"O Sol Também É Uma Estrela" (Nicola Yoon)

18 0 0
                                    

Categoria : Jovem Adulto (Para mim, um livro imperdível, adequado a todas as idades!)
Sinopse: "A história de uma rapariga, um rapaz e o universo.
Natasha: Sou uma rapariga que acredita na ciência e nos factos. Não acredito no destino. Ou nos sonhos que nunca se concretizam. Não sou de todo aquele tipo de rapariga que encontra um rapaz simpático numa rua nova-iorquina cheia de gente e se apaixona por ele. Não quando a minha família está a doze horas de ser deportada para a Jamaica. Apaixonar-me por ele não será a minha história.

Daniel: Sou o bom filho, o bom estudante, correspondendo sempre às elevadas expectativas dos meus pais. Nunca fui o poeta. Ou o sonhador. Mas quando a vejo, esqueço tudo isso. Algo em Natasha faz-me pensar que o destino nos reserva, a ambos, alguma coisa muito mais extraordinária.

O universo: Cada momento das nossas vidas conduziu-nos a este momento único. Há um milhão de futuros perante nós. Qual deles se tornará realidade?" - Nicola Yoon

Diria que a frase que melhor pode descrever este livro será mesmo a primeira da sinopse deste: "A história de uma rapariga, um rapaz e o universo."

Apreciação: Publicado a 1 de novembro de 2016, "O Sol Também É Uma Estrela", de Nicola Yoon, transporta o seus leitores para o mundo de Natasha e  Daniel, dois jovens que se encontram por "ironia do destino". Apesar de viverem em mundos diferentes, Daniel e Natasha também têm aspetos em comum, e trazem consigo temas importantes, entre eles as complicadas relações familiares.
Esta belíssima história, cujo final é completamente diferente do habitual, passa-se apenas em 24 Horas, onde todos os acontecimentos são tratados e descritos pormenorizadamente.
A alternância entre personagens que Nicola nos dá a viver na sua escrita, coloca-nos no lugar no lugar das mesmas, percebendo as suas vivências de uma maneira mais profunda e real. Além da história de Natasha e de Daniel, estão envolvidas histórias de outras personagens que vão aparecendo, de modo a percebermos um pouco do seu passado e das suas atitudes no agora presente. A meu ver, este é o aspeto mais enriquecedor do livro, pois é aquele que trás uma maior riqueza sentimental, ensinado-nos a não julgar-mos outrem "à primeira vista".


" Os corações não se partem.

Os poetas é que dizem que sim.

Os corações não são

De vidro

Nem de osso

Nem de nenhum material

Que lasque,

Que fragmente,

Que quebre.

Não se partem

Aos bocados.

Não se despedaçam.

Os corações mão se partem.

Apenas deixam de funcionar.

Velho relógio de outrora e não h peças para o arranjar. " - Nicola Yoon

Agradecimentos: Obrigada Nicola Yoon, por trazeres aos teus leitores uma visão diferente de um romance extraordinariamente improvável!

A minha Biblioteca (agora nossa!)Onde histórias criam vida. Descubra agora