77 - O Norte se lembra (✓)

970 128 88
                                    

"Conheça os homens que o seguem e deixem que o conheçam. Eles não vão morrer por um estranho."

Eddard Stark

***

Depois daquelas horas de descanso, muitos reuniram-se no grande salão iluminado pelos archotes de fogo. Lordes, ladys, soldados e amigos ocupavam longas mesas dispostas entre as paredes de pedra. O lugar cabia mais de quinhentas pessoas e estava abarrotado. Havia cálices de prata transbordando bebidas e enormes bandejas repletas de carne suculenta. Não era um banquete de comemoração, mas de despedida. Logo Daenerys e Jon partiriam outra vez com os exércitos. O Norte estava a salvo, mas o resto de Westeros não.

Na mesa principal estavam Bran, Sansa, Arya, Jon e Daenerys, mas nenhum deles falava ou comia. Pareciam perdidos dentro de si mesmos. Do lado de fora, a alcateia de lobos gigantes uivava, vigilante sobre a terra, enquanto os dragões cuidavam dos céus, rugindo na escuridão da noite.

Quando Rei e Rainha se levantaram, todos no salão largaram suas taças e garfos e olharam para eles com ansiedade. As vozes dos dois seriam ouvidas pela primeira vez depois daquela guerra e ninguém sabia o que viria disso.

Jon tinha enormes olheiras e a voz não queria sair, mas se esforçou como pôde, respirando fundo e dando uma longa olhada em todos aqueles rostos cansados à sua frente. Eles ansiavam por ouvi-lo, tinham sede de uma voz de liderança a trazê-los de volta ao presente.

— Há milênios os povos não se reuniam como hoje vemos. — Começou ele, com voz grave —Cada um aqui largou suas diferenças para lutar pela vida de todos os povos do mundo. A dívida que as futuras gerações têm com vocês e com aqueles se foram, será eterna. Mas é nosso dever manter a memória dos fatos acesa. O que vimos andar na escuridão, o que vimos se arrastar pela noite fria, não pode ser esquecido. Que cada um que está me ouvindo agora se lembre dessa guerra ano após ano, até o momento de sua morte. Pois o tempo apaga a história e chegará o dia em que tudo o que vivemos será uma lenda contada para crianças. Não devemos permitir que essa memória se perca. Esse será o nosso maior dever a partir de agora.

As pessoas estavam atentas. Queriam esquecer, mas sabiam que não deveriam esquecer. Arya encarava o irmão com admiração e carinho, enquanto Sansa parecia preocupada com coisas distantes, prestando pouca atenção em tudo o que acontecia naquele momento. Bran, por sua vez, tinha uma sombra de sorriso no rosto. Mirava cada pessoa ali como se soubesse todos os segredos de cada um.

— Mas ainda temos outro dever. — Interveio Daenerys, ao lado de Jon. Sua voz era segura, mas também dolorida — Winterfell está segura, mas o resto de Westeros ainda corre risco, por isso partiremos em breve. Mas deixamos um Norte vitorioso, cansado e em luto, mas vitorioso...

Jon olhou para ela ao seu lado. Dany estava pálida e parecia pequena demais. Mas sabia que tudo isso era uma ilusão, algo que o fazia vê-la como frágil, quando a verdade era outra. As longas tranças dela estavam muito bem ajeitadas, seus ombros bem aprumados e o queixo permanecia inclinado. Apesar de toda dor e mal estar, ela nunca se lamentava, nunca... Assim como os dothrakis e imaculados que a seguiam, e assim como os dragões que havia trazido ao mundo, Daenerys era uma fortaleza, era feroz e dura como aço.

— Nesse instante, quero propor um brinde. — Dany levantou a taça — Aos Starks e a todos os nortenhos, por sua garra e sua força. Um brinde pela memória dos heróis que se foram e pela memória dos heróis que aqui estão. Que nunca sejam esquecidos. Sei que, por mim, não serão jamais... Ao Norte!

— Ao Norte! — Todos se levantaram, ergueram suas taças e responderam.

A única pessoa a ter coragem de falar depois deles foi Lyanna Mormont. A pequena figura projetava uma enorme sombra poderosa.

— Majestades. — Disse a Grande Ursa, chamando a atenção de todos — Milhares de homens e mulheres foram massacrados para que cumpríssemos o nosso papel e prometemos honrar seus nomes. Todos nós aqui estamos certos de que tomamos a melhor decisão ao escolher Jon Stark como nosso Rei. — Ela olhou para Jon com um meio sorriso — Vossa Majestade cumpriu suas promessas, protegeu seu povo e honrou o Norte como esperávamos que o fizesse.

Jon não se mexeu, mas manteve o olhar firme. Sabia que todos eram gratos, mas ele apenas havia seguido seu juramento, algo que havia prometido ainda na patrulha... proteger o reino dos homens.

— E, também hoje — Continuou Lyanna — todos nós estamos certos de que Daenerys Targaryen, que trouxe seu povo para lutar por nós, que ergueu uma espada por nós e quase perdeu a vida por nós, merece que todos a reconheçamos como nossa Rainha. — A menina a encarou com um rosto enérgico — Queremos que Vossa Majestade saiba que um nortenho carrega a justiça e a gratidão em seu sangue. A partir de hoje, a casa Mormont jura sua fidelidade à Rainha, assim como tenho absoluta certeza que as demais casas nortenhas que aqui estão, também lhe serão fiéis.

Daenerys observou o rosto da menina e depois o das outras pessoas daquele salão. Ninguém ali nunca havia olhado para ela com apreço, mas agora todos, tanto os soldados quanto os lordes e ladys daquele lugar, estavam olhando em sua direção com grande respeito. Pela primeira vez desde que chegou àquele continente, Daenerys se sentiu acolhida.

— Brindemos ao Rei — Lyanna ergueu sua taça — e à Rainha que nós escolhemos hoje! Um brinde à Vossa Majestade, Daenerys Targaryen! O Norte sempre irá se lembrar.

Todos os nortenhos então se levantaram, gritando em uníssono, com força total.

— O Norte se lembra!

Como um coração pulsante, o salão se enchia de energia conforme repetiam. Daenerys viu os braços para o alto, derrubando bebidas conforme todos erguiam suas taças. As vozes dos nortenhos eram rosnados agressivos e seus rostos eram bravos e orgulhosos, mas os olhos brilhavam em sua direção, repletos da mais pura gratidão. Um povo honrado, grato e justo agora estava ao seu lado. E assim seria enquanto vivesse.

___

Nota: Resolvi fazer o mesmo momento do banquete pós-guerra da série, mas sem risos e bebedeira. Aqui ninguém está muito nesse clima, pois as perdas foram bem marcantes para todos. Quis usar essa cena para trazer de volta algo que a série matou, que é a fidelidade e a honra do povo nortenho. Eles nunca foram os ingratos que vimos, sempre foram um povo orgulhoso, mas justo e honrado nos livros, um povo que sabia retribuir e respeitar quem era bom com eles. Então, sim, o Norte irá se lembrar da Dany.

Final alternativo para GOT (concluída)Onde histórias criam vida. Descubra agora