Testes de armas secretas
A maneira como as autoridades soviéticas lidaram com o incidente e relatos de luzes estranhas ajudam a fomentar uma teoria de que os soviéticos, com certa frequência, realizavam testes de armas secretas. Para alguns, "armas de nêutrons" estavam sendo testadas. Alguns corpos apresentavam graves traumas internos e poucos danos externos, o que sugere que algum tipo de tecnologia avançada e secreta foi utilizada nas mortes.
Algumas pessoas acreditam que foi um acidente militar que foi encoberto; há registros de bombas aéreas sendo testadas pelos militares russos na área na época em que os alpinistas estavam lá. As bombas detonavam um ou dois metros antes que caíssem no chão e causavam danos semelhantes aos experimentados pelos alpinistas, danos internos pesados com muito pouco trauma externo. Havia também esferas brilhantes no céu naquela vizinhança, possivelmente causadas por tal tipo de munição. Essa teoria usa animais para explicar as partes que faltam em Dubinina. As pessoas acreditam que os corpos foram movidos; fotos da tenda mostram que ela aparentemente foi erguida incorretamente, algo que é improvável que esses alpinistas experientes tenham feito.(Corpos de dois integrantes da equipe de esquiadores. Actedita - se que os mesmos possam ter sido movidos na tentativa dos militares soviéticos de encobrirem um possível homicídio .)
Esta teoria, em particular quando se especula sobre armas radiológicas, baseia-se em parte na descoberta da radioatividade em algumas das roupas, bem como nos corpos descritos por parentes como tendo pele alaranjada e cabelos grisalhos. No entanto, a dispersão radioativa teria afetado todos os alpinistas e seus equipamentos em vez de apenas alguns deles e a descoloração da pele e do cabelo pode ser explicada por um processo natural de mumificação após três meses de exposição ao frio extremo e aos ventos. Além disso, a supressão inicial dos arquivos relativos ao desaparecimento do grupo pelas autoridades soviéticas é algumas vezes mencionada como evidência de um encobrimento, mas a ocultação de informações sobre incidentes domésticos era um procedimento padrão na URSS e, portanto, longe de ser peculiar. E no final dos anos 1980, todos os arquivos de Dyatlov haviam sido liberados de alguma maneira. Apesar das evidências claras do envolvimento soviético no caso , diante de outras pistas já citadas parece pouco provável . Ao sugerir o ataque por armas químicas , no mínimo deveria no local haver estilhaços ou restos (fragmentos), já que essas bombas explodiram no ar , obviamente estariam espelhadas por todo o acampamento . No entanto nada foi encontrado , nenhum vestígio de explosão , apenas nos corpos fora encontrada radiação , seria pouco provável então uma bomba explodir e ter afetado apenas os jovens esquiadores, ressaltando que a mesma teoria sugere que os restos do corpo de dubimina teriam sido devorados por animais o que também vai contra o fato de não se ter achado pegadas ou rastros recentes de animais por ali . O fato de os corpos terem se mumificado em um prazo de apenas de três meses pode ser explicado a intensa exposição ao frio intenso da região , não exatamente efeitos de uma arma química .
Todas as teorias de fato apresentam um caráter convincente , mas não sendo confirmadas pelo veredito , não passam de meras especulações, já que no final ambas foram descartadas , assim como a teoria da tribo local ( os Mansi), terem atacado os jovens e cometendo o crime , o próprio líder da tribo afirma que eles não costumam passar por ali devido ao temor de entidades que saem por uma espécie de portal entre o mundo dos vivos e dos mortos que poderiam levar a vida das pessoas que ali estivessem .
A tribo russa Mansi vive em várias partes do enorme e gelado deserto da Sibéria.
Parece cada vez mais distante chegar a uma conclusão do que de fato teria acontecido com aqueles pobres esquiadores tornado este incidente o mais sinistro e sombrio de toda a história soviética !!!
VOCÊ ESTÁ LENDO
The Dyatlov Pass : Horror nos montes Urais
Mystery / Thrillero livro retrata o caso que ficou conhecido como incidente do passo de Dyatlov onde 9 pessoas foram encontradas mortas sobre circunstâncias misteriosas nos montes Urais na Rússia por volta de 1959 . O mais intrigante foi o fato do inquérito final te...