Capítulo 1 - O QUE É SANTIDADE?

410 19 11
                                    


Capítulo 1

O que é santidade?

Quando você pensa em Santidade, o que passa na sua cabeça? Infelizmente é um termo pouco falado em nossos dias, mas ainda é uma palavra muito forte.

O que é santidade?

Santidade é a pureza perfeita de Deus, que não tem mancha alguma de pecado. Na Bíblia, santidade também pode significar a dedicação a Deus, se afastando da impureza do pecado. Todo crente é chamado para ser santo.

A Bíblia diz que Deus é santo. Esse é Seu caráter. Deus é perfeito, Ele não tem falha nem erro algum. O pecado nem sequer pode entrar em Sua presença! Somente o que é santo pode se aproximar de Deus (Hebreus 12:14).
(Ref. Respostas Bíblicas)

A Bíblia diz que Deus é Santo e que devemos ser santos como Ele é. Sabemos que esse termo não é que devemos ser santos a ponto de se isolar de tudo e todos para não pecar, mas que devemos EVITAR o pecado. Somos humanos, e nossa carne peca, fomos falhos e Deus sabe disso. O nosso maior dever como cristão é ser parecido com Cristo. Posso dizer que Deus é amor, devemos amar. Deus é a Verdade, não devemos mentir. Deus é misericordioso, temos que ter compaixão pelo próximo. Deus é Santo, temos que nos santificar.

Ser santo nunca foi fácil e nem Deus disse que seria, é uma longa jornada aqui na terra até a eternidade. Você já deve ter se perguntado: "Com esse mundo tão corrupto como ainda existe a santidade? " Sim, ainda existem pessoas que não querem se corromper com a imoralidade sexual, cobiça, avareza, luxúria etc. Pessoas escolhidas e separadas por Deus que escolheram viver com esse propósito. Para ser alguém assim, não precisa de muito, é só decidir e viver da forma que agrade a Deus.

A Santidade não se refere somente ao pecado da imoralidade, mas em tudo aquilo que vai de contra a vontade de Deus. Tudo que não lhe convém. Mas, geralmente esse termo é utilizado para jovens que nunca se misturou, ou seja, nunca perdeu sua virgindade. E não está errado. Ser santo é aquele que busca não se contaminar com os padrões desse mundo, é aquele que diz não quando todos estão dizendo sim e se entregando.

Eu sempre tive amigos fora da igreja, principalmente na escola que ouvia muito sobre isso. Passou a ser um dos assuntos mais comentados dos jovens de hoje em dia: sexo. Digo que não é mais um tabu, hoje as pessoas falam abertamente sobre isso, principalmente jovens, a fase que mais acham normal quando se está namorando. Bem, na bíblia não diz que sexo é pecado, mas sendo ele praticado só depois do casamento (1Cor 7:9). Mas este já é um assunto a ser abordado mais adiante.

Para sermos santos precisamos ter um relacionamento firmando em Deus, buscar nosso prazer somente em sua presença. Você não conseguirá sozinho (a), é uma luta constante. Todos os dias se deparamos com situações que requer de nós uma atitude ao contrária do que vemos. Seja na televisão, experiências de família e amigos, conselhos e mais, devemos agir com prudência. Eu costumo dizer que para viver uma vida íntegra, é preciso ver Deus como Pai principalmente, só assim você alcançará ter uma intimidade com Ele, a qual poderá contar seus segredos e suas vontades, e Ele como bom Pai vai te conduzir e te aconselhar.

Aqui já temos uma noção do que é santidade, mas ainda é uma palavra muito abrangente que deve ser estudada e praticada para entender, peça revelação ao Espírito Santo para te ensinar e peça para que você possa ser santo como Jesus é.

Como ser um Jovem cristão em pleno séc. XXIOnde histórias criam vida. Descubra agora