Capítulo 1

9 0 0
                                    

                                               A Missão de Teófilo

Capítulo I

Estamos no verão, com temperaturas acima de 35 graus. Calor estafante mesmo para a nossa cidade que está a 800 metros acima no nível do mar. Olhando as ruas asfaltadas, percebe-se o mormaço subindo, dando-nos a sensação da temperatura estar acima dos 40 graus. Mesmo assim, as pessoas perambulam para cá e para lá, com seus afazeres, com a preocupação de seus negócios ou, simplesmente, passeando, sem a preocupação do abafamento tão prejudicial à nossa saúde. É a vida que reina nesta cidade, sua população, de mais de um milhão de pessoas, provoca este turbilhão de transeuntes, fazendo parte dela as empresas de transformação, em um bairro afastado; as duas universidades, praticamente dentro das vias urbanas, com mais de quinze mil alunos cada, uma pública e outra privada, formando profissionais especialistas, alimentando um mercado de trabalho rígido e rigoroso, pois somente os melhores são aproveitados nos cargos e salários mais altos, ficando para os menos qualificados os menores salários e as menores funções, mesmo assim, a remuneração está bem acima da média nacional; também as escolas de primeiro e segundo graus, que abraçam mais de duzentos mil alunos, tanto da própria cidade como das cidades circunvizinhas; tem três hospitais, sendo um público, que atendem, geralmente, os doentes da classe baixa, sem condições de ter um plano médico e os outros dois particulares que acolhem os mais abastados, dando um atendimento de excelência, claro que se compararmos com o atendimento geral do país, possuindo profissionais de alta performance, formados na cidade e especializados em universidades internacionais de renome na área de medicina, com aparelhamentos de última geração, inclusive vários importados, únicos no país; também as empresas de serviços, as mais de cinco mil entre lojas, restaurantes e lanchonetes, shopping, só no centro dela. Este comércio geral provoca esta agitação toda, trazendo pessoas da região, das outras cinco cidades ao redor e mesmo de cidades mais distantes. Nossa cidade oferece uma vasta gama de produtos e serviços que, considerando as outras próximas, está bem acima, tanto em quantidade como em qualidade. Em razão desta disponibilidade, podemos considerar que é a causa da riqueza por ela gerada. Estatisticamente, nossa cidade guarda muito mais riqueza e prosperidade que outras de mesmo tamanho. A classe alta, que governa, é considerada uma das mais ricas do país. Em contrapartida, nossa cidade possui uma classe de pobres e miseráveis muito considerável. Os miseráveis buscam estes lugares prósperos e ricos por acreditarem que seus concidadãos ricos tenham senso de caridade e desapego. Quão enganados estão, pois os abastados não têm sentimentos de benevolência, muito pelo contrário. Claro que falamos no geral, não podemos, diante da regra, desconsiderar as pessoas complacentes. Possui esta cidade, também, uma classe média ávida por enriquecer, criando e aproveitando as oportunidades de forma ferina, não dando chance para entrantes. Como se diz, ela copia e se espelha nas sociedades do hemisfério norte, onde a devastação e a apropriação indébita regeram e regem suas vidas, seus negócios. Tudo em nome de um Deus que permite tudo, desde que seja para proveito próprio. Até seu símbolo de riqueza vem expresso neste conchavo. Não podemos deixar de registrar que a tecnologia gerada é de ponta, que seus profissionais são cobiçados por outras instituições do país, que os equipamentos fabricados e desenvolvidos são requisitados por várias empresas nacionais e internacionais, causando uma valorização imensa em razão da lei de mercado, oferta pequena para uma procura muito expressiva. Esta valoração, tanto de produtos como de serviços, tem gerado um acúmulo de riquezas para nossa cidade, que é apontada pela estatística como o município de maior geração de riqueza. Claro que esta situação causa maior concentração de renda nas mãos de poucas pessoas. A classe rica fica mais rica, mas também há uma sobra maior para as classes logo abaixo. A cada ano, nossa cidade passa por grandes alterações nas suas estrutura e infraestrutura devido sua expansão populacional, habitacional e mercadológica.

A Missão de TeófiloOnde histórias criam vida. Descubra agora