Assim que Luis Alberto ouviu que Beatrice era filha de Joana, seu grande amor do passado , ele começou a chorar compulsivamente.
Beatrice que também começou a entender tudo o que estava acontecendo naquele momento também começou a chorar .
_ Então você seria minha filha ?
Falou Luis Alberto muito emocionado.
_ Sim... Eu creio que sim.
_ Ela não se envolveu com mais nenhum outro homem além de mim?
_ Como o senhor ousa ! Por acaso acha que minha mãe era uma mulher leviana ?
_ Me desculpe , é que ainda estou abalado com tudo isso que está acontecendo, não quis ofender a memória de Joana, não foi essa minha intenção...
É que vivendo num lugar como este eu pensei...
_ Pois pensou muito errado ! Minha mãe era uma mulher de muito caráter, o senhor quer saber se ela se prostituiu?
Sim ... ela se prostituiu para poder me criar , ja que o senhor a abandonou grávida de mim!
Falou Beatrice quase gritando indignada .
Luis Alberto baixou a cabeça, pois sabia que era verdade.
_ Eu não sabia que ela estava grávida quando a deixei, juro que não sabia !
_ Mentira ! Ela sempre falou que o senhor sabia sim! E que a abandonou justamente por isso E porque ela era pobre !
_ Então quem mentiu pra você foi ela , pois eu não sabia mesmo que ela estava grávida de um filho meu. ou seja, uma filha !
_ Não admito que o senhor fale assim de minha mãe! O senhor não sabe o que ela passou, o que ela sofreu para poder me criar!
A família a expulsou de casa com um bebê recém nascido nos braços porque ela tinha se deitado com o senhor !
Se não fosse mãe Lola que a ajudou e que a abrigou aqui, eu não sei o que tinha sido dela e de mim !
Envergonhado Luis Alberto não conseguia encarar Beatrice.
Mas mesmo assim queria tentar se explicar para moça que agora descobrira que era sua filha .
_ Beatrice , não é bem assim ! Se você deixar eu me explicar porque eu a abandonei você irá pelo menos tentar me entender. E verá que todos fomos vítimas de um destino cruel.
Beatrice começou a chorar novamente , e Luis Alberto deixou que ela se acalmasse para poder conversar melhor.
Assim que ela se acalmou ele falou.
_ Quando eu conheci sua mãe, éramos muito jovens nessa época, cheios de sonhos.
Quando eu retornei da capital , pois estudava lá nessa época. E Joana era filha de um capataz que trabalhava em nossa fazenda . Ele, sua avó, e sua mãe moravam em uma pequena casinha que meu pai emprestou para eles.
Assim que eu a vi logo me apaixonei por Joana, pois era uma moça doce como o mel .
Começamos a nos encontrar as escondidas, pois tanto seus pais como os meus nunca iriam aceitar nossa relação . Ela também se apaixonou por mim.
Cada vez estávamos mais nos amando e ela apesar de eu insistir para que não, se entregou para mim.
Só que meus pais , sem saber do nosso amor , arranjou um casamento para mim sem que eu soubesse com uma moça rica chamada Maria Julia. Quando fui informado disso já era muito tarde , pois o compromisso já tinha sido acertado entre meus pais e os de Maria Julia. Mesmo amando muito a sua mãe, não podia recusar a mão dessa outra moça, senão ela ficaria muito mal na nossa sociedade . Quando falei para Joana sobre o compromisso ela chorou muito . Eu fiquei com o coração despedaçado, mas infelizmente não podia fazer nada .
_ já que a amava tanto , não pôde desistir desse casamento para assumir minha mãe? Então o senhor foi um covarde !
Falou Beatrice com amargura.
_ As coisas não são como a gente quer Beatrice.
Eu até poderia ter desistido se sua mãe uma outra vez não tivesse dito que além de estar grávida ter me dito que já amava outro homem .
Só depois que casei com Maria Julia que ela falou que esse homem não existia , que falou tudo isso para mim porque estava muito magoada.
Ainda nos encontramos mais algumas vezes , mas meus pais descobriram nosso romance é ficaram receosos que isso pudesse abalar meu casamento com Maria Julia e além de despedir a família de Joana, mandaram a mim e minha esposa para bem longe para que pudéssemos evitar um escândalo maior. Depois disso nunca mais vi sua mãe.
Falou Luis Alberto com tristeza.
Apesar de magoada, Beatrice sentiu sinceridade nas palavras daquele homem, e muita tristeza em seu coração.
Luis Alberto continuou.
_ Apesar de não ama- la Maria Julia foi uma excelente esposa e me deu meu maior presente que foi minha filha Valentina, infelizmente ela veio a falecer de uma doença até então desconhecida para nós (câncer) apesar de procurarmos muitos médicos para cura-la .
Assim, depois de muito sofrimento , eu e Valentina decidimos voltar para cá.
E eu decidi que iria procurar por sua mãe, ja que o amor que eu sentia por ela nunca tinha acabado .
Mas não sabia por onde começar, até que vi aquele camafeu que você estava usando no dia do casamento de minha outra filha e foi uma luz para poder saber do paradeiro de Joana.
E mandei que meu capataz a seguisse e vim falar com você para saber como conseguiu esse camafeu. Mas não sabia que você era minha filha.
Beatrice chorava baixinho ouvindo Luis Alberto falar sobre o amor dele com sua mãe e assim que se acalmou perguntou .
_ O senhor amava realmente a minha mãe?
_ Sim Beatrice , eu amava muito Joana. Ela foi o único amor de minha vida , apesar de ter amado minha falecida esposa , só que era um amor diferente.
Já com Joana era algo que eu nunca consegui esquecer .
_ Eu... acredito no senhor.
Falou Beatrice.
_ E agora que o senhor me encontrou o que vai fazer a respeito?, ainda mais sabendo a vida que levo .
_ Eu nunca fui preconceituoso Beatrice sempre entendi que todos nós somos seres humanos iguais , por isso nunca aceitei ter escravos em minha casa, e os que trabalham para mim são remunerados . E eu pretendo assumir você como minha filha, isso se você me aceitar como pai também é claro!
Beatrice ainda estava muito confusa com tudo o que estava acontecendo e falou.
_ Eu quero um tempo para pensar em tudo isso que descobrimos agora , mas acredito que possamos sim recuperar o tempo perdido , sei que o senhor é minha mãe eram muito jovens nessa época em que se conheceram e sei que apesar de o senhor não ter lutado para assumir o amor que sentia por ela , sei que não foi totalmente culpa sua, e sim de sua família.
Mas agora eu gostaria de ficar um tempo sozinha para pensar se o senhor não se importar e outro dia conversaremos mais.
_ Tudo bem... eu entendo você, mas pode crer que eu voltarei para que possamos aos poucos nos entender , pois como eu disse, você é tão minha filha quanto Valentina.
E falando isso Luis Alberto saiu do quarto de Beatrice. Deixando a jovem com seus pensamentos .
Assim que se viu sozinha foi que Beatrice se deu conta de uma coisa que até então ela não tinha lembrado .
A outra filha de seu pai, sua irmã , estava casada com o homem que ela amou e percebeu a ironia disso tudo.
Ernesto a deixou porque ela não tinha posses e mal sabia ele que ela também era herdeira de tudo o que Luis Alberto tinha , isso se ele realmente a assumisse como tinha acabado de falar .
Como seria daqui pra frente se ela aceitar viver com o pai , a irmã e o cunhado que era o homem que a fez sofrer ?...
VOCÊ ESTÁ LENDO
Amor além do tempo... 2°parte
RomansA segunda parte de amor alem do tempo, vai contar as vidas passadas de André e Danilo, no tempo da escravidão. , todos personagens envolvidos em uma trama envolvente. Os personagens da primeira parte e os da segunda parte . Danilo- João Rodolfo...