Goste ou não, John Cena é, sem dúvidas, a maior estrela da história da WWE e do pro wrestling mundial. Suas bermudas jeans, camisas, bonés e braçadeiras coloridos fazem parte de um personagem que conquistou uma multidão e cativou a mídia para a evolução da WWE. Mas se você vê Cena (ou não vê, porque a piada é essa) com toda essa roupa e seus discursos maniqueístas seguidos por um belo sorriso, não sabe que nem sempre foi assim. Antes de se tornar o Mr. Hustle, Loyalty and Respect (Sr. Luta, Lealdade e Respeito), John Cena já foi um rapper que a cada 10 rimas 9 palavras dentro dela eram palavrões, e ainda antes, uma espécie de robô exterminador com um corte de cabelo extremamente questionável, Prototype. Vindo de West Newbury, Massachusetts, o pequeno John amava pro wrestling mas ao crescer viu uma oportunidade na Califórnia de bodybuilder que não durou muito pois não conseguiu se manter aos padrões estéticos do evento. Desta forma começaria sua jornada as ligas indies de luta livre nos Estados Unidos até chegar a WWE. Pouparei detalhes da sua carreira, meu objetivo aqui é entender de como garoto propaganda da empresa ele passou a ser um dos lutadores mais odiados do mundo. Caso se interesse por sua história, deixo a sugestão do livro Hustle, Loyalty and Respect: The World of John Cena.
Quando John Cena entrou na WWE como um lutador que levaria de forma ferrenha a nova era chamada pelo próprio Vince McMahon de Ruthless Agression, logo apareceu com uma gear vermelha, encarando Kurt Angle mostrando que estava ali para dominar e conquistar seu território. Tudo isso em 2002. Entretanto tudo mudou no episódio de Halloween do Smackdown ainda do mesmo ano quando todos os lutadores deveriam estar vestidos com alguma fantasia e John Cena resolveu se fantasiar de Vanilla Ice. Nesse momento pra você, jovem, que não sabe quem Vanilla Ice é, pode-se resumir a sua carreira em um rapper branco cuja única canção de sucesso foi fazer uma espécie de paródia com o sample da música Under Pressure do Queen,, sem autorização da banda aliás. E pronto, essa foi sua carreira. Bem, voltando para o que importa, o nosso querido Cena fantasiado deste rapper, resolveu falar tudo em rimas. Toda vez que ele aparecia na televisão era rimando, numa espécie de rapper de fato. Muitos dizem que foi graças a esse dia que a carreira de Cena foi salva, pois dali em diante ele assumiria o personagem Doctor of Thuganomics, um rapper badboy que fala tudo em rimas, sempre xingando e sendo malvado com seus adversários. Sem sombra de dúvidas, John Cena foi um verdadeiro mestre no microfone durante essa época, superando outros lutadores da era como The Rock, Kurt Angle, Chris Jericho, entre outros que possuíam muita habilidade falando também. A carisma do Thuganomics foi imensa e conquistou o público, e todos sabemos que a regra da WWE é: se você conquista o público, você conquista qualquer coisa. Alguns anos depois, ainda sob este personagem, John Cena conquistou seu primeiro título, o cinturão de campeão dos Estados Unidos em cima de Big Show em 2004, logo na Wrestlemania. A partir daí a WWE começou a apostar nele e o levar as mais diversas conquistas que todos poderiam ter inveja. Foram cinturões da WWE, Tag Team, Peso Pesado, Money in the Bank, Royal Rumbles e ainda o prêmio de lutador do ano em 2009, 2010 e 2012, sem mencionar os diversos filmes protagonizados ou apenas com participação sua. Sem sombras de dúvidas a companhia apostou todas as cartas nele e na medida do possível ele superava as expectativas.
Mas então como que ele conseguiu se tornar o lutador profissional mais odiado do esporte? Bem, se você acompanha esportes ou a indústria musical ou até mesmo na sua própria vida isso pode acabar ocorrendo, você sempre perceberá que O SUCESSO INCOMODA! Por vezes, esse incômodo não se dá por inveja, mas sim pelo fato de que fica até entendiante o previsível. Use por exemplo o futebol americano: por que o New England Patriots é tão odiado? Porque quase todo ano vão e ganham o Super Bowl. Por que o K-Pop incomoda tanto algumas pessoas? Porque faz sucesso até mais do que músicas em inglês do qual estamos já habituados. Esses fatos fazem desses exemplos pessoas, times ou bandas ruins? Não, mas incomoda porque nos tira da zona de conforto, ou no caso de Cena não nos tira de lá. Entre 2005 e 2013 era todo ano John Cena no Main Event da Wrestlemania e outros grandes PPV's. E esse é o problema. O erro da WWE é sempre o mesmo de uns tempos pra cá, eles saturam o conteúdo e acaba se tornando chato pois é previsível. John Cena exemplificou isso por toda sua carreira na WWE desde que entrou pro main card.
Sabemos que ele não é um dos melhores lutadores do mundo, não está no top 5 ou talvez nem no Top 10, mas ele é o nome da WWE. Assim como foi com Bruno Sammartino na década de 60 e 70, ou com Hulk Hogan na década de 80, nos gloriosos anos 90 não teve esse conflito de saturação, mas aí volta na década de 2000 com John Cena e perdurou até 2015 mais ou menos. Agora, como sabemos, estão tentando o mesmo com Roman Reigns e já deu pra perceber, né. O fato é que John Cena é um certeiro futuro Hall of Famer e uma lenda viva do pro wrestling, e goste dele ou não, suas vitórias e derrotas serviram como um pavimento pra novos wrestlers que querem se tornar o novo rosto da empresa. Como disse CM Punk: "Eu não te odeio, John (...) Eu só odeio essa ideia que você é o melhor".
VOCÊ ESTÁ LENDO
John Cena - O Lutador Mais Odiado do Mundo
Non-FictionDe um rapper mestre no microfone a um herói ídolo infantil. Como John Cena se tornou o wrestler mais odiado do mundo ainda carregando a WWE nas suas costas.