Os teus lindos olhos

132 3 0
                                    

O Joel estava sozinho no quarto a tentar fechar a mochila. Não cabia lá mais nada e ele achava que se tinha esquecido de metade das coisas.

-Que dia!-queixou-se ele para ninguém.

Era o último dia de aulas do segundo perído e para ele, para o Jorge e para a Joana era também o primeiro dia de férias.

Iam acampar para o Algarve e tinham encobtro marcado às onze e meia da noite no terminal das camionetas. Antes disso, porém, ia despedir-se da Marta, a loirinha de olhos cor de avelã e lábios carnudos com quem se tinha envolvido há duas semanas. Ela tinha exigido uma pequena conversa para esclarecerem as coisas entre eles,ou seja,queria saber se, afinal, iam ou não iam namorar.

Tinham ido ao cinema trés vezes, sozinhos, tinham lanchado juntos e dado longos passeios. Na escola, também andavam quase sempre juntos, nunca se tinham beijado nem nunca tinham confessado, olhos nos olhos,que gostavam um do outro. Oi seja, não eram namorados. E a culpa era do Joel, que não se decidia.

A Marta era gira. Era de longe a rapariga mais gira da turma e uma das mais bonitas da escola. O Joel sentia-se orgulhoso quando entrava ou saía da escola ao lado dela. E gostava dela do seu aspecto, da sua inteligência, do seu sentido de humor. Também tinham quase os mesmos gostos, ouviam as mesmas músicas dos mesmos grupos e até eram de signos astrológicoz compatíveis. Não era suficiente? Para ele não, já que estava decidido a adiar a decisão para depois das férias.

Veio à janela e sentiu que estava tempo frio e seco. Levava então o blusão de couro ou a parca azul? Outro problema.

Eram nove e meia e àquela hora já a Marta devia esta a espera no café. Agarrou então a mochila e o blusão de couro e saiu disparado do quarto.

Agora só faltava enfrentar os cuidados e ouvir os conselhos da tia Edite. E convencê-la de que não era perigoso ir àquela hora de noite sozinho para i terminhal das camionetas.

-Aquilo é tão mal frequentado!...-insistiu ela, desconfiada.

O Joel nem respondeu.Mal frequentado?! O mundo inteiro era bastante mal frequentado. Ela é que não sabia.

Quando chegou ao "Café Poeta", nas traseiras da casa da Marta ia atrasado quase meia hora.

-Vais de férias e ainda tinhas que chegar atrasado - queixou-se ela.

O Joel desculpou-se com os transportes enquanto se livrava da mochila,que pesava uma tonelada. Ou mais. E arrependeu-se de lá ter metido três pares de botas. A mochila figiu-lhe das mãos e derrubou a loiça que já estava na mesa.

Era vez de pedir desculpa ao empregado, que veio recolher os cacos a resmungar. Depois, sentou-se muito envergonhado, sem levantar os olhos do chão.

O tempo era pouco e a Marta atacou com aquela convesa de que ele estava à espera. Afinal, eram ou não eram namorados? Gostavam um do outro a sério ou ele era como os outros que só queria curtir, sem compromisso nenhum?

Pelos teus lindos olhosOnde histórias criam vida. Descubra agora