Progresso Social

72 3 0
                                    

 Um dos primeiros sinais pra o início da modernidade se deu ao colocar a razão e a ciência como elementos potencializadores do desenvolvimento social, que durante o século XVIII, na Europa, foi chamado de Iluminismo.

Um homem em sua maior idade era considerado defensor e pensador de suas próprias opiniões sem que alguém o oriente.

Mais tarde os sociólogos da primeira geração da escola de Frankfurt no período da segunda guerra mundial, Theodor Adorno e Max Horkheimer não renegaram a modernidade cujo o núcleo era formado por racionalidade e reflexividade, em seu livro "Dialética do Esclarecimento" eles relatam que antes o indivíduo parecia refém de uma sociedade marcada por um amplo processo de esclarecimento no conturbado período nazista.

Por volta de 1760 com a revolução industrial isso se tornou cada vez mais abrangente, as relações sociais ficaram sobrepostas as relações sociais e humanas. Isso abriu espaço para uma fragilidade entre as pessoas.

Então, entramos no aspecto "o mundo criou verdades, varias verdades." A liberdade de expressão ganhou diversas vozes, o meu modo de observar não é o seu, isso acabou tornando uma sociedade , como diria Zygmunt Bauman  "Liquida", tudo se escorre , é passageiro , apenas rótulos com prazo de validade. 

A unica coisa permanente é a incerteza, Nessa fluidez, a vida de cada um estaria propensa a mudar de uma hora para outra, às vezes de forma imprevisível. 

O desenvolvimento da tecnologia acabam tendo papel decisivo para facilitar o individualismo, no momento em que mudamos os pensamentos, de certa forma conquistamos novas mentes que pensam iguais a você, fazendo assim criadores de novas gerações de pensamentos.

 A desintegração da solidariedade, minada pelas relações efêmeras na pós-modernidade, leva o homem de encontro a seus problemas mais graves, podem ser internos, como a solidão, e também o que ele chama de abalo estrutural da individualidade. 

Com isso, a pós modernidade, se torna um dialeto intenso , como o mar, onde limitamos as profundezas , decidimos aonde chegar , pregando o individualismo julgador quando os pensamentos que não se encaixam aos seus. 

Algo que se derrete com o tempo e se constrói com verdades passageiras. 

Assim é uma sociedade pós moderna do seculo XXI.  



🎉 Você terminou a leitura de A sociologia do mundo pós moderno. sec XXI 🎉
A sociologia do mundo pós moderno. sec XXIOnde histórias criam vida. Descubra agora