gritos da mãe são abafados pelo choro do bebê. A porta se abre e ouve se a voz da parteira,
- Sr Jairo venha ver sua filha, Ela tem seus olhos e em tudo mais és como a mãe.
Jairo não ouviu bem mas apresadamente entrou no quarto onde agora em silêncio repousava sua amada e mamava calmamente sua filha.-Olha meu amor, esse é o papai, disse a esposa. E continuou, - meu marido, Jeova não lhe ouviu as preces quanto a ser nosso bebe menino e nos deu uma linda mocinha; como irás chamá-la? - Não sei, foi a resposta de Jairo agora mais tranquilo e com um sorriso amarelo no rosto. Só pensei em nomes masculinos exclamou ele.
- Pois pense num nome meu senhor, o mais breve possivel. E agora se me dao licença levarei para fora esses lençois sujos de sangue e irei descansar. Disse a parteira atenciosa.- Obrigado Elana, que Jeova lhe retribua ricamente seus serviços como no Egito abençoou as parteiras que não cometeram crimes contra os bebês de nossas mães no passado.
- Obrigado minha senhora, com licença meu senhor, e assim deixou Jairo e sua Esposa e filha a sós.Noutra parte da cidade a manhã raiou linda, mas aquele seria um dia ruim na vida de Sarah, Ela foi surpreendida por uma emoragia, a princípio achou que se tratava do mensal fluxo de sangue, mas desta vez as dores foram maiores e mais intensas, passaram se semanas e nada do fluxo a deixar. Toda a familia sofreu com ela, proibida de ir ao templo, foi tida por imunda e maior foi seu sofrimento pelo mau trato da sociedade. Os pais não entendiam porque Deus a castigava assim, muitas foram as oracões por ela e a fé foi acabando junto com todo o recurso financeiro da familia em tratamentos medicos que só lhe causaram mais dor.
Seu prometido marido a deixou e Sarah sofreu mais ainda.
Estaria ela destinada a solidão e a dor todos os dias da agora, sua miseravel vida? As semanas viraram meses, os meses anos! E Sarah não tinha mais esperanças e do seu quarto não saia pra nada.No escuro de seu quarto, certa manhã ouviu Sarah a respeito de um homem que fazia grandes sinais e prodígios. De subito voltou-lhe a esperança a 12 anos sufocada pelas lagrimas. Saiu do quarto, palida e fraca. Seus pais se assustaram, a muito não a viam fora do quarto. - Está tudo bem minha filha? Perguntou a mãe. - precisa de alguma coisa? Imendou o pai.
- Sim papai, me digam o que sabem sobre o galileu que cura todos que vão a Ele. Perguntou Sarah com um fio de esperança no olhar. - Bem, filha, dizem que Ele é profeta, outros ousam dizer que és o messias prometido ao longo das gerações a nossos antepassados. Respondeu o pai.
- irei ver esse homem meu pai. O velho casal sentiu a firmeza na voz da tremula filha e lha permitiram com muitos desejos de boa sorte.- Senhor Jairo, venha depresa! exclamou um de seus servos.
- O que foi que aconteceu, que precisa de tanta urgência? Perguntou o agora chefe honrado da sinagoga local.
- sua filha senhor, ela sofreu grave acidente e corre perigo. Jairo correu com todas as suas forças, clamando a Deus por uma melhor sorte a sua adorável filha. Entrando no quarto onde ela estava, a viu desacordada e respirando com dificuldades. Lagrimas rolaram de seus olhos! Sua esposa lançou-se aos seus ombros e em prantos lhe pediu:
- Jairo, salve a nossa filha!
Creio que já não há nada a se fazer, disse um criado fora do quarto. É uma pena mesmo, retrucou outro. Era uma menina tão alegre, concordaram eles. E que tragico morrer aos 12 anos, lamentaram mais uma vez. Neste momento saia Jairo pela porta.
- Senhor podemos ajudar em algo, perguntaram os criados assustados, receosos dele os ter ouvido sua conversa.
- fiquem aqui e cuidem da mãe e orem pela melhora da criança. Eu irei a procura de Jesus e pedirei Ele que venha aqui.
Ir a Jesus era abrir mão do prestigio do sinedrio, e do respeito dos maiorais da sinagoga que viam em Jesus um farsante que não honrava as tradicões e costumes judaicos. Nada mais importava para Jairo ante a possibilidade de ver o sorriso da filha novamente. Ouviu que Jesus foi visto na terra dos gerasenos. Se apressou em ir para as margens do mar onde poderia esperar seu regresso. De longe viu Jesus, já ouvira pregar na sinagoga. No fundo sentia ser ele verdairo no que pregava e seus milagres eram incontestáveis. Jogando-se aos pés de Jesus suplicou: Minha filhinha está a morte; vem, impõe as mãos sobre ela, para que viva, e viverá. Jairo não deu margem a duvida, suas palavras demonstraram fé inabalável em Jesus. Jesus que não rejeitou, jamais, um pedido de ajuda foi com o aflito pai. Entretanto, parece que Jesus propositalmente, andava devagar.
- está Ele me testando a fé, pensou Jairo. Derepente um alvoroço, Jesus se vira bruscamente perguntando quem lhe tocou. Havia muita gente ali, poderia ser qualquer um. Os discipulos dEle disseram-lhe: Mestre a tantos aqui que não da pra sabermos que O tocou. Jesus então diz que aquele fora um toque diferente, que dele fez sair poder; um toque da verdadeira fé! Uma mulher sai do meio da multidão e lançando-se aos pés declara ser ela a pessoa que lhe tocou. - Senhor a 12 anos estive doente e ouvindo falar dos teus feitos cri que poderia ser curada de meu mau se lhe tocase a orla da veste. Com um sorriso no rosto de satisfaçao declarou Jesus: Filha a tua fé te salvou; vai-te em paz.- Não testava ele a minha fé, pensou Jairo agora mais confiante na recuperação de sua filha por meio de jesus. Concluiu que Jesus andara até ali vagarosamete por compaixão para com a mulher que andava com dificuldades por conta de sua enfermidade.
- Senhor Jairo, disse um criado, acompanhado por alguns de sua casa. Não incomodes mais o Mestre, infelizmente sua filha morreu. Jairo ficou destruido! Se Jesus tivesse sido mais rapido, agora é tarde, lamentava silenciosamente. Uma lagrima rolou em seu rosto quando uma mão lhe toca o ombro e diz: Não temas, crê somente. E agora andando apresadamente chegaram na casa do chefe da sinagoga.
Tudo já estava pronto para o funeral, os familiares e amigos já estavam ali, grande era a tristeza e o pranto acompanhado dos choros. - Porque choram? perguntou Jesus. - A menina não morreu, afirmou Ele. - Ela só está dormindo. E os choros deram lugar a zombaria e risos. Jesus então pede licença a todos, e acompanhado apenas dos pais da menina, e por Pedro e os filhos de Zebedeu, Tiago e João, entramos no quarto e segurando-lhe a pequena e delicada mão, diz: Menina, Eu te mando, levante! E ela imediatamente se levantou.
-Jairo, traga algo para sua filha comer, ordenou Jesus. Saido dali lhes pediu que tal acontecimento não fosse divulgado.
A alegria voltou a familia de Jairo. No céu saberemos o quão significativo e salvívico esse milagre para a familia de Jairo.- Quem é aquela que vem correndo minha velha?
- Oh meu Deus; É Sarah! Jesus curou nossa filha.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Historias Bíblicas de bastidores
SpiritualUma abordagem mais ampla das historias Bíblicas. Um exercício imaginativo sobre acontecimentos que fazem da palavra de Deus tão especial.