Desapego

35 1 0
                                    

As vezes ficamos tão apegados a eventos e circunstâncias passadas que não percebemos o quão destrutivo isso pode ser para nossas vidas. Há pessoas que insistem em carregar antigos fardos por medo da dor que a separação causa. O maior risco que corremos ao reter esses fardo é o acúmulo de cargas, existe pessoas que anda com excessos de cargas ficando presas em um abismo de desespero e sofrimento onde são arrastadas cada dia mais para o fundo. É precisamente nesse momento que temos que tomar uma decisão, entre permanecer com os fardos ou soltar  suas amarras.

***

Aron Lee Ralston, é um empresário, engenheiro mecânico e escalador conhecido por ter sobrevivido há um acidente enquanto escalava no sudeste de Utha, em 2003. Ralston ficou preso a um pedregulho que esmagou sua mão direita conta a parede do cânio. Ele não havia informado a ninguém de seus planos de caminhada, nem tinha nenhuma forma de pedir ajuda. Então Ralston foi colocado no seu limite e precisa fazer sua escolha, que era continuar preso ao pedregulho com seu braço inteiro (o que era pouco provável pois o seu braço começou a se decompor por falta da circulação) ou arranca-lo.  Ele sabia que a ajuda não chegaria a tempo e provavelmente encontrariam só o seu cadáver, essa era uma situação que só ele poderia lidar. Depois de muitas tentativas de se libertar sem sucesso Ralston decidiu amputar seu próprio braço, o que não foi uma tarefa fácil pois nenhum escalador leva material cirúrgico nas suas mochilas. Por fim Ralston apontou o braço usando um  canivete e outras ferramentas de escalador e desceu o cânio de rapel até encontrar ajuda.
Não posso descrever a dor que ele sentiu, mas posso imaginar o alívio após se libertar do seu fardo. Ralston venceu porque desistiu de lutar por aquilo que não varia mais apena.

***

Penso que a história de Ralston é um exemplo para todos nós, pois ele não se forçou a pensar como seria conviver futuramente com um braço amputado, as tarefas se tornariam mais difíceis de realizar teria que adaptar toda sua vida. Com certeza um braço a menos faz muita falta, mas naquele momento Ralston sabia que mesmo que consegui-se soltar seu braço daquele pedregulho não seria possível restaura-lo. Sua única saída era desapegar do seu fardo e seguir em frente, e essa era uma decisão que só poderia ser tomada por ele.
O processo do desapego pode ser doloroso e muito difícil, mas é necessário para seguir em frente. É compreensível pensar que nossas vidas não serão as mesmas, você está certo, era não será!
Ralston amputou seu braço sabendo que não cresceria outro, ele aceitou isso e seguiu em frente.  Temos que entender que algumas coisas fogem do nosso controle e que muitas vezes precisamos tomar decisões baseadas nas circunstâncias, não pense que alguém pode fazer isso em seu lugar, pois é necessário ter o controle das nossas próprias vidas, lembre-se que é melhor se arrepender por uma decisão sua do que uma tomada por outra pessoa. O passado não pode ser desfeito nem apagado, mas podemos escolher como lidar com eles.

Será que vale a pena ficar preso a uma pessoa que só lhe causa mau e te faz sofrer?
Será que é saudável ficar lamentando nossas vidas e tudo que acontece de ruim?
Será que tudo que acontece de ruim é culpa de outra pessoa?

A verdade é que as vezes não somos culpados pelas adversidades que acontecem em nossas vidas ( eu disse as vezes), mas isso não quer dizer que não é nossa a responsabilidade de como reagir a cada uma delas. É melhor seguir em frente embora sofrendo do que estagnar e morrer, foi isso que Ralston fez e devemos seguir seu exemplo, e não precisa ficar se preocupando com o futuro, daqui em diante supere um obstáculo de cada vez, você saberá o que fazer quando a hora chegar, e se tentar e falhar isso faz parte da vida. Ralston não desistiu de ser um escalador depois de perder seu braço, isso só o fortaleceu, também não podemos desistir porque algumas coisas não são mais como eram antes, somos totalmente capazes de sobreviver sem eles.
Desista de lutar por aquilo que não vale seu esforço, desapegar é a melhor forma de continuar vivendo!

Danilo Feitoza Arcanjo





Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Jan 18, 2019 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Meu Ponto De FugaOnde histórias criam vida. Descubra agora