Capítulo 4

42 3 0
                                    

  O Dr. Ozéias disse que se Philip fizesse exercícios físicos e mudasse toda a sua alimentação, talvez, melhoraria o resultado da cirurgia.

- Vou te encaminhar para uma academia e ao nutricionista. Você tem 4 meses para melhorar sua condição física.

- Como a academia vai ajudar ele? O que isso tem a ver?

O Dr. Começou a desenhar, como se tivesse correndo, e rindo levantou o papel e mostrou à eles. Ele tinha desenhado um coração.

- Está vendo esse lado?

Perguntou o Dr. Enquanto apontava a caneta para a parte direita do coração.

- Aqui, bem aqui. Você tem um prolapso valvar mitral, um pequeno buraco que mistura o sangue da sua artéria com o sangue da sua veia, é isso que te faz sentir dor e falta de ar. Seu coração não pode acelerar, ele precisa estar "relaxado", principalmente à noite.

- Mas Doutor, fazer exercícios não aumentam os batimentos cardíacos?

- Sim! Mas, depois dos exercícios físicos, os músculos entram em um estado chamado hipertrofia, eles aumentam e ficam resistentes e, é exatamente disso que eu preciso. Devido ao seu quadro de saúde, seu coração está fraco, embora muito acelerado, está fraco. Precisamos que ocorra uma leve Cardiomiopatia hipertrófica (CMH)!

A mãe de Phil parecia saber o que significa a tal CMH, quando o Doutor disse isso, ela o olhou como se tivesse dúvidas que daria certo.

- Mas, doutor! A CMH também é uma doença, o senhor pretende curar uma enfermidade com outra?

- Não exatamente, precisamos apenas que o miocárdio fique mais resistente, pois, nós teremos que abrir o coração dele.

- Doutor!
- pois não?

- Onde entra a parte psicológica? Eu não Consigo entender...

Então o Dr. Ozéias novamente pôs-se a desenhar, mas agora ele parecia um pouco atônito, desenhava como se estivesse sem vontade nenhuma e, ao mesmo tempo que desenhava, escrevia...

- De acordo com a pesquisa feita pelo diretor da academia de médicos brasileiros (ACMB), O hemisfério dominante em 98% dos humanos é o hemisfério esquerdo, ele é responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa.    Essa parte aqui se chama sistema límbico.
Na superfície medial do cérebro dos mamíferos, o sistema límbico é a unidade responsável pelas emoções e comportamentos sociais. É uma região constituída de neurônios e células que formam uma massa cinzenta denominada de lobo límbico. Desde 1952 sabe-se que essa região do cérebro recebe informações externas, transformando-as em emoções. Ativa-se um complexo, sistema nervoso e humoral que, através de reações físicas e químicas, controla o funcionamento de vários órgãos, inclusive do coração.

- Os pensamentos dele estão o deixando doente?

- Tecnicamente sim! Os sentimentos influenciam em, absolutamente, todo o corpo. Suas emoções estão provocando uma arritmia cardíaca e isso está deteriorando o prolapso. Philip! Seus sentimentos estão te matando.




Tudo Irá Ficar Ok!Onde histórias criam vida. Descubra agora