O novo padre da paróquia aqui de perto de casa, estrangeiro, ainda não falava um português muito correto e trocava principalmente o "V" pelo "B" e graças a isso gerou o maior furdúncio entre os paroquianos.
O Cardeal viria fazer uma segunda visita na paróquia na semana seguinte e ele aproveitou a missa para fazer algumas recomendações.
— Eu sabo que vocês gosta muito da Monsenhor Abimael, Ela ser querida de todas aqui e eu também gosta dela, mas...
Deu um suspiro e continuou:
— No última vez que ela esteve aqui foi um vergonha total. Depois que todas sabem que ela ganha um sacola da Santo Padre todas queriam ber o lã do sacola. Eu sabo que o lã é todo trabalhada com figuros ocaristicos e que ter apelo em todas as cristons, mas...
Suspirou de novo.
— Nom pode. Não do forma que fizera no outro vez. Todos queria lã ber ao mesmo tempo. Monsenhor nem conceguio andar com tantos fieis lã bendo ao mesmo tempo.
Os fieis começaram a sussurrar e ele imediatamente admoestou:
— Silencia.
Todos se calaram e ele continuou:
— Dona Terezinha do terço chegou a segurar a saco de monsenhor para lã ber. Num pode.
O silêncio era geral.
— Que sirvo de exempla os senhoras da reza em família, que fizerom fila para lã ber. Foram educados. Parabéns.
As senhoras da reza em família não sabiam onde iam enfiar a cara e ele continuou.
— Monsenhor nom se importa. Pode lã ber à vontade, mas num segura na saco que incomoda. Mariazinha do grupo jovem para lã ber quase ficou sem ar. Nom precisa, pode ir com calma que Monsenhor deixa Lã ber sem problema,
Começou os sussurros de novo e ele voltou a pedir silêncio.
— O coisa tomar tanta proporçom que Monsenhor Abimael chegou a levantar a saco para todos lã ber sem empurra, empurra. Eu não sabia onde enfia meu cara de tanta vergonha. O coisa chegou a tal ponto que se eu não ajudo dona Genoveva, que já é uma senhora, ela não ia conseguir lã ber. As meninas mais novas nom davam espaço e chegara a colocar a cara no saco para lã ber. Como poder lã ber com a cara no saco?
Começaram os risinhos abafados entre um e outro cochicho e o padre foi taxativo:
— Ouço algumas risinhas abafadas e sincerramente eu nom entende onde estar o graça, Até seu Ataíde, filho de Maria, não se conteve e segurou o saco do Monsenhor para lã ber. Foi uma decepçom. Eu não sabia que até seu Ataíde ia fazer um coisa dessas.
Ficou em silêncio por alguns instantes e depois continuou:
— Se a comportamento das paroquianos não mudar nessa próximo visita, eu vai esconder a saco do Monsenhor no sacristia e só eu vai poder lã ber. Só vai devolver a saco quando ele for emborra. Nom duvida porque eu sabo esconder o saco e ninguém va ber.
Nesse instante, houveram algumas gargalhadas abafadas e ele irritado falou:
— Para evita problema no próxima visita, quem quiser lã ber vai ter que entrar no fila. As meninos do catequese primeiro, depois os meninas, os filhos de Maria, Os moças catequistas e por último os senhoras do terço e do reza em família. Os sacristons e as coroinhos já estarão lã bendo na sacristia nom precisando lã ber aqui fora na frente de toda mundo. Eu espera que todas se comportem para evita problema.
Falou isso e dispensou os fieis que saíram da missa as gargalhadas.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Sorrir é para Todos
ЮморEste livro tem o objetivo de partilhar historias engraçadas em um mundo tão sério. Não é uma garantia de gargalhadas, mas antes de mais nada a certeza de momentos leves e com largos sorrisos. Espero que gostem. Paulo Panesi Tidos os direitos reser...