Paulo Dalla Nora Macedo— Fornecer um excelente serviço ou produto é um começo fantástico para manter uma base de clientes ou referências leais. Só isso não é suficiente. é quase trágico quando um cliente feliz encaminha negócios para alguém que não seja você porque eles não tinham certeza de que você ainda estava negociando. Quando isso acontece, é culpa da pessoa de marketing da empresa.
Os clientes nunca devem esquecer que você existe e está no negócio. Independentemente do nível de habilidade e qualidade, a principal tarefa de uma empresa é o marketing. Sem clientes para atender, realmente não há muita atividade comercial para se falar. Sem marketing, não haverá clientes suficientes ou suficientes para servir. Agora vá ao mercado.
Parece que muitos proprietários de negócios acreditam que ser bom no que faz é tudo o que você precisa para obter todos os negócios que deseja. Isso está longe de ser verdade e muitas pessoas qualificadas iniciam e saem do mercado todos os anos devido à falta de marketing.
Imagine um carpinteiro muito qualificado e que produz produtos de alta qualidade, como armários e vestidos. Nenhum outro carpinteiro pode fazer armários de cozinha tão bem quanto ele. Ele decide entrar no negócio por si mesmo. Ele monta sua oficina de marcenaria em sua garagem, onde ele já possui todas as ferramentas necessárias. Tudo o que ele precisa agora é de alguns clientes. Ele espera o telefone tocar, mas nada acontece. Ele espera duas semanas e ainda não recebe ligações de ninguém interessado em suas habilidades. O problema é que ninguém sabe quem ele é ou o que ele é altamente qualificado na fabricação de gabinetes. ele nunca disse que está disponível para locação. Ele não se comercializou.
A principal tarefa que deve ser concluída para todos os negócios é a tarefa de marketing. O marketing deve ser feito de forma consistente. Mesmo se você estiver no mercado há vários anos e tiver clientes fiéis do passado, ainda precisará comercializar. Sempre é necessário encontrar novos clientes.
Também é importante manter contato com eles. Você nunca quer que seus clientes e fontes de referência esqueçam você e seu serviço. Clientes antigos felizes são os mais fáceis de vender novamente. Eles já sabem, gostam e confiam em você. Com os clientes anteriores, você precisa manter contato e informar sobre outros serviços que você fornece.
Paulo Dalla Nora Macedo é especialista em marketing, estratégia, captação de recursos, planejamento de negócios, capital de risco, inovação e crescimento. Profissional forte em desenvolvimento de negócios, com MBA pelo INSEAD e graduação em Marketing pela U.C. Berkeley.
YOU ARE READING
Paulo Dalla Nora Macedo -Marketing de Necessidades Qualificadas
PoetryPaulo Dalla Nora Macedo é especialista em marketing, estratégia, captação de recursos, planejamento de negócios, capital de risco, inovação e crescimento. Profissional forte em desenvolvimento de negócios, com MBA pelo INSEAD e graduação em Marketin...