Um texto sobre ter coragem de partir, independentemente do amor que ainda sinta.

6K 226 16
                                    

Aos 17, no meu primeiro amor, eu pensava que amar era insistir até quando eu mesmo duvidasse, achava que amor era persistir apesar de tudo e nunca desistir mesmo que doesse.
Aos 26, declaro que amor é deixar ir, e acredito que a gente também precisa partir por amor (próprio).
Algumas pessoas aprenderam bem mais cedo. Aos 15, aos 16, aos 20. Enfim, essa relação abusiva à qual me refiro durou sete anos, talvez por isso tanto tempo pra cair a ficha e ter a coragem de partir. Aos 20, ainda que soubesse disso, faltava coragem pra ir. Mas cada pessoa tem seu tempo. E não importa o tempo que passe, o que importa mesmo é a coragem de ir embora.
Ainda bem que o tempo passa e a genge se transforma. A maturidade faz a gente enxergar além das nossas vontades, e então a gente passa a perceber o quão importante é saber separar aquilo que queremos do que precisamos realmente. E às vezes a gente quer tanto manter algo a ponto de não enxergar que não precisa mais manter e que, talvez, a escolha mais sincera seja ir.
Você pode não entender agora a razão de alguém amar muito outra pessoa e, ainda sim, ir embora. Talvez você veja o amor como um ato de permanência, mas, na verdade, essa é a parte mais conveniente dele; a difícil, aquela em que não sabemos decifrar a magnitude da dor; aquela de que todo mundo tem medo, e com a qual muitos de nós não sabe lidar, é a partida. E partir é um ato revolucionário do amor.

O amor é sim estadia, concordo. Mas é também retirada. E tudo bem você achar isso absurdo, eu também achava, mas aqui escrevo, sobre mim, sobre um cara que amou a ponto de imaginar que jamais iria ter coragem de deixar alguém pra trás. Que amou ao ponto de usar todas as forças que tinha pra manter uma relação de pé, mas percebeu que amor não é sustentar tudo sozinho.

Esse texto é sobre finais, sim, de fato. Mas também é sobre compreender que nem sempre amar é permanecer, é sobre ter a capacidade de enxergar o momento de ir embora, não porque você deixou de amar o outro, mas sim porque você precisa se amar mais.

E tudo bem, você vai entender o significado do amor quando quiser ficar por amor o outro, e ainda assim precisar ir por amor a si mesmo.

PARA TODAS AS PESSOAS INTENSAS Onde histórias criam vida. Descubra agora