Capítulo 1

15 1 5
                                    

Por Ana

O dia amanheceu super lindo! É incrível como a criação revela com toda plenitude o Criador! Levanto-me da cama direto para o banheiro. Hoje é meu primeiro dia de trabalho no Hospital Federal de Bonsucesso! Tomo um bom banho,um generoso café da manhã (é isso mesmo, pareço princesa,mas meu "buxim" é de pedreiro!hahahahah!), e visto uma calça jeans branca,blusa branca e uma botinha branca. Arrumo meu cabelo como todos os dias ,passo uma make bem leve, pego minhas coisas e saio pra pegar um busão.
Chegando no hospital,vou até a recepção aonde está uma moça morena muito bonita e pergunto:

- Bom dia,tudo bem? Hoje é meu primeiro dia de trabalho aqui e gostaria de saber por onde começo .

- Bom dia! Estou ótima, obrigada. Pois bem,me passe seu nome e demais informações para preparar seu crachá e vou comunicar o diretor,espere só um minuto.

Sentei-me na poltrona ali perto um pouco ansiosa. Era meu primeiro emprego por assim dizer. Para uma enfermeira júnior,isso é uma grande conquista,porque é difícil entrar na universidade, difícil sair,mais difícil ainda conseguir passar numa residência e pior ainda concluir,e muito mais complicado achar um emprego por não ter "experiência" (risos),a vida é combate!
Passado um tempo depois,a moça da recepção me chamou,entregou-me um crachá e explicou aonde ficava a sala do diretor do hospital. Fui até lá,me apresentei e diz o preenchimento de mais alguns documentos e saí rumo ao vestiário do hospital. Chegando lá dei bom dia,peguei meu jaleco,vesti e coloquei o crachá no pescoço. Guardei minhas coisas e fechei o armário. E vamos lá!

                       🍃🍃🍃🍃🌹

"23 anos,Dra. Ana Ferraz, enfermeira cardiointensivista."

Disse a o diretor de recursos humanos do hospital lendo meu currículo e abrindo um sorriso enorme. Ele era um coroa de uns 50 anos eu acho. Simpático e aparentemente divertido!

- Pois bem,vou te encaminhar pra sala da gerente de Enfermagem daqui, lá ela vai delegar suas funções! Boa sorte e seu currículo é muito bom!

- Obrigada! O senhor é muito simpático.

Saí da sala e fui pra gerência de Enfermagem. Lá encontrei uma senhora muito divertida,que por sinal fiz logo amizade.

- Bom, Dra.Ana...
- Senhora Marlúcia,pode me chamar de Ana,apenas ou Enfa. Ana. - Sorri.
- Oh,pois bem... você irá todos os dias passar visita na UTI adulto 04, realizar PE completo,incluindo diagnósticos de enfermagem e prescrições,vai supervisionar e liderar os técnicos em enfermagem de lá,realizar procedimentos de alta complexidade e trabalhar em conjunto com a equipe multiprofissional e demais competências da sua profissão e formação. Alguma dúvida?

- Não senhora. Obrigada! - Falei toda sorridente.

- Então... - sorriu - pode ir e...faça seu melhor!

Sorri de volta pra ela e me retirei da sala. Fui até a UTI e me apresentei aos técnicos e demais profissionais de lá. Peguei uns prontuários para ler.
Eu tinha 5 pacientes pra cuidar. Um deles era um senhor de 65 anos que tinha sofrido IAM ( Infarto Agudo do Miocárdio) e se encontrava com o diagnóstico de enfermagem de : "Débito cardíaco diminuído,risco para hipóxia" . A outra paciente,era uma moça de 19 anos, Ellen Mendes, com diagnóstico médico de pneumonia aguda grave. Ela estava entubada e o diagnóstico de enfermagem dela era de "troca de gases prejudicada,risco para hipóxia e infecção" tinha até uma prescrição de enfermagem do antigo enfermeiro dela que dizia : "estimular exercícios respiratórios de 30 em 30 min e monitorar a saturação de oxigênio." Essa prescrição estava classificada como prioritária,então eu tinha que correr! Passei visto nos outros três prontuários e o paciente mais grave era a tal menina que estava com pneumonia aguda grave. Fui aos leitos,fiz exame físico e passei orientações aos técnicos em enfermagem,depois fui pra minha sala fazer evoluções e organizar algumas altas e admissões. Passados uns 20 minutos, alguém bateu na minha porta,mas não eram batidas muito "tranquilas".

- Entre! - Falei em bom volume. A porta se abriu revelando um homem/rapaz alto de uns 1,75 m,branco,de cabelos negros,barba por fazer,olhos claros,jaleco incrivelmente branco e com uma expressão um tanto "preocupada/irritada".

- Olá! Você deve ser a Dra. Ana Ferraz,certo? - Semicerrou os olhos .

- Sim,sou eu mesma. Quem deseja? - Respondi neutra.

- Eu ia passando no corredor e um de seus técnicos me pediu para te chamar com urgência para ir até ele, e como não tinha mais ninguém lá e ele não podia deixar a paciente sozinha,me pediu pra te chamar. - Falou quase sem pausa.

- Okay,muito obrigada,já estou indo.

Ele me olhou nos olhos e saiu da sala todo sério. Que cara mais esquisito,eu hein. Fui até a Ala da UTI Adulto a paciente era justamente Ellen Mendes,aquela que estava com pneumonia.

- O que houve? - perguntei calmamente para João,o técnico responsável por ela.

- A saturação de oxigênio dela tá caindo 1% a cada hora. Já realizamos exercícios respiratórios e nada. - Explicou preocupado.

- Acho que vamos ter que levá-la para a oxigenoterapia. Vá até a gerência e contate um fisioterapeuta respiratório pra cá. - Falei já colocando o estetoscópio na moça a procura de problemas. João saiu e fiquei ali.

Tivemos que colocá-la na oxigenoterapia e com 15 minutos,a saturação dela começou a subir chegando a 97%. Ótimo!
O restante do dia foi super cansativo. Tive alguns imprevistos,mas como tudo estava sob o controle de Deus,correu tudo bem. No final do expediente,fui ao vestiário,tirei o jaleco e peguei minhas coisas para ir embora. Quando eu ia saindo na porta do hospital, chegou uma USA(Ambulância do SAMU) em alta velocidade. Abriram as portas e tiraram um homem bastante ferido de dentro de lá. Do nada o tal homem que mais tarde vi em minha sala,surgiu perguntando o que tinha ocorrido. O médico do SAMU explicou a ele,mas não consegui ouvir nada. Durante a conversa, o rapaz que pelo jaleco pude saber que era médico, olhou em minha direção vagamente e quando o encarei de volta,ele desviou o olhar. 30 segundos depois o ônibus chegou,entrei e me acomodei. Muito estranho esse homem,mas ao mesmo tempo...sei lá!

Cheguei em casa , tomei banho e fui fazer janta. Eu morava sozinha e vez ou outra minha melhor amiga e meu melhor amigo vinham aqui em casa pra sair ou assistir filmes até tarde. Mas hoje não era dia disso. Mexi um pouco no celular e fui me arrumar pra dormir.  Me ajoelhei,orei e me joguei na cama. Amanhã seria um grande dia.



Primeiro capítulo!❣️

Glossário se alguns termos caso não tenham entendido:

PE : Processo de Enfermagem

Hipóxia : baixa de oxigênio nas extremidades do corpo

Saturação: Termo usado pra se referir a quantidade de oxigênio no sangue em porcentagem.

Diagnóstico de enfermagem: 2 etapa do PE. Conjunto de diagnósticos (obetido pela consulta de enfermagem pelo Enfermeiro) em que se diagnostica as respostas humanas aos processos da vida,problemas de saúde e riscos em geral.

Prescrição de enfermagem : prescrições de cuidado de enfermagem com base no diagnóstico de enfermagem ao paciente/cliente com foco em restabelecer,promover e restaurar a saúde. Às vezes as prescrições também incluem tipos de curativos (dependendo do caso) e medicamentos via protocolos.

Além Da Graça (Em Andamento)Onde histórias criam vida. Descubra agora