Conhecimento Que Conduz à Vida Eterna pág. 13
O livro que revela o conhecimento de Deus
1, 2. Por que precisamos da orientação do nosso Criador?
É BEM razoável que o nosso Criador amoroso providenciasse um livro de instruções e orientações para a humanidade. E não concorda que os humanos precisam de orientação?
2 Mais de 2.500 anos atrás, um profeta e historiador escreveu: “Não é do homem que anda o dirigir o seu passo.” (Jeremias 10:23) Hoje, a veracidade dessa declaração é mais evidente do que nunca. Assim, o historiador William H. McNeill observa: “A aventura humana na face deste planeta tem sido uma série quase ininterrupta de crises e rupturas da ordem estabelecida da sociedade.”
3, 4. (a) Como devemos encarar o estudo da Bíblia? (b) De que maneira será feito o nosso exame da Bíblia?
3 A Bíblia supre todas as nossas necessidades de direção sábia. É verdade que muitos tendem a desanimar quando examinam a Bíblia pela primeira vez. É um livro grande, e alguns trechos não são fáceis de entender. Mas se você recebesse um documento jurídico que lhe indicasse o que fazer para receber uma herança de grande valor, não tiraria tempo para estudá-lo com cuidado? Se achasse certas partes do documento difíceis de entender, provavelmente procuraria a ajuda de um perito. Por que não encarar a Bíblia com uma atitude similar? (Atos 17:11) Há mais envolvido do que uma herança material. Como aprendemos no capítulo anterior, o conhecimento de Deus pode conduzir à vida eterna.
4 Examinemos o livro que revela o conhecimento de Deus. Apresentaremos primeiro uma breve visão geral da Bíblia. Daí, consideraremos razões pelas quais muitas pessoas informadas crêem que ela é a inspirada Palavra de Deus.
O QUE A BÍBLIA CONTÉM
5. (a) O que contêm as Escrituras Hebraicas? (b) O que as Escrituras Gregas contêm?
5 A Bíblia contém 66 livros divididos em duas seções, muitas vezes chamadas de Velho Testamento e Novo Testamento. Trinta e nove livros bíblicos foram escritos na maior parte em hebraico e 27 em grego. As Escrituras Hebraicas, que vão de Gênesis a Malaquias, cobrem a criação bem como os primeiros 3.500 anos da história humana. Ao examinarmos esta parte da Bíblia, aprendemos a respeito dos tratos de Deus com os israelitas — desde o seu nascimento como nação, no século 16 AEC, até o quinto século AEC.* As Escrituras Gregas, que contêm os livros de Mateus a Revelação (ou, Apocalipse), focalizam os ensinos e as atividades de Jesus Cristo e de seus discípulos no primeiro século EC.