Escolhas

14 2 0
                                    

"A vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez seja por isso, que a ideia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver.
Viver é plantar. É atitude de constante semeadura, de deixar cair na terra de nossa existência as mais diversas formas de sementes."

                                                                                                                                                      PADRE FÁBIO DE MELO


Elpídio vivia em Benguela com seus pais, estava terminado o ensino médio e tinha de decidir o que queria cursar na Faculdade, porque os seus pais tencionavam que ele fosse estudar em Luanda e morar na casa dos seus tios porque  não tinham condições financeiras para custear os seus estudos , Elpídio estava terminando o ensino médio e ao invés de ficar feliz porque estava quase concluindo essa  etapa da sua vida  e rumando para outra, não era isso o que acontecia, quanto mais os dias passavam e chegava o dia da sua defesa de final de curso, cada vez mais em desalento ele ficava, mas a realidade era aquela,  todavia a que naquele momento para ele não era a melhor, porque ele não queria deixar Benguela e a vida que ele tinha lá, mas como o tempo não para e não espera por ninguém, ou se avança ou se perde a boleia que ele nos dá  em determinado momento da vida, é como se fosse engoiar numa carrinha de caixa aberta, mas nesse caso literalmente não demoramos tanto tempo assim porque temos de descer quando achamos que a distância percorrida satisfez a nossa necessidade, quando somos apanhados pelo condutor ou por alguém que avise a ele, mas transportando  esse exemplo para um determinado momento de decisão solene e não de apenas uma brincadeira efêmera, cabe a pessoa  doar  determinado tempo e  decidir quanto tempo vai permanecer doando tempo num determinado evento da sua vida, numa dessas vezes que o tempo não vai parar mas vai permitir que a pessoa engoie e permaneça ali, é o tempo que a pessoa terá para aproveitar aquele tempo e agir, chegou então o dia da defesa de final de curso de Elpídio, ele defendeu, obteve uma boa nota, mas os pensamentos que o faziam ficar em desalento adentavam a sua cabeça e o faziam indagar-se inúmeras vezes sobre essa ida a Luanda, ele indagava-se se seria feliz lá em Luanda, de como é que seria viver longe dos pais e ter de se habituar a conviver com os seus tios e primos, nos planos que já havia planejado com os seus amigos do ensino médio sobre frequentarem a mesma Faculdade e alguns até cursar o mesmo curso. Os pais não o pressionaram, mas disseram apenas que não tinham dinheiro para custear a sua Faculdade e que aquela foi uma oportunidade que eles alvejaram para que ele pudesse continuar com os estudos e dar um rumo para a sua vida. Ele pensou e repensou inúmeras vezes sobre tudo isso e sobre o que ele tinha ou não a perder naquele momento, terminado assim por decidir rumar para Luanda viver em casa dos seus tios e dar continuidade aos seus estudos.  Posto lá foi bem recebido pelos seus tios e primos, realizou toda à tramitação para que posteriormente pudesse então começar a estudar. E aí começará então uma  aventura inédita na vida de  Elpídio.



THE NAMES CONVERSATIONOnde histórias criam vida. Descubra agora