Biologia/transporte Celular

8 0 0
                                    


                         Mapa mental

Transporte na Membrana Plasmática: biologia Enem e Encceja

Osmose, Fagocitose, Bomba de Cálcio e Bomba de Potássio. Revise Biologia Enem para mandar bem nas questões sobre o transporte passivo e ativo na membrana plasmática.

Transporte Celular através da Membrana Plasmática é conteúdo essencial de Biologia para o vestibular e o Enem. Confira Osmose, Fagocitose, Bomba de Cálcio e Bomba de Potássio.

Sumário  Ocultar 

1 Veja o que mais cai de Biologia no Enem

2 Exercícios

A membrana plasmática é uma estrutura semipermeável da céula, ou seja, com permeabilidade seletiva. Essa característica permite que a célula troque substâncias com o meio extracelular, tais como como glicose, aminoácidos, oxigênio, gás carbônico, amônia, sais minerais e água, por exemplo.

Essa troca de substâncias é de fundamental importância para a célula, tendo em vista que ela absorve, produz, consome e elimina inúmeras substâncias em seu metabolismo.

Veja como fazer a Redação do Enem

Se você está achando muito complicado este começo da revisão sobre Transporte de Substâncias a dica é dar uma paradinha e olhar agora mesmo esta aula especial sobre Parede Celular, Glicocálix, Membrana Plasmática e os Envoltórios Celulares: Clique na imagem acima para revisar a aula especial antes de prosseguir neste post. As principais organelas celulares são o Complexo de Golgi, o Retículo Endoplasmático, as Mitocôndrias, os Lisossomos, e os Ribossomos.

O transporte de substâncias que ocorre através da membrana plasmática pode ocorrer de duas formas: O transporte passivo, e o transporte ativo. Veja as características de cada um deles:

O Transporte Passivo

Esse tipo de transporte ocorre sem gasto de energia (ATP). As moléculas são deslocadas sempre à favor do seu gradiente de concentração. Tipos: difusão simples, difusão facilitada, osmose.

1) Difusão simples – É a passagem de moléculas de soluto pequenas (oxigênio, gás carbônico, íons) do meio mais concentrado (hipertônico) para o meio menos concentrado (hipotônico).Caso seja estabelecido a igualdade entre as concentrações, ocorre o equilíbrio dinâmico entre os dois meios, ou seja, para cada molécula que entra, outra sai.Exemplo de transporte passivo: esse processo ocorre durante a hematose nos alvéolos pulmonares, onde o oxigênio entra no sangue e o gás carbônico sai do sangue para o pulmão.

Meus Resumos Para O Enem.Onde histórias criam vida. Descubra agora