O Desafio de Escrita (Regras & Explicações)

79 7 0
                                    

SEJAM BEM-VINDXS AO 'BINGO! DESAFIO DE ESCRITA'!

Nosso objetivo é bastante simples: estimular a criatividade de forma divertida e em conjunto. Assim, além de escrevermos mais, também conhecemos novos escritores, estilos de escrita e muito mais.

➙ COMO VAI FUNCIONAR?

A ideia é lançar um desafio por vez, dividido em fases, utilizando um "bingo" de palavras e termos que devem ser utilizados obrigatoriamente no texto. Como são infinitas possibilidades, cada desafio será explicado de maneira mais clara possível.

Na primeira fase, o objetivo é se inscrever no desafio e coletar termos (AHÁ! ACHOU QUE SÓ IA ESCREVER DE GRAÇA, NÉ? NADA DISSO, VOCÊ TAMBÉM PARTICIPA DA CRIAÇÃO DE CADA DESAFIO), na segunda, a escrita e na terceira as menções dos trabalhos de maior destaque.

***explicando as fases***


➙ FASE 1 - Inscrição & Coleta de Termos

Para se inscrever em cada rodada é simples: A cada capítulo de desafio que tenha interesse em participar, você deverá comentar uma única vez, marcando uma ou mais pessoas que você ache que também gostariam de entrar na brincadeira. Depois disso, você deverá enviar uma lista de 5 (cinco) possíveis termos/palavras/temas que serão incluídos no sorteio. Por último, mas não menos importante, você deverá seguir os avaliadores da rodada.

(Avaliadores da rodada serão leitores que se comprometerão a ler, escolher 3 destaques e comentar sobre ao fim do desafio - mais informações sobre, em seguida)

_    _    _    _    _

*Exemplo de inscrição*

Marquei: AmyDCastro

Termos: 1 - Chuva; 2 - Crise de riso; 3 - Cereal; 4 - Sinuca; 5 - Mar

_    _    _    _    _


FASE 2 - A escrita

Na segunda parte do desafio é onde efetivamente escrevemos \o/ 

Será postado um briefing composto por uma lista de 10 termos (sorteados) e mais algumas especificações da história, tais como limite de palavras, prazo de postagem, número de capítulos e etc.

_   _    _    _     _

*Exemplo de Briefing*

➤Tema: Livre

➤Ship: Livre (Pode conter ou não)

➤Entre 50 e 500 palavras

➤Postagem até 1/10/2019

➤Capítulo único

➤Termos: 1 - Chuva; 2 - Crise de riso; 3 - Cereal; 4 - Sinuca; 5 - Mar

➤ Ordem de uso dos termos: Livre

➤Tag da rodada: #BingoLivreExemplo

AVALIADORA DA RODADA:  AmyDCastro

(não esqueçam de seguir cada avaliador de rodada)

_   _   _    _    _

***No briefing podem haver mais ou menos informações que no exemplo acima.


'Eu preciso mencionar cada elemento que esteja no sorteio?': NÃO! Só A IDEIA dos elementos já valida cada item.


_    _    _    _    _

*Exemplo de texto do briefing acima*

➤Termos: 1 - Chuva; 2 - Crise de riso; 3 - Cereal; 4 - Sinuca; 5 - Mar


Ela estava sentada na mesa de sinuca, uma coberta a envolvia e de certa forma a protegia do vento frio que entrava pela janela acompanhado por algumas gotículas de chuva. Nas mãos, uma tigela com seu cereal favorito embebido em leite e uma colher. A espera pelo amanhecer a fazia feliz, algo borbulhava dentro de si a ponto de quase gargalhar, era um tipo de anunciação de uma crise de riso pura e simplesmente pela felicidade de ver a natureza em silêncio na sua hora favorita. Pouco a pouco os primeiros raios de sol iluminavam as ondas batendo na areia, o mar em uma calmaria rara, fazendo as águas parecerem rasas por completo. Ela estava feliz, estava em casa. (119 palavras)

_    _    _    _     _

Depois de escrever sua história, basta comentar o capítulo com o link da sua história (num local que será indicado), e CLARO, começar a explorar as outras histórias também \o/

x


FASE 3 - Avaliações

CLARO, óbvio, evidente, que não cabe a ninguém classificar a escrita de outra pessoa como boa ou ruim. No entanto, como  incentivo, pensamos que uma forma de estimular a escrita seja apontar o que se gosta nos textos, não apenas com o voto ou um "gostei" ou "muito bom".  Por esse motivo,avaliadores devem explicar o que gostam de uma maneira menos superficial, elegendo até três histórias a cada rodada para falar sobre.

Avaliadores podem escrever no desafio? Sim, no entanto NÃO podem escolher a própria história para o próprio Top 3.

***


*Em cada desafio, também estarão disponíveis sorteios para vagas de avaliadores (com exceção do primeiro)


Por hora, acreditamos que tenhamos respondido todas as questões possíveis quanto ao desafio, mas em caso de dúvida basta perguntar AQUI e nós esclareceremos.



Não se esqueçam de votar e comentar, tanto neste livro quanto nas histórias que estão por vir, é muito importante e nos incentiva a continuar com o projeto. Beijos e boa escrita para todxs!

BINGO! Desafio de EscritaWhere stories live. Discover now