Essa semana eu presenciei ao visitar uma assistência técnica uma conversa, pelo viva voz do telefone, pelo menos pouco usual.
— Assistência técnica do Ribamar bom dia.
— Aqui é a Maria da rua Barão de Itapagipe. Foi o senhor que esteve aqui em casa outro dia consertando o ar?
— Fui sim senhora;
— O ar não tá funcionando.
— A senhora apertou o cool?
— Ahnnn?
— O cool.
— Não to gostando da direção que a conversa está tomando. Sou uma senhora de idade.
— Senhora eu sei o que estou falando. Sou técnico a mais de 30 anos. Se a senhora não aperta o cool não vai funcionar.
— Vou confiar no senhor. To apertando o cool.
— Funcionou?
— Não. O máximo que consegui foi ficar com vontade de ir ao banheiro.
— Se a senhora quiser ir eu espero.
— Não precisa. Vamos resolver o problema antes. O que eu faço com o controle?
— Coloca no cool.
— O senhor tá de gozação com a minha cara?
— Sou um profissional sério. Não costumo ficar de brincadeira.
— Nunca soube que para o ar condicionado esfriar tinha que colocar o controle no cool.
— Todo mundo faz isso?
— O mundo está mesmo avançado. O controle é grande, eu acho que não vou conseguir.
— Fique tranquila ontem mesmo ensinei a um menino de 12 anos e ele conseguiu;
— O senhor deve ser louco. Uma criança? Espera um pouco que vou pegar alguma coisa para ajudar no processo.
O telefone ficou mudo por alguns instantes e depois ela falou novamente:
— Seu Ribamar tá difícil. Até passei óleo, mas não consigo colocar o controle no cool.
— Como não? O menino ontem colocou em minutos.
— Essas crianças hoje em dia com essa coisa de gênero já devem estar acostumadas. Mesmo na época que o falecido era vivo eu tinha dificuldade de colocar no cool.
— Dona Maria eu coloco o controle no cool toda vez que vou testar os aparelhos que conserto. Eu quando estive aí coloquei seu controle no cool.
— Bem que eu notei que o controle estava com um cheiro estranho. O senhor já deve ter prática.
— Isso a senhora pode apostar. São 30 anos colocando controles de diferentes fabricantes no cool.
— Não falei. O senhor já deve estar com o cool dilatado, o meu foi pouco usado.
Ele ficou sem entender, mas continuou:
— Vou ensinar. A senhora segura o controle. Aponta na direção do ar condicionado e procura onde está escrito C + O + O + L e aperta.
Ouviu-se uma gargalhada muito alta e logo a seguir a voz dela ao telefone.
— Seu Ribamar então cool é isso?
— O que a senhora pensou que era?
— Deixa pra lá. Depois de todo esse esforço eu vou ter que procurar onde deixei a Hipóglos. Muito obrigado. É desligou.
Ele ficou olhando para a minha cara sem entender nada.
Técnico de ar condicionado sofre.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Sorrir é para Todos
HumorEste livro tem o objetivo de partilhar historias engraçadas em um mundo tão sério. Não é uma garantia de gargalhadas, mas antes de mais nada a certeza de momentos leves e com largos sorrisos. Espero que gostem. Paulo Panesi Tidos os direitos reser...