Capítulo 3

103 28 126
                                    


Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.


MEIO-DIA

O barulho dos talheres nos pratos era o único som emitido na grande sala de jantar. Guilherme e Gisele clamavam a Deus para que o almoço permanecesse assim: silencioso. Porém, seu pai, Heitor Lacerda, sempre tinha algo a dizer e não seria diferente naquele dia.

— Guilherme, quase me esquecia de te dizer. Estava passando pela fazenda dos Velasco e vi a nossa linda Cecília, a convidei para um chá da tarde. Disse que você estava ansioso para vê-la.

Gisele suspirou aliviada, pois seu irmão era quem seria sabatinado naquela refeição, se ela tivesse sorte, sairia ilesa.

— Eu já havia combinado de ir negociar com Miguel, o mercador. Infelizmente a minha tarde já está ocupada — o jovem herdeiro do império Lacerda falou placidamente, apesar de saber que o resultado seria o total oposto à sua vontade.

A mãe, que não conseguia ouvir um diálogo sem expressar sua opinião, fez questão de censurar o filho.

— Ora! Quem é Miguel comparado à Cecília? Daqui há uns anos, espero que não muitos, vocês serão marido e mulher. Assim como o planejado, essa aliança está selada desde os seus seis anos, querido, você deve honrar o compromisso com ela!

Guilherme tomou um gole de suco maça, tentando se desentalar.

Gisele, que apesar de feliz por não ser a criticada da vez, não aguentou ver o aperto do irmão e logo tentou mudar de assunto. 

— Hoje na aula de etiqueta, aprendemos como se serve o chá, apesar de eu já saber muito bem como se faz, recebi da senhorita Mancini severas correções sobre minha postura. Acredito que isso é bom, não é mesmo?

Porém, seus esforços não valeram de muita coisa.

— Quero lembrar, filho, que essa aliança é importantíssima! Não podemos permitir que aquele Barão controle tudo aqui em Santa Cruz, nossa família é tradicional e deve ser a dominante, e estamos perdendo a soberania para este homem que inclusive é um forasteiro! O seu casamento com Cecilia Velasco vai neutralizar a ascensão daquele homem. Agradeço, todos os dias, por a família Velasco ter cinco moças como herdeiras, queria eu ter tido mais quatro filhos para casá-los com cada uma delas!

O Sr. Lacerda falava com um prazer e uma euforia que qualquer um se envolveria em seus planos, menos o grande peão daquele jogo, seu filho.

— E eu quero destacar que Cecília é a menina, ou melhor, a mulher mais linda de toda a região, sem contar que é extremamente educada e gentil. Será um casamento feliz, vocês dois combinam tanto.

E desde quando combinar com alguém era motivo para se casar? Beleza, educação, gentileza, nada disso era motivo! Guilherme pensou.

Os desejos de Guilherme iam muito além do altar ou da administração dos negócios da família. Ele queria aventura! Conhecer o mundo! Ter experiências, viajar, trabalhar duro uma vez na vida! Conhecer os mares, montanhas, florestas! Culturas e costumes! Para ele era uma perturbação deitar todos os dias sabendo que havia no mundo tantas coisas a serem descobertas e experiências para serem vividas, mas nenhuma delas se tornaria realidade apenas porque ele era o único homem da família, além de seu pai, é claro.

APENAS UM DIA - Chuva de Amor (CONTO)Onde histórias criam vida. Descubra agora