O SEGREDO DE RICHARD
Richard dá uma saidinha de casa, vai andando de leve com uma chave na mãe, e tenta abrir seu salão tão misterioso. Mirelli, sua paquera, segue-o, querendo descobre de qualquer forma seu segredo. Esperto, Richard olha para trás e vê a garota.
RICHARD: O que você quer de mim?
MIRELLI: Quero saber que segredo guarda no salão, cuja chave está na sua mão!
RICHARD: Nenhum! E não estou com chave alguma!
MIRELLI: Me mostra a chave!
RICHARD: Não!
MIRELLI: Me mostra, me mostra!
RICHARD: Não!
Mirelli pega a chave. Richard tenta tomá-la. Um corre atrás do outro, guerreando pela chave. Nisso, vão parar em uma feira de artesanato. Nesse chove e não molha, perdem a chave. Cansado, Richard decide entregar o jogo.
RICHARD: Cadê a chave? Vou dizer a verdade. Mas temos que abrir o salão juntos. Não contarei nada antes disso.
MIRELLI: Deixa eu procurar... Não achei.
RICHARD: Não achou? Você não está mentindo para mim?
MIRELLI: Juro Richard. Perdemos a chave na feira de artesanato.
RICHARD: Temos que procurar por lá. Para isso temos que fingir que estamos comprando alguma coisa. Façamos assim: Você distrai e eu procuro.
Preocupados, correm para a feira. Encontram de cara um velhinho, que era vendedor de colchas.
MIRELLI: Bom dia senhor! Gostaria de olhar suas colchas. Elas são lindas! Você mesmo é quem faz?
VELHINHO: Não, quem faz é a minha esposa.
MIRELLI: Ela aprendeu com quem?
VELHINHO: Com minha sogra que já partiu a muito tempo. Minha filha também observa minha esposa e já sabe fazer bem. As colchas são a tradição da família.
Enquanto isso, Richard vai em busca da chave. Porém o velhinho percebe o jovem mexendo na arte e, para sua infelicidade, chama a delegada Heloísa.
VELHINHO: Dona delegada, esse rapazinho tá querendo roubar a arte da minha mulher. Arte essa que vai para São Paulo e algumas cidades vizinhas como Limoeiro e Taquarana. É o nosso ganha-pão! Elas são tão boas, que até na casa da vizinha as colchas da mulher está. Colchas tão famosas que já foi até pra "capitá".
HELOÍSA: Então o pivete tá roubando esse velhinho, pobre coitadinho que vende tão bela arte. Me explique que coisa é essa, pois minha irmã faz bonecas, para ganhar um trocadinho, e eu não vou deixar o rapazinho roubar esse artesanato, porque um dia também pode roubar minha irmã, levando seu trabalho tão suado.
RICHARD: Dona delegada só procuro uma chave!
HELOÍSA: Deve ser a chave da cadeia. Essa senhorita é sua cúmplice?
MIRELLI: Cúmplice e namorada. Prazer em conhecer, Mirelli. A gente só quer uma chave.
HELOÍSA: Venham seus dois pilantras. Vão encontrar agorinha mesmo a chave da cadeia!
A delegada leva o casal para o xadrez e depois fala com ar de riso:
HELOÍSA: Olhem a chave! Trancafiou vocês!
MIRELLI: A culpa é toda sua, Richard. Você não sabe disfarçar nada.
ANA: Fizeram o quê?
MIRELLI: Estávamos procurando uma chave na feira de artesanato e pensaram que estávamos roubando. E a senhora porque está aqui?
YOU ARE READING
O Segredo de Richard
Teen FictionPeça feita por mim em 2013, para o Projovem Adolescente.