Vida e Morte de Marco Renato

5 1 3
                                    

Marco Renato. Esse foi o nome que ficou na boca de boa parte da população por anos. E hoje é o nome de uma antiga ponte, inaugurada alguns anos depois da morte dele. Ruas levam seu nome, e há até uma avenida em outro país que também foi batizada em homenagem a ele. Marco Renato foi morto durante uma perseguição policial. Existem até hoje alguns poucos que ainda debatem se o que o atropelou foi o carro da polícia ou dos bandidos. Houve também os que defenderam que a polícia errou em parar o carro quando percebeu que alguém havia morrido, deixando os bandidos escaparem, mas a maioria afirmava que a culpa era totalmente da polícia. No fim, isso atualmente não importa mais. Marco Renato foi considerado um ícone durante muito tempo, as camisas com o rosto dele estampado se espalharam rápido, assim como sua fama.

Foram descobertos dois poemas escritos por ele, na época da faculdade de artes, que ele não conseguiu concluir. Havia também um quadro pintado por ele, que continha uma árvore vermelha flutuando em um fundo cinzento. Marco Renato foi aclamado como um artista morto antes do auge, uma história triste, que comoveu corações e incendiou muitos admiradores. Um jovem de 30 anos, morto de uma forma tão triste. Ele havia tentado a candidatura como deputado estadual um ano antes, e não venceu. Mas quem dera tivéssemos um Marco Renato como deputado nesse país. Quão grande seria a diferença. Se hoje ele se candidatasse a presidente, com toda certeza venceria. Marco Renato se tornou um símbolo de justiça, e de muitas outras coisas que agradam o povo. Seu nome aparece na maioria dos livros de história.

Cento e dois anos após sua morte ele ainda é lembrado, e admirado por pessoas como eu. Eu passei muitos dias pensando em como seria se Marco Renato não tivesse morrido naquele dia. Como a realidade de hoje estaria diferente. E chegou uma época em que eu me cansei de pensar nisso, afinal, era passado, e o passado não se muda. Felizmente o destino me colocou em uma posição e em um momento em que eu não só voltaria a imaginar como as coisas seriam se Marco Renato não tivesse morrido. Minha formação me levou até um grupo de pesquisa que estava calculando as possibilidades acerca de viagem no tempo. E finalmente chegamos a uma conclusão.

Eu tinha todo o acesso às pesquisas, e ajudei na montagem da primeira máquina do tempo. Aquele era o momento perfeito para eu parar de pensar sobre como seria se Marco Renato não tivesse morrido, e descobrir como realmente seria.

Preparei-me o dia inteiro para aquilo. Uma companheira de pesquisa me ajudaria naquele primeiro teste de viagem no tempo. Eu finalmente consegui. Viajei pelas entrelinhas do tempo, retornando para o dia em que Marco Renato iria morrer. Eu o encontrei, parei-o no meio da rua, perguntei as horas e impedi que ele continuasse para o caminho por onde seguia. Os carros em perseguição passaram e Marco Renato ainda estava vivo. Corri ansioso para um canto escondido e cliquei no botão de retorno.

Eu voltei ao meu tempo, louco para saber como as coisas estariam, como tudo seria mudado por Marco Renato. Quando retornei, a primeira coisa que busquei foram as notícias. Infelizmente elas ainda eram as mesmas. Nada parecia ter mudado. Decidi pesquisar por Marco Renato em todo o lugar. Não havia grande coisa. Ele nunca escreveu um terceiro poema, e nem pintou um segundo quadro. Trancou a faculdade artes, arrumou um emprego, se casou, e morreu na velhice. A vida de Marco Renato não tinha mudado meu futuro. Meu ícone se tornou apenas um homem comum, ordinário, nem seus descendentes tiveram cargos importantes. A única coisa que realmente mudou no meu futuro foram os nomes das ruas, avenidas e pontes, que agora tinham o nome de outros mortos.

Vida e Morte de Marco RenatoOnde histórias criam vida. Descubra agora