Mudanças não pode nos assustar.

40 4 0
                                    

            Numa manhã o sol ja havia aparecido com tamanha força, prá não dizer que está rachando taguára rsrs, como dizia o povo mais antigo, o cafezinho pretinho, hum que delicia e um pão com manteiga que papai buscava na padaria de bicicleta, ele num era nada bobo, afinal envelhecia com saúde.
            Eles acordaram muito cedo e era dia de sábado,  não  tínhamos aula, algumas vizinhas ajudavam a mamãe empacotar as coisas em caixas,um caminhão enorme parado na porta da nossa casa e uns amigos ajudava colocar nossas mobílias,que não era muito, pois tudo que tinhamos era simples, camas, prateleiras, uma contoneira onde era colocado nosso filtro de barro, um guarda- roupa,uma mesa e as cadeiras,umas trouchas de roupas também jogadas em cima dos moveis no caminhão.
         O que me intrigava, é  que iamos mudar para outro bairro...más porquê?
        Uma tristeza invadia a minha  alma, a minha vida era alí...à minha mangueira onde eu e minhas irmãs brincamos, meu pé de cajú  que eram tão  doces , vermelhos e lindos!
          Não tinha tanta certeza que seria o melhor para nós,   foi ali também que conheci meus irmãos, que ganhei uma familia, talvez tivesse medo de mudar e tudo se desfacer e tudo acabar, criança também tem medo. . E meus vizinhos! Não  mais teria minha prima à "São", para pentear meus cabelos, meu tio Mané  que contava histórias do lobisomem, as quaresmas são  seriam mais tão medrosas. E a dona Luiza dos cachorros!
       A nossa casa já estava vazia, tudo no caminhão,  mais eu carecia profundamente de uma explicação que acariciace meu coração e acalmar minha alma pesada e triste...sentia na verdade medo e insegurança de como seria essa mudança para nossas vidas.
        Já tinha  incansavelmente perguntado  à  mamãe,  más resolvi insistir um pouquinho...ela me respondeu baixinho, como se gostaria que ninguém escutasse...
"Que a nossa casa era  pequena e que tava indo para outra maior."...enquanto ela explicava pensei que estava irritada com meu bombardeio, pois era muito calada, as vezes achava que era triste, mas era feliz,  era o jeito dela mesma...meu pensamento voltou  e ela continuava a falar..."mas me disse que com a chegada da minha irmãzinha era preciso irmos para uma cada maior.
       Agora sim! Entendi o porquê de ter wue deixar tudo...tudo...que meu coração construiu....
        
          Despedidas, choro, abraços, muito carinho e não  faltou os conselhos rsrs...e lá  vamos  nós...
          A casa era meio rosa, desbotada, as janelas eram bem maiores, contornadas de azuis tinha na frente da casa duas pedras enormes, acho que Deus pediu um anjo para por ali e enfeitar nossa casa.
         Meu irmão  magrelo  que eu amo, subia e descia várias vezes até papai dar o grito e mandar parar e ajudar com a mudança.
           Os dias se passaram  e tudo se organizava, volta as aulas, novo lar, más  sentia tanta saudades  dos amigos e vizinhos...de tudo!
           Minha irmãzinha crescendo, chorona e lindinha.
           Fico pensando como as coisas acontecem , mudam e se transformam Mudanças é  coisa pra gente grande.
     A tenho algo pra contar...

             Apareceu certo dia um circo na nossa cidade e eles saiam na rua para convidar o povo para os espectáculos. Numa tarde lá vêm eles
Na nossa rua, o som muito alto tocando músicas,  um carro com um leão  enorme e ja velho dentro de uma gaiola, notei seu olhar triste, como se pedisse por socorro para tira-lo  dalí, coitadinho.
       Nisso à garotada toda correndo atrás  para ver, era novidade  nem sempre tinha circo  na cidade.
        Más  é  que eles estavam impressionado mesmo, era com os palhaços de perna de pau, que era tão  alto que quase não  via sua cabeça.
        Eles cantavam bem alto !
         HOJE TEM CIRCO
          TEM SIM, SIM SIM NHÔ
             E O PALHAÇO QUEM É?
                 É O LADRÃO DE MULHER.
          Eu morrendo de medo distampei numa choradeira que só, o que era pra ser engraçado me deixou amedrontada por muito tempo.Não me lembro de termos ido, pois eramos
de pouca  condição financeira,  e ainda agora...
      Desde então  muitas coisas aconteceram  nas nossas vidas,desde a nossa mudança. Conheci outros vizinhos,  a nossa  casa era mais perto da escola.Tudo muda, tudo passa.
       Mas aprendi que não  precisamos nos  assustar com mudanças.
           Sempre aparece coisa boa também,  nossas vidas, nossas histórias.
              
                         Lucilene Pereira
              Coisa de Lu

          
     
         

COISAS DE LU.( coletânea, momentos da minha vida.)Onde histórias criam vida. Descubra agora