5 - A necessidade de se reescrever

61 21 12
                                    


Edições são sempre necessárias. Isso vale para um livro, tecnologias, reformas e a mente. Mas talvez seja bem mais fácil atualizar um livro que tenha sido escrito há duzentos anos atrás do que rebobinar a nossa pequena mente de 20, 30, 40 ou 50 anos. Falamos, escrevemos e pensamos coisas, que podem muito bem ser usadas contra nós com o tempo. Mas pense bem, será que a palavra certa deveria ser mesmo contra?

Durante essa semana me peguei observando um mostruário de loja, com um lindo vestido lilás. Foi amor à primeira vista! Sonhei com ele. Combinei acessórios imaginários para compor o look. Mas aí uma voz interrompeu meu devaneio, fazendo lembrar-me do quanto eu odiava lilás. E por uma fração de segundo me senti culpada. Senti que estava ferindo minha essência. A pessoa que eu sou. A minha personalidade. Pois bem, aquilo caminhou comigo durante o dia e desejei mil vezes dizer e inculcar a minha consciência que lilás é uma péssima cor. (Desculpe a insistência pelo lilás. Você deve estar pensando: " e daí?") Nesse caso digo-lhe que lembrei do que Heráclito falou: "Nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio. Pois na segunda vez o rio já não é o mesmo, nem tão pouco o homem!" Há uma carência em nós de compreendermos que durante a vida nós somos etapas e, não raro elas chegam ao final. Não é uma violação de essência mudar os gostos, desejos, ideias e sonhos.

Nós somos constante mudança, e tudo bem voltar atrás. Convença a si mesmo deixar as cobranças um pouco de lado. Tudo bem se você disse que jamais faria, diria ou até mesmo usaria algo. Lembre-se, o livro da sua vida ainda não acabou de ser escrito, e ele pode – e deve - ser revisado. Talvez você se cobre tanto por seguir o seu sonho desde criança, porque na época ele era grande pra você, mas que agora não faz o mínimo sentido. Tudo bem se você odeia o seu trabalho, que anos atrás era tão almejado. Tudo bem se você disse que amava sorvete de baunilha e agora o de frutas vermelhas é bem mais saboroso. Dê uma segunda chance para as oportunidades. Experimente sabores e cores. Não é tarde. Abrir a janela e sentir novos ares. Cresça, mesmo que o barro esteja fora do convencional. Resgate a sua coragem e mergulhe nesse mar enorme que é a sua essência. 

CRÔNICAS - Ecos da imaginaçãoOnde histórias criam vida. Descubra agora