Capítulo um- A desgraça!

10 1 0
                                    



-sinhô por favor eu tenho três filho,o mais velho foi trabaiá na capitá,o mais novo uma famía tá tomando de conta,eu quero que o sinhô empregue esse! ~~(dizia o senhor Cícero implorando ao senhor Nicolau)~~

-nós não estamos precisando de novos trabalhadores,mas sei que os Moura estão precisando de trabalhadores pra campinar! ~~(diz o Nicolau se sentando em uma cadeira de madeira manual e puxando as pernas da calça incomodado com o calor devido ao seu peso e barriga saliente)~~

-não sinhô ele tá estudanu eu não quero que ele caleje as mãos por causa da enxada eu quero que ele vire um dotô ou um coroné da puliça como foi meu finado pai! ~~(diz o Cícero com olhar de súplica)~~

-eu já disse meu senhor não estamos precisando de trabalhadores! ~~(Nicolau começa a arfar)~~

-pelo amor a nosso Senhô e pela santa mãe de Deus ~~(disse Cícero olhando para o rosário ao redor do pescoço do homem roliço)~~

-mas em que esse menino vai me ter serventia? ~~(pergunta Nicolau enxugando com as mangas da blusa o suor que desce pela testa)~~

-ele pode ser seu mordomo,da sua mulhé ou de suas fía ~~(diz Cícero e Nicolau quis rir mas já tinha concordado em contratar o menino)~~

-quantos anos ele tem? ~~(pergunta Nicolau)~~

-treze sinhô é quase homem feito ~~(diz Cícero orgulhoso do filho)~~

-traga ele! ~~(Nicolau virou as costas e Cícero foi buscar o filho que estava sentado em uma janela olhando para o nada)~~


No outro dia na escola essa foi a notícia entre William e Camilo.

-ha ha ha ah,tu vai ser mordomo?! ~~(William o garoto de pequeno bigode e cabelos negros e olhos castanhos ria)~~

-ah mas pelo menos você vai ganhar bem não é? ~~(disse Camilo o loiro com trajeitos femininos)~~


Veio a mente do garoto o que o gordo havia dito:

-não espere grande coisa,se eu não te contratasse seu pai ia me fazer infartar,você não vai ganhar salário pois aqui vai ter o que comer e se precisar de vestir a Damiana tá aí pra isso pra te arranjar roupas! ~~(disse o homem gordo e negro,o menino não se importou aquela semana já o havia calejado demais nunca que ele imaginaria uma coisa daquelas com a família toda dividida)~~


O menino se voltou para o presente:

-vamos pra dentro o professor chegou! ~~(o menino queria evitar o assunto)~~~

-Sandro não fica assim não cara essas coisas acontecem! ~~(William tentou o confortar com um forte tapa nas costas que o fez gemer de dor)~~

-a mulher é a desgraça de todo homem,você não viu o que aconteceu com Adão e Eva o catequista falou sobre isso na catequese da semana passada! ~~(disse Camilo com as mão nos ombros de Sandro que se esquivou e Wiliam o olhou estranho,o jeito de andar,falar e se comportar eram suspeitos todo mundo comentava mas William e Sandro eram amigos de Camilo  desde que entraram na escola do povoado e não seria isso que iria abalar a amizade de longa data)~~

-mas fala aí você é mordomo de quem da mulher do Nicolau? ou dele? ~~(pergunta William)~~

-ele e a mulher viajaram para a central do país e eu vou ser mordomo da filha deles! ~~(diz Sandro abrindo um pacote de amendoim e oferecendo aos amigos)~~

-vish vai ser babá de pirralha! ~~(disse William com um sorriso malicioso e tirando um punhado de amendoim do pacote de amendoins que o amigo ofereceu)~~


Enquanto Sandro estudava pela irmã na escola do povoado,Carla a garotinha de seis anos que estava sob seu cuidado estudava em uma escola no povoado ao lado do sítio onde moravam,as palavras que Nicolau disse antes de viajar ecoavam na mente do menino de treze anos "cuide de minha filha como se fosse sua que Damiana vai cuidar de vocês como uma irmã e Ailton como um avô",laços de família...ele estava pensativo pois os laços da família dele tinham se desfeito por algo inesperado para ele e os irmãos mas premeditado pelos adultos.

Naquela tarde os novos serviços que Sandro prestaria deveriam ser executados.


-brinca comigo ~~(disse Carla)~~

-de boneca? não eu não quero e não posso! ~~(disse Sandro como se tivesse sido insultado)~~

-por quê não pode? ~~(Carla arregalou os olhinhos negros para ele)~~

-eu sou um menino,ou melhor sou quase um homem adulto pega mal eu brincar de bonecas! ~~(disse Sandro desfazendo-se das bonecas da garotinha)~~

-ahh e quem disse isso que meninos não brincam de bonecas?!,e quem inventou isso de coisas de meninos e coisas de meninas? ~~(Carla era bem esperta para seus poucos seis anos de vida e fazia perguntas que fazia um adulto pensar)~~

-não importa quem inventou,eu não vou brincar com você até porque não sou sua babá! ~~(disse Sandro decidido)~~

-você é meu mordomo não sei o que isso significa mas pelo que a minha mãe disse você deve fazer tudo o que eu quiser,você sabia disso? ~~(disse a menininha e ela tinha razão o Sandro fez sua pesquisa na internet e viu o que um mordomo deveria fazer,ele soube por um conhecido que seu pai implorou para ele está ali por isso sentiu o peso da vergonha, se calou e se prontificou a cumprir todos os caprichos da menininha)~~

-humm vai brincar comigo? ~~(pergunta ela)~~

-vou! ~~(disse Sandro depois de um longo suspiro)~~


Ele se sentou no chão sob um tapete de camurça azul-petróleo e pegou uma boneca em mãos.


-ela é pesada, ela deve ter um ano ou dois mais ou menos,e pelo visto você deve ser racista ~~(disse a menininha)~~

-claro que não ~~(Sandro se sentiu ofendido)~~

-você escolheu a loirinha,olhos azuis e cabelos lisos e não a negra de cabelo afro...talvez você seja racista e não goste de pessoas como eu! ~~(disse a menina enquanto mexia em uma maleta com acessórios de bonecas)~~

-eu não sou racista,n-nada a ver você está imaginando coisas! ~~(disse Sandro envergonhado mas ele não mentia)~~

-relaxa eu tô brincando,minha mãe disse que racismo dá cadeia mas eu não gostaria que ninguém fosse preso por achar a cor da minha pele feia,sabe eu nem ligo e eu gosto da minha cor me lembra chocolate e eu amo chocolate! ~~(disse a menina sorrindo e o Sandro ficou olhando boquiaberto a esperteza da garota)~~ 

-você escolheu bem a boneca ela se parece com você e tem bem mais cara de ser sua filha,mas você é um pai terrível por não ver que ela está chorando de fome toma aqui a mamadeira dela o leite esfriou pode dá pra ela,assim óhh mas fica de olho para ela não engasgar! ~~(disse a menininha colocando a mamadeira na boca da boneca e fazendo o garoto segurar)~~

-e como sei se ela se engasgou? ~~(pergunta Sandro)~~

-se ela ficar roxa! ~~(diz a menininha virando de costas enquanto troca a fralda de sua bebê reborn)~~

-o nome da sua é Joaquina veio na certidão! e a minha Fernanda! ~~(diz a menininha brincando com a boneca)~~

-não gosto do nome Joaquina! ~~(diz Sandro)~~

-o que eu posso fazer se veio na certidão? ~~(diz Carla)~~



CONTINUA...







You've reached the end of published parts.

⏰ Last updated: Mar 14, 2020 ⏰

Add this story to your Library to get notified about new parts!

Nobre Senhorita-milly3323,Lyly2357Where stories live. Discover now