Jonas
São Paulo é uma cidade-monstro. Quando decidi (ou fui levado pelas consequências, já não sei) vir morar aqui, sabia que as coisas não seriam fáceis. Nasci e cresci em Curitiba. A única coisa que sei fazer é escrever e revisar textos, portanto eu necessitava mudar para uma cidade ainda maior se quisesse sobreviver.
Bem, para começar eu me chamo Jonas e só possuo um sobrenome: Papandrea. Jonas Papandrea – nada que me orgulha. Pareceria óbvio que sou filho de mãe solteira, mas não – o meu pai fez o meu registro e, cretino que era, colocou só o nome dele. Não se sabe que diabos de cartório hoje em dia faz isso, ou melhor, fazia há 30 anos, fato é que, mesmo depois que um trem passou por cima dele (eu tinha três anos de idade na época), minha mãe nunca fez questão de incluir o sobrenome dela no meu.
Anteontem eu estava em Curitiba, acertando as coisas para a mudança. A mãe morreu faz pouco tempo. Câncer no fígado – descobriu e morreu (coisa rápida). Nunca tivemos casa própria. Nem carro. Nem soma de dinheiro razoável no banco. Fiz Letras pela Universidade Federal. Trabalhei como professor de escola particular durante algum tempo – salário de miséria que completava com a miséria do salário da minha mãe e, assim, sobrevivíamos.
Nessa história eu não perdi somente a minha mãe – perdi a namorada.
Minha namorada era linda, se chamava Jordana. Até o nome dela era lindo. Eu me apaixonei por ela assim que a vi no primeiro dia de aula – tempos de ensino médio. O namoro sobreviveu ao ensino médio. Na faculdade, cada um escolheu um lado, mas o namoro continuou. Enquanto ela, indecisa, trocava de cursos, eu estudava para tentar uma vaga de mestrado.
O namoro continuou apesar da falta de tempo, pois eu tinha de trabalhar para cuidar de uma mãe doente.
Vivíamos como casados, no apartamento que minha mãe alugava – a moradia, pelo menos, não era uma despesa.
Dividimos muita coisa juntos – boas e ruins. Como recordação, ela levou consigo os meus segredos inofensivos, enquanto eu guardo os dela não tão inofensivos assim. Mas não quero pensar nisso agora.
Acertei com um amigo para dividir o aluguel de um quarto-e-sala na capital paulista. Vendi minha motocicleta, minha bicicleta e meus patins; vendi as coisas de cozinha da minha mãe: panelas, xícaras, pratos, talheres e guardanapos; os poucos móveis que tínhamos, tudo surrado; alguns livros, a máquina de costura dela. Minha mãe gostava de joias e não sei como ela adquiriu, ao logo da vida, um colar, quatro pingentes, sete anéis e doze pares de brincos, tudo de ouro, uns com pedrinhas de brilhantes – vendi tudo, exceto um pingente que coloquei no meu cordão.
Deixei Curitiba com uma mochila nas costas e duas malas grandes de viagem.
O coração apertado – mais pelas incertezas e frustrações do que tristeza em deixar minha terra natal.
– Nove minutos atrasado – Antônio me recepcionou com um abraço apertado.
– Meu Deus, seja razoável – eu disse. Coloquei as duas malas para dentro.
– Acho que o caixão está bem arrumado para recebê-lo – disse Antônio. – Seu Chicão pintou a meia parede da cozinha que estava descascando com a infiltração, trocou a torneira da pia que pingava sem parar, passou uma graxa na janela que estava emperrada fazia meses.
– É. Parece que a minha chegada opera milagres em qualquer lugar – falei, com sarcasmo.
Antônio trabalha com revisão de textos e escreve artigos. Estudou Letras comigo, mas mora em São Paulo há alguns anos.
YOU ARE READING
Herdeiro da Máfia
RomanceJordana, quando criança, passou por uma tragédia familiar que lhe deixaria marcas profundas. Agora, adulta, termina o seu noivado e deixa toda sua vida para trás em busca de justiça. Numa pequena cidade, sob o disfarce de professora, ela sustenta o...