Sarah passou todo o dia com a nova cozinheira francesa, preparando o jantar. Pia fora eficiente na contratação; logo de manhã a Srta. Clarisse René se apresentara em Groove House. Acabara de chegar a Londres, era filha de um chef renomado que preparava banquetes por toda Europa. Uma verdadeira joia.
— A senhora tem muito talento, lady Hervey — Clarisse observava Sarah fatiar batatas mais finas que um pergaminho.
— Cozinhar é o meu passatempo preferido, Srta. René.
Empenhou-se em oferecer uma refeição inesquecível, seria a primeira vez que receberiam convidados em Groove House. Sra. Pattel havia saído com a incumbência de conseguir casacas novas para os lacaios e o jardineiro se empenhava em colher as mais belas flores de Groove House. Criadas engomavam guardanapos de linho com perfeição, enquanto Earnest coordenava a limpeza das louças e da prataria. Sarah acompanhava cada detalhe.
Já passava das cinco quando foi para o quarto se arrumar. Sra. Roberts parecia não entender que Sarah não tinha tempo a perder.
— Não é pertinente a uma dama em sua posição participar dos preparativos pessoalmente, milady. Tem criados que podem cuidar de tudo.
A criada alisava a saia do vestido disposto sobre cama, sem a menor pressa.
— Sra. Roberts, o que não é conveniente é me dizer como devo agir em minha própria casa.
— Lady Hervey, sei que não teve referências de damas apropriadas. A marquesa de Bristol me alertou sobre sua possível ausência de trato com os assuntos domésticos. Além do mais, a senhora usa roupas de baixo escandalosas.
— Está querendo me dizer que minha sogra teve alguma interferência em sua contratação?
— Não que eu ache que a senhora...
— Fora daqui!
— Mas, senhora...
— Saia daqui imediatamente, já testou todos os meus nervos com a sua insolência e impertinência. Está dispensada. Pia acertará com você e lhe dará uma generosa recompensa para ficar bem longe de mim. — Abriu a porta para que ela saísse.
Uma criada que passava pelo corredor paralisou ao ver a cena. Sra. Roberts se arrastava resmungando.
— Você! Preciso de ajuda.
A criada entrou nos aposentos de Sarah com a cabeça baixa.
— Como se chama?
— Isla Pattel, minha senhora, sou sobrinha da Sra. Pattel. — Fez uma reverência.
— Não me lembro de você. — Sarah analisou o rosto delicado da garota.
— Ah, não, eu só vim ajudar hoje. Parece que uma das criadas ficou doente.
— Tem alguma experiência como camareira?
— Trabalhei para a baronesa , mas ela não era nem de longe tão elegante e moderna como a senhora. — Isla pareceu envergonhada pelo comentário.
— Gostaria de ser minha nova camareira?
— Ah, senhora, eu não poderia. — Corou. — Quero dizer, eu adoraria, mas tenho um defeito gravíssimo. Não consigo segurar a língua e acabo falando tudo que me vem à mente.
— Então vamos nos dar muito bem. — Sarah sorriu. — Escolha outro vestido, esse me parece sóbrio demais.
Isla seguiu até o quarto de vestir e voltou com um vestido vermelho de veludo, com rendas nas golas e nas mangas.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Marquesa (Repostando)
Fiksi Sejarah"Uma história de época que traz à tona temas atuais como a "igualdade de gêneros"! Londres, século XIX. Em um universo dominado pelo gênero masculino, a mulher era um ser à margem, não tinha voz nem vez. A mocinha não é uma super-heroína e, como tod...