Uma das frases de São Francisco de Assis que mais me chama atenção é: "Preguem o evangelho o tempo inteiro, se for precise usem até palavras." Podemos nos questionar qual a informação que está frase contém.
Na minha opinião, fica claro que a forma principal de pregar o evangelho é através das ações, dos exemplos. Claro que, as palavras são importantes e necessárias, mas pode as palavras substituírem o exemplo que damos como servos de Cristo?
Muitos acreditam que para a salvação que Cristo nos prometeu basta apenas ter fé. Mas, faço uma pergunta: pode uma pessoa ter fé nas promessas de Jesus Cristo, sem realizar as ações que o mesmo ensinou como caminho para colher os frutos desta promessa?
Mesmo um homem de fé como São Paulo afirma que, mesmo com a fé que ele tivesse, fosse tal que pudesse mover montanhas, sem amor, de nada adiantaria. Pensemos então, que amor é esse que Paulo se referia? O amor de Cristo, é claro. O amor que nos coloca à todos como irmãos. Irmãos em Cristo. Sendo assim, um homem não pode odiar um irmão ao mesmo tempo que ama Cristo.
A tarefa de amar ao próximo não é restrita apenas para com aqueles que nos fazem o bem ou que nos são agradáveis. Jesus é claro quando fala: ame o seu inimigo. Claro, que amar o inimigo não é aceitar tudo que vem deste. Mas, no seu íntimo em sua consciência, você deve enxergar um filho de Deus como você e desejar de todo o seu coração que ele encontre o caminho, assim como você deseja encontrar.
Finalmente voltemos a frase de São Francisco. Se um homem é um excelente orador e escritor, mas ao mesmo tempo se mostra avarento, arrogante, e cheio de ódio, qual a mensagem que ele passa? Certamente, não a do evangelho de Cristo. Por outro lado, quando observamos a caridade, humildade e tolerância em um homem simples, observamos ali um exemplo de como o evangelho é pregado sem ao menos se usar as palavras.
Em uma passagem do novo testamento, depois de contar uma parábola a seus discípulos ele pergunta se os mesmos entenderam as palavras. Os discípulos respondem que sim. Então, ele diz: benditos são aqueles que as colocarem em prática. Note que, ele não os benze por entender aquelas 0palavras, mas sim por colocá-las em prática. Deixando claro que, não adianta ser um grande conhecedor das escrituras se estas não tocam seu coração a ponte de você agir conforme aprendeu.
Então, nos perguntemos: o que nós fizemos hoje para melhorar a vida de um irmão? O que podemos fazer para ajudar os mais necessitados? O que plantamos dentro de nossa casa hoje? O que farei amanhã para pregar a palavra de Cristo com meus atos?
YOU ARE READING
Reflexões de um Cristão Comum
SpiritualApenas algumas reflexões a respeito da evangelho e do seu impacto na nossa vida.