Conteúdo Geral

17 1 0
                                    

PARTE II

CAPÍTULO 2.

APOSTASIA PARCIAL DO EVANGELHO - PRETENSÃO DA IGREJA DE ROMA CONTRA A CARGA DESTE MAL EXAMINADO E REJEITADO.

A APOSTASIA do evangelho é total ou parcial. Dos primeiros, tratamos em uma instância alta e sinalizadora. Quando os homens, deliberadamente e maliciosamente (porque não podem fazê-lo intencionalmente, mas devem fazê-lo intencionalmente), renunciam a Jesus Cristo como sedutor e malfeitor, repassando seu sufrágio aos judeus, pelos quais ele foi crucificado, eles entram naquela parte do inferno. e trevas que constituem adequadamente esse pecado. Seria bom para essas pessoas se a culpa delas não tivesse outro agravamento além do daqueles que, na verdade, "com mãos perversas o mataram e o crucificaram em um madeiro". Mas, elevando-se ao desprezo por todos os meios de convicção e evidências da verdade que se Deus nos conceder neste mundo, eles se lançam sem aquela linha de misericórdia e perdão divinos, com os quais alguns dos outros estavam envolvidos. Assim é com muitos neste dia no mundo, que com corações perversos e mentes cegas, em busca de concupiscências carnais, voluntária e obstinadamente abraçam o islamismo, com uma renúncia aberta a Cristo e ao evangelho. Para essas pessoas, não resta mais que "uma procura temerosa de julgamento e indignação inflamada que devorará os adversários." Não que eu jogasse todas as pessoas que possam realmente ser apressadas para esta abominação sob a mesma terrível sentença, visto que o caso em geral admitirá muitas diferenças circunstanciais, se não alterar a natureza do crime, mas descartando coisas para vários eventos. Não apenas as apreensões de poderosas tentações, com pavor e terror, que abalam os poderes da natureza a ponto de interceptar a influência da luz e as convicções da verdade, reivindicam uma isenção de uma determinação decretatória sob esta sentença; mas outros casos também podem ser atendidos com algumas circunstâncias aliviadoras que, preservando suas mentes e almas da malícia voluntária, deixam espaço para o exercício da graça soberana. Eu mesmo sabia que uma pessoa, sim, estava familiarizado com ela, e ajudei-a nas preocupações de sua alma, que nas Índias se tornou maometana, foi realmente iniciada pela circuncisão em sua superstição e viveu em sua prática externa por um ano ou dois, que ainda estava sinceramente recuperada para o arrependimento e morreu na fé do Filho de Deus.

Apostasia parcial é todo crime contra o evangelho que participa da natureza do outro em qualquer medida ou grau; e o que quer que faça uma adesão à culpa de "crucificar o Filho de Deus novamente e expô-lo à vergonha": ​​pois é somente no evangelho e na igreja que ele agora pode sofrer com os filhos dos homens. Quando qualquer princípio importante da verdade evangélica é abandonado e renunciado, especialmente quando muitos deles o são; quando a regra de obediência prescrita pelo evangelho é habitualmente negligenciada; quando os homens acreditam de outra maneira que ele ensina, e vivem de outra maneira que ele exige, há uma apostasia parcial, cuja culpa e perigo respondem aos graus e medidas aos quais, em cada tipo, ela procede.

E é isso que podemos cobrar, sim, que o Senhor Jesus Cristo em sua palavra cobra, em todas as nações sob o céu, onde o evangelho é professado publicamente. Os homens estão aptos a agradar a si mesmos, a aprovar seu próprio estado e condição, nos quais eles moldaram para si mesmos descanso e satisfação. As igrejas se contentam com sua ordem externa e administrações, especialmente quando acompanhadas de vantagens seculares, e afirmam ferozmente que tudo está bem, e o evangelho obedecido suficientemente, enquanto sua constituição externa é preservada e suas leis de ordem mantidas invioláveis. Sobre eles está o mundo repleto de infiltrações infinitas, em que a maioria visa apenas ao sucesso em suas competições especiais. Restam apenas alguns que se queixam infrutiferamente de que, sob todos esses conflitos, a glória, o poder e a pureza da religião cristã se perdem no mundo. E é sabido que o julgamento de Cristo a respeito das igrejas, quanto ao seu bom ou mau estado espiritual, está muitas vezes muito distante do poder deles. Não foi apenas por causa deles, mas como um aviso a todos os outros em todas as épocas, que é registrado em um registro eterno, que quando a igreja de Laodiceia julgou e declarou sem hesitação que ela era "rica e aumentada com bens, e não precisava de nada", o Senhor Jesus Cristo, "o Amém, a testemunha fiel e verdadeira", a pronunciava como "infeliz, e miserável, e pobre, e cega e nua".

You've reached the end of published parts.

⏰ Last updated: Feb 16, 2020 ⏰

Add this story to your Library to get notified about new parts!

Natureza e Causas da Apostasia - Parte  2Where stories live. Discover now