Mito da criação/ Origem dos Deuses

15 1 0
                                    

No começo só havia o Caos, ele vivia num ambiente de escuridão, vazio, sem começo nem fim, ele era o tudo e o nada.

Cansado de estar sozinho (saco cheio de não fazer nada), criou Gaia (mãe terra) vendo que conseguia criar continuou, então criou o Tártaro (profundezas da terra), e os gêmeos Nix (a noite) e Érebo (escuridão)

Nix deusa primordial personificação da noite, sozinha procriou Moros (o Destino), Quer (a Fatalidade), os gêmeos Tânato (a Morte) e Hipnos (o Sono), os Oniros (a legião dos Sonhos), Momos (Escárnio), Oizus (Miséria), as Hespérides, guardadoras dos pomos de ouro, as Queres (a Morte em batalha), Nêmesis (a Deusa da vingança, justiça e equilíbrio), Apáte (o Engano,fraude), Filotes (a Amizade, carinho), Geras (a Velhice) Éris (a Discórdia), com seu irmão teve os gêmeos Éter (luz celestial) e Hemera (dia).

Gaia por sua vez sozinha, gerou Urano (o céu) , Ponto (o mar) e as Oreas (as montanhas).

Gaia se uniu com Ponto e gerou Nereu (o velho mar) Além de Fórcis, Ceto, Euríbia e Talmas.

Com Urano, Gaia gerou os doze titãs: Oceano, Céos, Crio, Hiperio, Jápeto, Teia, Reia, Têmis, Mnemosine, a coroada de ouro Febe e a amada Tétis; por fim nasceu Cronos, o mais novo e mais terrível dos seus filhos, que odiava a luxúria do seu pai. Após conceber os titãs, gerou  três Ciclopes (gigantes de um olho) e os Hecatônquiros (gigantes com cinquenta cabeças e cem braços).

Urano após ver as criaturas que teria criado resolve aprisionar os Ciclope e os Hecatônquiros no submundo - tártaro  (que finalmente seria usado para  alguma coisa) - este que fica no interior de Gaia.

Sofrendo com dores por ter seus filhos aprisionados dentro dela ( gosto de pensar que foi tipo uma dor de barriga) resolve com a ajuda de Nix procurar o metal mais resistente em si, encontrando assim o adamante ( termo arcaico para denominar algo resistente) que utilizou para fazer uma foice.

Gaia então pede ajuda dos filhos Titãs para destronar Urano para assim libertar seus filhos, estes não aceitaram ajudar a mãe por medo do que aconteceria se o plano não desse certo, mas nem todos pensavam assim, Cronos a mais nove Titã e o mais rebelde de todos aceitou a ajudar a mãe a derrotar o pai.

A deusa mãe então contou o plano a Cronos. Quando Urano viesse se deitar com ela, ele iria surpreender o pai com a foice cortando lhe sua genitália. (Fico só imaginando a cena de Gaia tendo uma conversa dessas com o filho mais novo tipo " filho quando teu pai vier me comer tu arranca tudo, tá bem? " "Sim mamãe pode deixar")

E assim foi feito quando Urano veio a procura de Gaia Cronos contou lhe assim tirando o poder dele - em outra versão mais bizarra ainda, os Titãs também teriam sido aprisionados  e Cronos teria cortado o órgão sexual do pai dentro de Gaia durante o ato sexual -  Assim Urano foi destronado e Cronos assumi o trono de chefe dos Titãs tomando seu irmã Reia como esposa.

Ao contrário do que prometera a Gaia, Cronos não libertou os irmãos assim despertando a fúria de sua mãe que lhe disse que assim como Urano foi derrotado por um  filho, ele teria o mesmo destino.

Mas tarde  Raia ficou grávida e assim que deu a luz a Héstia, Cronos alimentou-se da criança, e os mesmo fez com Deméter , Hera, Hades, Poseidon.

Reia cansada de perder seus filhos - ainda mais por ser a Titânide da maternidade e não poder criar seus filhos - quando ficou grávida pela sexta vez resolve que aquele não seria devorado

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Reia cansada de perder seus filhos - ainda mais por ser a Titânide da maternidade e não poder criar seus filhos - quando ficou grávida pela sexta vez resolve que aquele não seria devorado.

Quando Zeus nasceu Reia escondeu ele numa caverna na ilha de Creta, quando Cronos veio em busca de mais uma criança para ser devorada, Reia lhe entregou uma pedra em volta de uma manta, acostumado comeu o suposto filho sem perceber que a criança não era verdadeira.

Zeus então ficou aos cuidados de Gaia sendo alimentado por uma cabra chamada Amalteia.

Até o dia em que crescesse e se torna-se forteo bastante para derrotar o pai e libertar seus rmãos.
    
                            
                               •••

Com isso podemos notar que o que não falta são bizarrices na mitologia grega e isso nem de longe é o mais bizarro que ainda tenho para contar.

                      Continua..

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Oct 04, 2023 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Mitos Gregos Onde histórias criam vida. Descubra agora