Capítulo 13 - Espelho Negro

171 6 2
                                    

Capítulo 13
"Espelho Negro"

🐃🐂🐃🐂🐃🐂🐃🐂🐃

Queridos leitores,
Antes da história começar se faz necessário contar a vocês uma lenda de Candomblé. Ora essa, eu sei que a maioria de vocês leitores desse conto são do Candomblé, mas há aqueles leitores que não são e portanto não sabem destes mitos.

Se conta que os Orixás muitas vezes encarnaram em corpos humanos, viveram como gente nesta terra. Em uma destas vidas dois Orixás femininos nasceram como irmãs, eram Oxum e Oyá, viviam como princesas na cidade de Ijimu.
Oxum desde muito cedo aprendeu a lidar com feitiçaria, já Oyá nesta vida não era dada ao sobrenatural, gostava mesmo era de viver de modo simples.
Oxum era extremamente vaidosa, constantemente elogiada e admirada, já Oyá não era dada a vaidades, vivia vestida de forma singela.
Certo dia Oyá entrou no quarto de Oxum e ficou impressionada com um artefato, um espelho de metal polido. Oyá nunca antes havia visto seu reflexo no espelho e ali naquele momento descobriu que era bonita. Ao se mirar, nasceu dentro de si uma vontade de ficar ainda mais bela, e ela então se banhou e se adornou com boas roupas e jóias cheias de pedras preciosas.
Logo o povo da cidade estava a dizer que Oyá era mais bela que Oxum.
Oxum não gostou disto, odiou ter concorrência no quesito beleza, isso para ela era algo que jamais havia acontecido antes.
Tomou então uma atitude drástica, foi ter com Ikú (a morte) e a ela pediu que produzisse um presente para Oyá, que iku fizesse um espelho. Iku fez, entregou a Oxum o espelho de metal negro coberto por um manto e orientou que ela não olhasse. Oxum assim fez, levou o espelho para o quarto de Oyá.
Quando Oyá entrou e viu aquela grande coisa coberta pela manta, obviamente que a descobriu, e então mirou o espelho. Oxum que aguardava do lado de fora do quarto, ao ouvir os berros correu e trancou a porta. Oyá berrava pois o que via no espelho não era seu reflexo, não, o que o espelho mostrava eram as coisas mais terríveis, mais imundas e cruéis já feitas no universo. Ninguém sabe dizer exatamente o que eram essas coisas, nem mesmo Oyá ousa relatar, mas o que se sabe é que a alma divina não suportou estar naquela presença, tentou sair do quarto mas não conseguia abrir a porta, e então ela como sendo deusa logo deixou o corpo de carne e sua alma fugiu para o Orun. Quando encontraram o corpo morto desta Oyá, perceberam que era o espelho a causa do mal, e para todo sempre ele foi mantido longe dos olhos de qualquer um.

Tendo em mente está lenda, vamos então adentrar ao capítulo de hoje:

🐃🐂🐃🐂🐃🐂🐃🐂🐃



☆I
Sandara sorriu para a feiticeira, Saramagbo era uma mulher petulante, arrogante e orgulhosa, porém inegavelmente engraçada.
— Você fala de coisas que não compreendo. Sabe, nunca entendo as palavras que saem da boca de vocês. — Comentou Sandara.
Ela sorriu delicadamente piscando as pestanas.
— Meu caro, lhe tenho em mais alta estima, mas você é homem, e sinto muito dizer, choverá pregos o dia que um homem puder ter a agilidade mental como a de uma mulher. Você não compreender é normal.

Sandara ia responder aquele gracejo mas parou no ímpeto de falar quando observou a cabeça da feiticeira se virar para o leste com uma expressão atônita.
— *Ajé Akepá*... — ela sussurrou.
— O quê? — ele perguntou mas não houve resposta.
Saramagbo se ergueu do assento com tamanha agilidade que o ar deslocado por suas asas empurrou Sandara para trás, ela planou como uma águia floresta a dentro, o corpo a centímetros do chão.
Sandara a seguiu com passos largos mas quando ouviu os berros agudos passou a correr.

— Pela fúria de Iyá *Oro-Modi-Modi*... — Saramagbo falou pasma com a cena.

Sandara a alcançou em poucos segundos e também ficou pasmo ao ver aquilo, em um círculo perfeito estavam caídos os corpos de muitas mulheres pássaro que berravam e se debatiam como galinhas agonizando, no centro do círculo haviam duas figuras, uma em pé e outra caída abraçando o próprio corpo a urrando a plenos pulmões.
— É... É o Ed...
— Ed? — Saramagbo olhou para Sandara — O seu amado Edmundo?
— Ele mesmo.
— Que interessante... ele tem os dons obscuros de Oxum... você sabia?
— Sabia... sabia mas nunca tinha visto em ação.
—  Impressionante. Não é um décimo do que Oxum é capaz mas ainda assim é impressionante. Vá lá e faça ele parar com isso, senão eu mesma irei.

Búfalo Sandara Onde histórias criam vida. Descubra agora