Por todas as vezes que eu machuquei e desprezei, por todas as vezes que quis te ver diferente, por todas as vezes que desejei que não fosse o meu, que desdenhei de suas marcas e e cicatrizes criando uma ainda maior. Peço perdão pelas milhares de vezes que te comparei e te fiz sentir como se não fosse suficiente.
Quantas vezes? Você parou em frente ao espelho e ofendeu seu corpo? Quantas vezes odiou aquela marquinha específica? As estrias, quantas vezes achou que isso fosse um problema? Quantas vezes encucou com a tal da gordurinha que nem se quer aparecia direito? Ou então aparecia demais! Quantas vezes o problema foi sua boca pequena demais? Seu nariz fino de menos?
Sabe qual é o grande problema? Você foi ensinada a se odiar, ensinada a comparar o palco dos outros com o seu comum. E tudo o que vemos hoje são pessoas jogando a tal da empatia teórica na sua cara e gritando: SE AME!!! Mas como? Te ensinaram a se odiar, mas quem vai te ensinar a se amar? É um problema tão profundo que somente dizer um "se aceite", "se ame", "não se compare", "você é linda" fazem ser frases de efeito bonitas, mas que não vão mudar nada porque a mídia ainda joga na sua cara que você não se encaixa no padrão. E não venham me dizer que o padrão já foi desfeito, que você é o seu padrão, sinceramente vão se ferrar, todos vocês! Como quer me dizer que o padrão já acabou quando a referência de bonito ainda é o magro eurocêntrico, ainda é a pele lisinha que ninguém tem, a moda, as propagandas ainda são para o padrão.
E eu vou te dizer a fórmula de como se amar: Foda-se, essa merda toda não existe, o padrão ainda é o padrão, as indústrias da moda, da 'beleza', a indústria dos cosméticos ainda se baseiam no padronizado. Jogam sempre um diferente e outros cinco iguais só pra gritar a diversidade, mas só quem está aqui, do lado de cá da grama nem tão verde entende que isso é o começo de uma mudança e ainda falta muito para despadronizar...
Sobre a resolução do seu problema de autoestima, é um processo, não vai se amar da noite pro dia porque as barreiras que criaram em você são fortíssimas, mas você é sempre mais, acalme-se, fruste-se, chore, grite, você vai se sentir muito mal antes de acabar, mas vai por mim, o fim vale muito mais a pena. Quando o processo de amar-se terminar e você conseguir finalmente olhar no espelho e sentir que está tudo bem, o mundo fica bem mais leve de carregar.
E promete uma coisa? Não pra mim, para você mesma! Quando terminar o processo, quando se olhar no espelho e sorrir, de verdade, com toda a sinceridade, peça perdão, por tudo o que você fez 'seu corpo sentir' durante a transição, pegue uma caneta e escreva sua carta de desculpas pra ele e a deixe guardada porque quando você sentir que tudo está pesando outra vez, leia e lembre-se do caminho para chegar até aí.
Lembre-se o quanto doeu e o quanto você sorriu depois que acabou. Isso pra nunca mais cogitar voltar pro ponto onde te colocaram. Agora você é muito mais do que isso.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Cartas Para A Droga Do Amor
PoesiaEssas são linhas escritas para os amores da minha vida boba. São para aqueles amores que me fazem suspirar; Para aqueles amores que me arrancaram o coração; Para aqueles amores que poderiam ter sido incríveis; Para os amores que nunca serão; E para...