Dicas para criar capas incríveis

56 4 0
                                    

· Dicas para criar capas incríveis

Apesar daquela famosa frase que diz para não julgamos um livro pela capa, sabemos que na prática não é bem assim. Uma capa pode atrair um leitor novo para sua história (ou não). Esse é o nosso primeiro contato com o livro e uma parte importante da identidade da história.

Quer fazer uma capa daquelas? Segue as dicas:

· Use imagens de boa qualidade

Para uma aparência mais profissional, dê preferência a fotos ou ilustrações em HD para estampar seus livros, mesmo (e principalmente) os e-books. Uma dica para a boa resolução é procurar por fotos grandes, na maior resolução possível. Mesmo que o tamanho da capa de um livro do wattpad seja apenas de 512 x 800 pixels, com uma imagem maior você vai ter mais liberdadepara editar a imagem sem correr o risco dela parecer "esticada".

Além disso, evite usar fotos que possam conter direitos autorais, especialmente se seu livro for publicado em sites como a Amazon e outras plataformas não-gratuitas. Existem diversos sites com imagens lindas e de domínio público, e eu pretendo fazer um post com vários em breve :)

· Invista nas cores

Como eu expliquei ali em cima, a capa também se trata de identidade. E uma das formas para construí-la é pensando nas cores que compõem a imagem da capa (caso tenha uma) e que fazem parte da própria história. Dentro do marketing existe a chamada psicologia das cores, um conceito que mostra que as cores podem influenciar nossa percepção sobre um produto e criar o reconhecimento de marca. Pense em marcas de fastfood: às vezes só de olhar para aquele "M" amarelo já bate aquela fome, não é? Esse é o objetivo, deixar o leitor com vontade de devorar sua história (sim, o trocadilho foi 100% intencional).

Sendo assim, procure usar cores que combinam para adicionar elementos extras e o título para um resultado coeso e que passe a vibe da sua história. Por exemplo: se você escreve um livro de terror, faça com que seus leitores já sintam a atmosfera assustadora antes mesmo de começarem o primeiro capítulo.

Caso você queira ir ainda mais além e criar um esquema de cores, minha dica é esse site onde você pode postar uma foto e ele gera automaticamente uma paleta de cores (o site é em inglês, mas é bem simples de usar, não tem mistério!).

· Escolha a fonte

Eu já vi esse erro em várias capas: o autor quer fazer algo diferente e acaba se empolgando na escolha da fonte, e o resultado é um título ou até seu próprio nome se tornarem impossíveis de ler na capa. Ou escolhem uma fonte que é legível, mas que polui a capa, em uma cor berrante que dá dor nos olhos do pobre leitor.

Como evitar isso? Primeiro, evite cores muito "cheguei" para o título (a não ser que a proposta seja justamente essa) ou cores que desapareçam quando colocadas na frente da imagem de capa / plano de fundo. Procure criar um contraste utilizando sua escolha de cores para dar um destaque para o título que não incomode a vista de ninguém.

Já sobre as fontes, é necessário experimentar e procurar por algo que combine com a atmosfera da sua história. Uma boa dica é combinar duas (ou mais) fontes diferentes, sendo uma delas mais "temática" e outra mais "neutra".

Se só de pensar em ficar perdendo horas caçando a fonte perfeita já deu aquela preguiça, calma que eu tenho a solução pra isso.Nesse site, as fontes estão separadas em categorias e você de quebra pode digitar o título da sua história para ver como ele fica em cada uma.

· Cuidado com imagens explicitas

Essa vale especialmente para escritores de temas mais... Adultos.

As capas que possuem imagens muito gráficas de violência ou sexualmente explícitas podem atrapalhar a divulgação do seu livro. O Wattpad, por exemplo, possui uma política de remover imagens que possam conter nudez, atos sexuais, suicídio, entre outros. Agora imagina só, você ter um baita trabalho só para a plataforma retirar e você ficar sem uma capa. Nada legal, não é?

A forma de evitar isso, caso você queira uma capa mais risqué, é se informar.

Leia com atenção todas as letras miúdas sobre as diretrizes de qualquer local que você pretenda publicar sua história. Ou apenas invista em imagens mais "tranquilas".

· Contrate um capista

Apesar de todas as dicas acima, o fato é que: nem todas as pessoas têm vontade, tempo ou habilidades de design para fazer uma capa de livro. E não tem nenhum problema nisso. Se esse for o seu caso, talvez a melhor solução seja contratar um capista. Desde os profissionais top de linha até os iniciantes, existe uma gama variada de pessoas dispostas a fazer edições e ilustrações para transformá-las em belas capas de livros.

Agora, é importante lembrar que: a não ser que o próprio capista esteja disposto a fazer de graça, essas são pessoas que cobram - justamente - pelo seu serviço. Não seja a pessoa que pede por "precinho camarada" após receber o orçamento ou que reclama pelo fato de alguém querer receber por um trabalho feito. Assim como os próprios escritores, capistas podem ser desvalorizados por pessoas dentro e fora do meio literário.

Dito isso, se caso o valor seja mais caro do que você estiver disposto a pagar, não tem problema: existem capistas para todos os bolsos. Assim como o capista não precisa trabalhar de graça, você não precisa vender um rim para conseguir uma capa; e todos saem ganhando!

Pronto para fazer sua capa?

Dicas que valem ouroOnde histórias criam vida. Descubra agora