Quem seria o meu herói? Ou melhor, minha heroína. Ela não usa capa ou escudo, nem precisa de uma máscara para esconder-lhe o rosto. Todos esses adornos se fazem desnecessários, já que ela não pode ser vista.
Mas, afinal, "Quem é sua heroína?" Você deve estar se perguntando, pois bem, eu irei lhe responder, é a minha mente! Esta que me salva todos os dias, me salva da ignorância, da influência de pessoas tolas que acatam todos os padrões impostos pela sociedade. É como se eu conseguisse iluminar um mundo preto e branco ao meu redor, tudo graças à minha heroína, que é capaz de me fazer ver o que outras pessoas não percebem, e me dá a coragem para me manifestar e não guardar isso pra mim. Que coisas seriam essas? Do que eu estou falando? Pode se acalmar, meu papel aqui é fazer com que você possa ver o que eu vejo!
Deixe-me te fazer duas perguntas: qual é o sentido da vida? Por que a escola existe? São dois questionamentos distintos, mas suas respostas se emparelham.
O ambiente escolar foi criado para formar pessoas de sucesso, ao menos é nisso que se acredita, que elas vão ter futuros brilhantes e felizes, mas, no final, sabemos que termina do mesmo jeito. Aqueles que conseguiram o tão sonhado futuro de "sucesso" usaram todo o seu tempo para estudar na adolescência e pouco aproveitaram, fizeram o mesmo na faculdade e não podiam mais fazer coisas importantes pelas quais tinham uma certa paixão, depois de adultos e já maduros, acabam por exaurir suas forças com trabalho e mais trabalho, para enfim conseguir suas vidas felizes, mas, no fim, não desfrutam de nada disso e não conseguem aproveitar as coisas realmente importantes, viram pessoas vazias e depressivas que dependem de remédios para se sentirem bem, essas pessoas viram máquinas, robôs de carne e osso que pressionam seus filhos a se tornar como eles, e esse ciclo vicioso vai se repetindo. Até quando? A sociedade sempre influenciando os jovens a se tornarem robôs mecanizados que apenas seguem o fluxo ditado, que viram médicos, políticos, advogados e coisas do tipo. Não influenciam mais a verdadeira vida, não valorizam mais a criação de verdadeiros artistas, eles existem, mas não são apoiados pela sociedade como um todo, contam apenas com o apoio de um pequeno grupo de admiradores. E quando há a possibilidade de uma nova mente diferenciada surgir, uma mente que foge dos padrões impostos e que anda contra a correnteza, a sociedade a reprime, juntamente com certos ensinamentos da escola.
Digo tudo isso por que é o que eu vejo. Sendo reconhecida como uma nerd na sala, uma vez me perguntaram o que eu gostaria de fazer no futuro, respondi sem pestanejar que queria ser uma escritora, se eu tivesse dito que pretendia me tornar advogada teria ouvido motivações como: "Tem um grande futuro" ou até mesmo "você é capaz". Como não foi essa a minha resposta eu apenas ouvi um "que desperdício, com a sua inteligência você poderia ser muito mais!" Palavras tolas de uma pessoa tola cuja mente fechada está impregnada por estereótipos impostos a ela pela sociedade, infelizmente, pessoas assim são a maioria que predomina no mundo em que vivemos, de fato, este mundo em questão precisa de mais mentes progressistas, estas que crescem mais a cada dia apesar da esmagadora desmotivação, mas eu acredito que, um dia, a humanidade irá abrir os olhos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Apenas Um Desabafo
Non-FictionApenas um desabafo Apenas um texto para o público que não enxerga o que está diante de seus olhos Apenas pensamentos que alguns tem, mas não possuem coragem de falar Apenas uma pessoa que se cansou de seguir a maré da opinião pública É apenas um d...