O rosto abatido dos animais enjaulados do zoológico local sempre me incomodou. Me enclausurava ver aquelas grades gigantes e enferrujadas limitando a liberdade daquelas criaturas que, assim como nós, nasceram para ser livres. Quando eu era criança, tinha a curiosidade de saber o que se passava dentro da cabeça de um animal. Eles sempre foram considerados seres não pensantes, irracionais, mas se sentiam dor e tristeza, como os cães e as vacas, o que os tornava irracionais?
Esse tipo de questionamento sempre assombrava minha mente quando eu visitava o zoológico. Eu gostava de fazer companhia àqueles animais solitários e tristonhos. Fazia carinho, alimentava, mesmo sendo proibido, eu sentia que eles precisam de algo a mais que aquela sensação de aprisionamento.
Fazia tanto tempo que as coisas estavam meio estranhas. Agora eu fazia faculdade, morava em uma pequena casa alugada com a minha mãe e tinha dois melhores amigos que faziam tudo por mim, mas eu sentia que não retribuía o suficiente. E, bem... ainda tinha o Jungkook. Nos encontrávamos tão raramente que a aparição dele era como um vulto. Nunca mais nos falamos desde que descobri que ele usava drogas. Eu me culpava todos os dias por ter deixado ele para trás. Pensava que poderia tê-lo ajudado, mas priorizei os meus sentimentos em relação a toda a situação.
Agora Jeon Jungkook era apenas uma mágoa do passado que insistia em me assombrar com saudade.
E como todo fantasma, ele fazia sua aparição em momentos importunos. Um dia ensolarado eu decidi fazer uma visita aos animais. Enquanto observava o lugar parcialmente vazio o vi vestido com o uniforme e cuidado da limpeza do lugar. Ele parecia concentrado no que fazia e recolhia todo o lixo deixado pelas pessoas mal educadas. Então ele me viu.
Imediatamente, como uma paralisia, ele interrompeu o que fazia para me observar na mesma posição. Eu não pude deixar de desviar o olhar, torcendo para que ele esquecesse que eu estava ali, mas ele veio até mim. Eu o odiei naquele momento.
— Hyung, eu estou limpo. — Ele disse baixo, quando estava próximo demais de mim. Eu não tive coragem de ao menos olhar em seus olhos e dizer que sentia orgulho dele, que estava feliz por ele não aniquilar sua saúde com aquele tipo de vício. Eu não tive coragem de deixar o que quer que tenha acontecido entre a gente para trás e recuperar a conexão que tínhamos.
Sem resposta, ele virou de costas e foi embora. Então eu finalmente pude vê-lo se afastar de mim. Eu poderia chamar seu nome, correr até ele, fazer tudo, mas apenas deixei que ele fosse embora; que voltasse ao seu trabalho como se eu ao menos estivesse ali.
Então eu entendi, vislumbrando todas aquelas jaulas, que eu estava cerceando a minha liberdade por tempo de mim. Assim como Jungkook, eu precisava virar de costas e ir embora.