27 - Mão da Rainha

1.4K 163 11
                                    

"Isso poderia ter me machucado em outros tempos, quando ainda sentia dor."

Tyrion, A Tormenta de Espadas

***

Tyrion estava deitado olhando para o teto. Assim o pequeno e ferido homem tinha passado todos aqueles dias, pensando e pensando. Não importava o quanto lesse e o quanto estudasse, a vida sempre o surpreendia. Mal se lembrava daquele dia no Fosso dos Dragões, tudo era como um borrão, como um pesadelo longo e febril.

Quando Daenerys entrou em seu quarto, tudo o que ele viu foi o imenso dragão negro cuspindo fogo sobre Jaime. Se estivesse bêbado, talvez a insultasse, mas estava são e se lembrava muito bem que devia sua vida a ela.

— Precisa se recuperar logo para ir ao meu casamento.

Tyrion se virou com espanto ao ouvir aquela informação. Daenerys estava abatida pela morte de Rhaegal, mas também havia alguma felicidade por trás de suas feições sérias e formais.

— Você vai se casar com Jon Snow?

— Sim, em Winterfell, na presença dos Deuses Antigos, como é a tradição da família Stark.

Tyrion voltou a olhar para o teto em silêncio. Suas queimaduras ainda incomodavam, então preferia ficar imóvel, o que lhe dava mais vontade de pensar.

— Me parece surpreso. — Notou ela — Era o nosso plano desde o início, não é?

— A surpresa é ser ele. — Tyrion se voltou para ela. Seus olhos estavam tristes, mas ele tentava se manter natural — Talvez seja o primeiro homem totalmente honrado que deixa entrar em sua vida.

Daenerys sentiu um frio na barriga, mas não era uma sensação ruim. Era mais uma expectativa, uma breve esperança a nascer perigosamente dentro dela. Não era algo que queria sentir e tratou logo de espantar.

— Você quer que isso seja mais do que um tratado, imagino. — Disse ela, reparando como Tyrion estava estranho desde os últimos acontecimentos. Parecia fora de si, ainda que sua voz não entregasse.

— Todos que desejamos um reino próspero esperamos que vocês se gostem. — Respondeu ele, entediado — Não é preciso amor, entenda-me. Uma boa amizade serviria.

Dany não estava satisfeita com aquela resposta.

— O que espero é que ninguém que me segue confie totalmente nele, já que se eu morrer, o Trono de Ferro será do Rei do Norte.

— Jon jamais faria algo assim.

Ela também não acreditava nisso, mas não diria em voz alta.

— Colocaria o pescoço de sua Rainha em risco por ele?

— Obviamente que não. — Tyrion recuou — Só disse que Jon é um bom homem.

— Até bons homens sucumbem ao poder. — Dany interrompeu com voz cortante — Nós teremos uma aliança com o Norte da melhor maneira possível. Não creio que seja uma boa ideia ele se ajoelhar como tentou fazer ontem. Causaria desconforto entre os lordes nortenhos e eu poderia ser rejeitada ao tentar me impor. Como meu marido, Jon pode fazer seu povo ficar mais receptivo e mais feliz ao saber que ele ocupa uma posição de Rei Consorte de todo o continente.

Ela tentava explicar de maneira lógica seu plano. Aquilo não poderia sair de seu controle. Os maridos que teve em Essos haviam sido apenas peças em seu jogo e Jon não poderia ser diferente. 

— De fato, tornar Jon seu marido vai facilitar as coisas pra você. Alianças de casamento sempre são úteis para garantir a paz e o respeito sem usar violência. Mas é uma pena que seja apenas uma questão política, em se tratando de uma possibilidade de dar continuidade à casa Targaryen, produzindo herdeiros para o trono.

Dany o encarou duramente. Aquilo foi um golpe cruel.

— Continuidade?

Tyrion calou-se ao ver os olhos desafiadores dela. A Rainha jamais seria mãe e ele momentaneamente havia se esquecido disso. Sua mente ainda não estava muito bem.

— Eu sinto muito. — Ele baixou a voz — Haveremos de encontrar outra maneira de escolher um sucessor.

— Encontraremos. — Dany olhou para as paredes, tentando esconder o mal estar constante que trazia no peito e que havia piorado com o comentário dele.

Apesar dos inimigos mortos e do Trono de Ferro conquistado, ela se sentia tremendamente infeliz. Em Meereen podia caminhar entre o povo e ouvir as vozes dos que a chamavam de "mhysa", mas em Westeros era arriscado até mesmo voar com Drogon. O povo a temia e tramava contra ela, pois queria seus velhos governantes de volta, ainda que eles fossem cruéis. E havia ainda a lembrança da morte de seu filho o tempo todo em sua mente.

— Não disse que seria fácil. — Disse Tyrion, como se lesse os pensamentos dela — Mas você conseguiu vencer e ainda se estabelecerá aqui. Precisa ser paciente.

Dany estudou o olhar dele. Trazia dor e sabedoria em graus idênticos. Parte do que ela estava sentindo era relacionado a ele, mas não voltaria a discutir isso. Aceitaria Tyrion outra vez ao seu lado, como se nada nunca tivesse acontecido. Ele havia pagado muito caro por seus erros.

— Sei que amava Jaime. — Disse ela — Sei que sofre por ele e por sua família.

Tyrion mordeu o lábio por dentro, sentindo o sangue na língua. As palavras não poderiam sair, não as que estavam vindo naquele momento. Ainda guardava muita dor da visão que teve. Daenerys havia matado seu irmão.

— Acho que você terá de me adotar, majestade. — Brincou ele, disfarçando o rancor — Agora que só existe um Lannister no mundo, preciso de um lar.

Ela lhe ofertou um sorriso fraterno. Estava genuinamente triste por ele, ainda que não se arrependesse de seus atos. Havia apenas um leão no mundo agora, apenas o único em que ela confiava.

— Acho que posso fazer isso.

Tyrion continuou forçando um sorriso.

— Entendo se não me quiser mais como sua Mão, mas se me aceitar de volta, prometo dedicar cada segundo da minha vida a servi-la.

Dany o analisava, sentindo estranheza em sua voz e em seu jeito de falar. No entanto, pegou o broche de Mão que havia sido retirado dele na prisão e colocou sobre o lençol.

— Melhore logo e volte para mim.

___

Nota: Reafirmando a importância de um casamento arranjado em Westeros para manter a paz. Vimos que, com Cersei, a coisa teve de ser na base da violência, e com Jon a coisa será na base do acordo político de casamento. Isso faz toda a diferença para que Dany não precise sair queimando pessoas, principalmente pelos problemas emocionais que isso acaba causando (como vemos nesse capítulo o estado de Tyrion e o dela). 

Final alternativo para GOT (concluída)Onde histórias criam vida. Descubra agora