Deus não nos envia aflições para nos prostrar, mas para nos erguermos pela fé
Por
Silvio Dutra
Dez/2019
A474
Alves, Silvio Dutra
Deus não nos envia aflições para nos prostrar,
mas para nos erguermos pela fé
Silvio Dutra Alves – Rio de Janeiro, 2019.
51p.; 14,8 x21cm
1. Teologia. 2. Vida Cristã. 3. Fé 4. Graça
I. Título.
CDD 252
"13 Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros.
14 Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.
15 Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.
16 Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna.
17 Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando." (Tiago 4.13-17)
Uma das expressões mais usadas para expressar a expectativa quanto à realização de projetos futuros é: "se Deus quiser", faremos, iremos, teremos etc. Todavia, o que menos é considerado por aqueles que assim se expressam, é qual seja de fato a vontade de Deus para suas vidas.
As palavras do apóstolo Tiago, em nosso texto, foram escritas por ele em um contexto de exortação ao exercício da fé, sobretudo nas tentações e provações, objetivando-se alcançar um procedimento paciente que glorifique a Deus.
É neste contexto que devemos então buscar entender qual foi o significado principal pretendido por ele ao dizer: "Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo."
Ele aponta a brevidade da nossa vida neste mundo, e a nossa incompleta suficiência própria para viver de modo agradável a Deus, de modo que somos inteiramente dependentes não apenas da vontade de Deus para sermos ajudados em nossas tribulações, como também quanto a sermos convocados ou não por Ele a passarmos por elas.
Se ficássemos sempre à mercê de nossas próprias possibilidades e capacidades, ficando fora da esfera de proteção divina, de há muito seríamos destruídos pelos poderes das trevas, cujo ministério é o de matar, roubar e destruir, pois é somente nisto que Satanás e os demônios se aplicam.
Se para propósitos específicos, sobretudo de prover crescimento espiritual aos crentes, Deus pode reter a ajuda da graça em determinada ocasião, para que aprendam a exercitar a fé contra os poderes malignos que os atacarão, e que não há neles próprios qualquer força ou capacidade para vencê-los, pois isto é feito somente por Jesus.
YOU ARE READING
Deus não nos Envia Aflições para nos Prostrar mas para nos erguermos pela fé
SpiritualExposição do tema a partir do seguinte texto bíblico: "Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois...