- Foram tempos difíceis, Nina. - Dona Julia olhou pela Janela e logo sentiu suas memórias voltando - Já fazem 60 anos que tudo aconteceu, e não tem um só minuto que eu não me lembre daquele ano.
- Que ano, vó? - Nina Questionou olhando nos olhos da avó e vendo que apesar de estar feliz, ela sentia dor, e queria conversar com alguém.
- 2020, o pior ano da história, posso assim falar. - Dona Julia tornou a olhar para as duas e abriu um leve sorriso - Mas eu era nova, minha mãe era pobre e não tínhamos muito entretenimento.
- Deve ter sido bem difícil mesmo, Dona Júlia. - Kamila segurou a mão da senhora e sentiu o frio que passava pelo corpo dela - Não precisa contar se não estiver a vontade.
- Jovem Kamila, esse aperto de mão não seria possível naquele tempo. - Dona Júlia apertou bem a mão de Kamila, como se sentisse saudade - Todo mundo foi proibido de se cumprimentarem, de se beijarem, de verem suas famílias.. o isolamento foi muito cruel.
- Mas vó, isso que aconteceu está nos registros que estudamos. Foi um tipo de vírus que causou tudo isso; uma doença chamada Covid-19 - Nina falou abrindo um holograma em seu relógio.
- Nina, eu não ousaria repetir essa palavra. - Dona Júlia sentiu arrepios quando Nina falou - eu vou te contar como foi viver naquele tempo.
- Estamos ansiosas, Dona Júlia - Kamila falou enquanto cruzava suas pernas para ouvir atentamente.
- Pois bem, tem coisas que aconteceram naquele-ano que não estão nos registros, vocês têm que procurar de forma mais específica algumas dessas coisas. - Dona Júlia se inclinou para pegar seu tablet e começou a teclar - O ano começou com uma ameaça de guerra dos Estados Unidos contra o Irã.
- Sim, isso nós estudamos...
- Um pouquinho antes disso, em 2019, surgia na china um vírus que aparentemente seria só de resfriado, mas não foi bem assim, naquele-ano o vírus chegou ao Brasil. - Dona Júlia se recusava a falar o número 2020, dava pra ver em seus olhos - Tudo começou a ser cancelado e tudo ficou muito estranho por aqui.
- Mas alguma coisa de bom ocorreu em…
- Naquele-ano. - disse Dona Júlia interrompendo Nina - Antes que tudo fosse fechado, existia um programa de televisão chamado Big Brother. Pessoas ficavam confinadas durante 3 meses por um milhão e meio de reais. - Dona Júlia finalmente mostrou sua pesquisa no tablet - Essas pessoas levaram entretenimento para muitas pessoas.
- Dessas pessoas, vó, tem alguém vivo? - Nina questionou.
- Pelo que se sabe, todas elas tiveram suas mentes resguardadas em chips, mas isso foi bem depois de tudo. - Dona Júlia olhava para duas mulheres da foto e respirava fundo - Era a única forma de ficarmos em casa sem enlouquecer.
- O que tinha de tão especial? - questionou Kamila.
- Todos os tipos de pessoas que você imaginar: um coreano mágico, uma sexóloga que namorava com um bissexual, um grupo de macho que se achavam demais e acabaram extintos e grupos de mulheres muito fortes. Esse BBB teve como vencedora a Thelma, única mulher preta da edição.
- Então por que não sabemos de nada dessas coisas, se foi tão importante assim? - Nina já pesquisava em seu relógio por registros de hologramas sobre o BBB - Não tem nada.
- O BBB era de uma grande empresa, só que a mesma chegou a falência depois desse programa, nunca mais eles conseguiram um programa tão consistente. - Dona Júlia pegou o tablet mais uma vez e agora ela abria uma foto de duas pessoas apenas - Essas são Gizelly e Rafaella, foi por causa dessas duas que tudo valeu a pena.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Black GIRAFA
Science FictionUm mundo já evoluido onde mentes já são preservadas em cerebros artificiais foi o unico jeito de solucionar o caos deixado por um virus poderoso que se alastrou pela terra no passado. As pessoas passaram a utilizar realidades de outras pessoas para...